TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sociologia dentro da engenharia

Por:   •  2/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  398 Palavras (2 Páginas)  •  347 Visualizações

Página 1 de 2

A socialização é um processo que implica em interação social, entre o individuo que está a ser socializado e a sociedade que o envolve. Este processo é inicializado no nascimento e prolonga-se ao longo da vida. É através da socialização que o individuo se torna um ser social, pensante, atuante, pois assimila a cultura, as normas, os comportamentos e as condutas do grupo social em que está inserido. É através deste mecanismo de construção e interiorização que o cidadão adquire comportamentos considerados adequados e corretos à sociedade e ao que dela é esperado, é também através do controle social que são impostas regras de conduta que devem reger os comportamentos dos indivíduos de forma a harmonizar os padrões de convivência social.

A família e a escola são os grupos que têm maiores repercussões neste processo de socialização, a escola não só detém o papel de transmissão de conhecimentos científicos, como também cabe a esta o desenvolvimento de capacidades cognitivas, afetivas, capacidade de relacionamento em sociedade, competências comunicativas e participação na formação da identidade individual de cada aluno.

A família é a base afetiva do individuo, é a esta que se delega a responsabilidade de satisfazer as necessidades básicas da criança logo à nascença, além disso, a transmissão de cultura que envolve todas as práticas e saberes acumulados de geração em geração dá-se também no seio desta instituição.

A religião é uma maneira que o homem encontrou de se aproximar de Deus, estabelecendo com ele uma inteira dependência e influenciando no seu processo de socialização. Essa dependência se manifesta através da fé e também das obras que são os cultos ou reuniões solenes e festividades, onde há grande interação entre os cristões. O homem na sociedade é dono de si mesmo e de muitas coisas, ele domina o mundo com suas invenções tecnológicas, mas no mundo sagrado ele se apresenta como servo para servir ao Senhor Supremo da criação, ele se torna totalmente submisso. Temos hoje uma diversidade de religiões e pessoas que defendem com afinco cada um a sua, discutem, brigam e tentam convencer o próximo a seguir o seu caminho. Os ideais são passados de geração a geração e aceitos de forma inquestionável, estando eles certos ou não, tendo como recompensa para o cristão um sentimento de fortaleza diante do sofrimento, isto é, mesmo nas piores situações da vida sente-se forte para vencê-las graças à força que vem de Deus.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)   pdf (39.2 Kb)   docx (10.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com