TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Soldagem

Exam: Soldagem. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/2/2015  •  Exam  •  351 Palavras (2 Páginas)  •  238 Visualizações

Página 1 de 2

Considerações iniciais. Espera-se de um profissional que ele tenha atitude e comportamento condizentes com a atividade que exerce e para a qual se preparou. Quando solicitado, deve saber explicar, ou definir, de forma clara e inteligível, utilizando o vocabulário condizente com o assunto tratado. Se o assunto for soldagem, a terminologia a ser empregada deve ser a de soldagem.

Esta parte de nosso curso de Soldagem para Técnicos em Mecânica, procura auxiliar o estudante a se tornar apto a:

a) Conhecer os termos de soldagem mais usuais;

b) Identificar os vários tipos de juntas;

c) Identificar os vários tipos de chanfros para preparação de juntas;

d) Identificar as várias zonas da junta soldada;

e) Identificar as várias posições de soldagem.

Vamos usar a terminologia de soldagem preconizada pela Fundação Brasileira de Tecnologia da Soldagem – FBTS e, por ser pertinente, colocamos entre parêntesis, a terminologia inglesa das especificações AWS – “American Welding Society”.

Para facilitar o trabalho de consulta, tanto quanto foi possível, apresentamos os termos em ordem alfabética.

1 Abertura de raiz (root opening) é a separação entre as peças a serem unidas na raiz da junta (figura 1).

2 Alicate de eletrodo (electrode holder) é o equipamento, ou dispositivo usado para sujeitar (prender, segurar) mecanicamente o eletrodo, ao mesmo tempo em que conduz a corrente elétrica através dele.

3 Ângulo do bisel (bevel angle) é o ângulo formado por um plano perpendicular à superfície da peça e a borda preparada da junta a ser soldada (figura 1).

4 Ângulo do chanfro (groove angle) é o ângulo integral do chanfro entre as partes a serem unidas por soldagem (figura 1).

5 Ângulo de deslocamento ou de inclinação do eletrodo (travel angle) é o ângulo que o eletrodo forma com uma reta de referência, perpendicular ao eixo da solda, no plano comum ao eixo de solda e ao eletrodo (ver figura 2).

6 Ângulo de trabalho (work angle) é o ângulo que o eletrodo forma com a superfície do metal de base e ao plano perpendicular ao eixo de soldagem (ver figura 2).

7 Atmosfera protetora (protective atmosphere) é o envoltório gasoso que circunda a parte a ser soldada ou brazada durante a operação de soldagem.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com