TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Solucionando problemas usando o software BioEstat 5.3

Ensaio: Solucionando problemas usando o software BioEstat 5.3. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/11/2014  •  Ensaio  •  643 Palavras (3 Páginas)  •  548 Visualizações

Página 1 de 3

Resolver os desafios A e B. Julgar as afirmações apresentadas no desafio B, como certas ou erradas. Os cálculos realizados para tal julgamento, utilizando o software BioEstat 5.3, devem ser devidamente registrados

PASSOS

Passo 1 (Equipe)

1. Ler atentamente o PLT, que descreve a teoria de correlação e regressão linear. Pesquisar também em: livros didáticos do Ensino Superior, na Internet e em outras fontes de livre escolha, informações ligadas ao estudo e utilização de correlação e regressão linear na Administração.

2. Elaborar um texto dissertativo, contendo as principais informações encontradas com a pesquisa realizada no passo 1. Esta pesquisa será imprescindível para a compreensão e realização dos próximos passos.

Correlação é um conjunto de variáveis quantitativas distintas. Quando duas variáveis estão ligadas por uma relação estatística, dizemos que existe correlação entre elas. Se houver uma correlação entre as variáveis, poderemos ter uma função matemática que caracteriza esta relação, com a regressão seremos capazes de determinar os parâmetros desta função. O instrumento empregado para a medida da correlação linear é o coeficiente de correlação.

Esse coeficiente deve indicar o grau de intensidade da correlação entre duas variáveis e, ainda, o sentido dessa correlação sendo positivo ou negativo. Já a regressão linear é uma análise estatística em que se pode verificar a existência de uma relação funcional numa variável dependente com uma ou mais variáveis independentes. Podemos utilizar um diagrama de dispersão para se avaliar o comportamento dos valores dependentes em função da variável independente.

ETAPA 4 - Passo 2

Resolver o desafio das afirmações pelo Bioestat 5.3 ou pelo Excell. Em seguida, colocar Certo ou Errado nas 4 afirmações.

1. Desafio A

A empresa “Vendomundo” é responsável pela importação de 20% das marcas que uma determinada cadeia de lojas de desconto de roupas femininas comercializa. Ao longo de 25anos, essa cadeia de lojas ampliou sua participação de mercado aumentando o número de pontos de suas lojas no Brasil. Nunca foi utilizado um método sistemático para a seleçãodesses pontos. A seleção de pontos era baseada, principalmente, no que era considerado um bom aluguel ou uma boa localização. Neste ano, com um planejamento estratégico para abrirdiversas lojas novas, foi pedido ao diretor de projetos especiais e de planejamento um métodode previsão de vendas semanais para todas as novas lojas. Os dados a seguir representam asvendas semanais (em milhares de reais) e a área da loja (em metros quadrados) para a amostra de 14 lojas da cadeia:

2. Desafio B

A respeito dos dados amostrais apresentados na tabela 2, podemos afirmar:

I – o coeficiente de correlação de Pearson para os dados amostrais apresentados na tabela 2 é dado por r = ,0 9566 ;

R:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com