TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Softwares que planejam compromissos em um consultório médico de enfermagem

Artigo: Softwares que planejam compromissos em um consultório médico de enfermagem. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/11/2014  •  Artigo  •  510 Palavras (3 Páginas)  •  321 Visualizações

Página 1 de 3

Atualmente os pacientes dos postos de atendimento do Sistema Único de Saúde (SUS), especificamente no Posto de Saúde Enfermeiro José Krajewski na cidade de Rio Negro-PR. Atualmente, no procedimento de marcação consultas médicas, os usuários permanecem em ordem de chegada em fila no local, sendo que geralmente os agendamentos iniciam-se às 07h00min da manhã de cada dia, exceto sábados e domingos.

Visando diminuir esse volume de pessoas na espera de filas, proporcionando interação e adaptação dos usuários do SUS com a tecnologia da informação, será implantado, avaliado e monitorado um software on-line que permitirá aos usuários a marcação de consultas sem necessidade de deslocamento até o local da consulta médica.

Materiais e Métodos

Para criação do software, foram utilizados os seguintes programas e linguagens de programação: O Adobe Dreamweaver é um programa que possibilita a edição e criação de paginas da internet em várias linguagens de programação web (3). O MySQL Workbench é uma ferramenta utilizada para gerenciamento de banco de dados. EasyPHP é um programa que permite a interpretação de páginas web podendo simular uma página de internet. PHP: É uma linguagem que permite criar scripts no lado servidor da aplicação (2). O HTML caracteriza-se sendo uma linguagem de marcação/elaboração de documentos com hipertexto. Javascript é uma linguagem de programação que trabalha em parceria com o HTML, permitindo interatividade dinâmica das páginas web com o usuário (1).

Foi utilizado o CSS que tem por finalidade criar uma folha de estilos da página web, personalizando a aparência da página (4). A linguagem de banco de dados utilizada foi o SQL que é uma linguagem padrão para acessar sistemas de gerenciamento de banco de dados relacional. O Jquery é uma biblioteca que se destina a adicionar interatividade e dinamismo às páginas web.

Resultados e Discussões

A implantação do sistema foi realizada no dia 18 de outubro de 2013, onde nesta data iniciou o seu funcionamento e seu término ocorreu em 31 de outubro de 2013, onde foi disponibilizado 23 vagas para diversas especialidades e médicos.

Segue abaixo o gráfico com o quantitativo de agendamentos de consultas realizadas:

Fig. 1. Gráfico de Agendamentos Realizados.

Considerações Finais

Diante dos resultados obtidos, pode-se verificar que a tecnologia da informação auxiliou de forma satisfatória e eficiente no agendamento de consultas no Posto de Saúde Enfermeiro José Krajewski na cidade de Rio Negro-PR.

A principal dificuldade encontrada foi a falta de disponibilidade do acesso à internet e ao sistema para todos os pacientes da cidade, principalmente as áreas do interior, resultando na dificuldade de abrangência de determinados usuários. Pode ser citado como principal benefício, a diminuição do número de pessoas em filas de espera para agendamento.

Segue abaixo o gráfico que mostra o percentual das opiniões enviadas através de questionários:

Fig. 2. Gráfico de opiniões sobre o sistema enviadas por questionário

Referências

1. OLIVIERO A. J. Carlos. Faça um site em Javascript Orientado por Projeto. Editora Érica 2ª Edição ano 2001.

2. WELLING Luke, LAURA Thomson. PHP e MySQL Desenvolvimento Web. Editora Campus ano 2005.

3. PACIEVITCH Yuri. Dreamweaver. Disponível em: http://www.infoescola.com/informatica/dreamweaver/. Acesso em 01/11/2013 às 10:00hs.

4. MORAIS João. Introdução ao CSS. Disponível em: http://www.portaleducacao.com.br/informatica/artigos/30305/introducao-ao-css. Acesso em 05/11/2013 às 15:50hs.

...

Baixar como  txt (3.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »