TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Soldagem com Arames Tubulares (FCAW)

Por:   •  6/4/2017  •  Trabalho acadêmico  •  963 Palavras (4 Páginas)  •  331 Visualizações

Página 1 de 4

PROCESSOS DE SOLDAGEM

“Soldagem com Arames Tubulares (FCAW)”

  1. A quais características estão relacionados os benefícios da soldagem FCAW? Explique.


Os benefícios da soldagem FCAW estão relacionados a três características do processo:

- Produtividade relacionada ao uso de arames contínuos.

- Benefícios metalúrgicos proveniente do fluxo interno do arame.

- Auxilio da escoria na forma e aspecto do cordão da solda.

  1. Quais critérios serão considerados na escolha entre a soldagem FCAW com proteção gasosa e auto protegida?


A combinação do fluxo contido no interior do arame aliada à proteção gasosa externa produz soldas de alta qualidade, arco estável e baixo nível de respingos. A composição química do fluxo também influencia nas propriedades mecânicas do metal depositado.


A utilização do processo de soldagem com arames tubulares tem aumentado significativamente nos últimos anos, no Brasil e no mundo. As altas taxas de deposição e o desenvolvimento de novos consumíveis têm levado as empresas a migrar para este processo. Segmentos como o naval & offshore, construção pesada, soldagem de perfis estruturais, pipeline e reparo e manutenção estão entre os que mais utilizam soldagem com arames tubulares.

  1. Explique o efeito da variação do fluxo de gás na qualidade da solda.

Na soldagem com proteção gasosa, a vazão do gás é uma variável que afeta diretamente na qualidade do metal depositado. Vazão inadequada propiciará pouca proteção da poça de fusão e consequentemente ocorrência de poros e oxidação. Vazão em excesso de gás, resultara em turbulência e aumento de impurezas no metal. A escolha correta da vazão do gás dependera do tipo e diâmetro do bocal da tocha, distancia do bocal ate a peça de trabalho e correntes de ar durante a soldagem.

  1. Explique os efeitos da variação da tensão sobre a geometria do cordão de solda.

A tensão de soldagem afeta o modo de transferência de metal de adição e a aparência do cordão. Uma maior tensão aumenta a largura do cordão e diminui a sua convexidade, mas valores excessivamente altos causam porosidade, respingos e mordeduras. Valores muito baixos também podem causar porosidade (por perda de proteção devido à turbulência causada pela instabilidade do processo), convexidade excessiva e dobras na margem do cordão. O valor adequado da tensão para uma dada aplicação depende de muitos fatores como, por exemplo, a espessura e tipo da junta, a posição de soldagem, o diâmetro e composição do arame e a composição do gás de proteção.

  1. Explique os efeitos da variação da corrente sobre a geometria do cordão de solda.


A corrente de soldagem também afeta o modo de transferência do metal de adição, particularmente na soldagem com argônio ou com misturas Ar-CO2 (CO2 < 25%) e Ar-O2. De fato, neste caso, existe um valor de corrente acima do qual a transferência muda de globular para aerossol (corrente de transição).

  1. Descreva os diferentes processos de fabricação de arames tubulares.


A fabricação de arames tubulares é feita a partir de fitas metálicas na forma de bobinas. Esta é alimentada continuamente sendo deformada por meio de roletes até que fique com a forma de um “U”, e em seguida é preenchida com o fluxo e/ou pó metálico que formará o interior do arame. Após esta etapa a fita passa por roletes de fechamento até adquirir a forma de tubo, com o fluxo na parte interna. O arame é então trefilado ou laminado até o diâmetro desejado e em seguida bobinado, embalado e identificado.


O processo de fabricação dos arames tubulares requer rigoroso controle de qualidade, principalmente com relação à composição química do fluxo e da fita metálica. Ambos devem ser cuidadosamente inspecionados, uma vez que serão adicionados à poça de fusão. Durante a fabricação deve também ocorrer controle rigoroso para assegurar que não haverá áreas no interior dos arames sem preenchimento de fluxo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.4 Kb)   pdf (100 Kb)   docx (13.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com