TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Treinamento usando software educacional para ativar mentes múltiplas

Tese: Treinamento usando software educacional para ativar mentes múltiplas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/3/2014  •  Tese  •  514 Palavras (3 Páginas)  •  278 Visualizações

Página 1 de 3

Aprendendo com o uso de softwares educativos para ativar inteligências múltiplas (IM)

Geórgia Geogletti Cordeiro Dantas

Mirian de Albuquerque Aquino

1 Introdução

2 Softwares educativos nas universidades

3 Descobrindo, despertando e aprendendo com inteligências

4 (Re)construindo o fenômeno

5 A Ativação das inteligências múltiplas na educação

6 Considerações finais

Referências

RESUMO

O texto analisa o uso de softwares educativos na ativação de inteligências múltiplas como uma das alternativas às metodologias tradicionais de ensino e aprendizagem. Os softwares educativos possibilitam a interação dos aprendentes, encorajando-os a cooperação entre si, tornando possível a consolidação de uma aprendizagem colaborativa e a realização de atividades extra-sala de aula. As falas dos sujeitos e os posicionamentos dos aprendentes permitiram concluir, com base na teoria das Inteligências Múltiplas e na abordagem metodológica construtivista, que o uso de softwares educativos podem ativar habilidades, acentuar mais o desenvolvimento de certas inteligências, variando sua combinação de indivíduo para indivíduo.

PALAVRAS-CHAVE: Uso de Softwares educativos. Ativação de inteligências múltiplas. Formação de aprendente

1 Introdução

A virada do século XXI coincide com a revolução das tecnologias da informação e comunicação que alteraram os antigos paradigmas de compreensão do mundo, da ciência, da cultura. Na educação, as tecnologias tendem a desestabilizar o tradicional modo de selecionar os conteúdos, as metodologias de ensino, os recursos didáticos, desenvolvendo ambientes de aprendizagem centrados nos alunos ou aprendentes. Assim sendo, o reconhecimento de uma sociedade da aprendizagem exige a conscientização do docente diante da necessidade de familiarizar-se com a aquisição de recursos tecnológicos cada vez mais sofisticados que ajudem seus aprendentes a colocar-se diante de uma “nova organização do trabalho educativo”. Nesse sentido, as universidades precisariam de uma reforma no seu modo de pensar a educação, dotando os ambientes de aprendizagem de uma infra-estrutura capaz de dar conta, de forma satisfatória, das novas exigências tecnológicas, tais como a introdução de equipamentos sofisticados e softwares educativos, a fim de que professores e alunos possam acompanhar a evolução tecnológica. Exige-se um investimento em meios tecnológicos (softwares educativos) devidamente disponibilizados não simplesmente como uma distribuição vertical de recursos didáticos, mas voltados para um contínuo processo de aprendizagem e que funcionem como estímulos à construção do conhecimento.

A informação digital tornou-se a matéria-prima para a comunicação do conhecimento, a constituição de saberes e a interlocução com as diversas áreas e disciplinas. Os softwares educativos, como produto de uma sociedade digital, em que a técnica constitui um

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com