TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

GERENCIAMENTO DE BACKUP USANDO O SOFTWARE BACULA

Projeto de pesquisa: GERENCIAMENTO DE BACKUP USANDO O SOFTWARE BACULA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/5/2013  •  Projeto de pesquisa  •  11.061 Palavras (45 Páginas)  •  682 Visualizações

Página 1 de 45

GERENCIAMENTO DE BACKUP USANDO O SOFTWARE BACULA

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 03

2 JUSTIFICATIVA 05

3 PROBLEMA 06

4 HIPÓTESE 07

5 OBJETIVOS 08

5.1 Objetivo Geral 08

5.2 Objetivos Específicos 08

6 REVISÃO DA LITERATURA 09

6.1 Sistemas de Informação – Introdução e evolução 09

6.2 Evolução dos sistemas de informação 14

6.3 Segurança da informação 15

6.4 Backup 19

6.5 O software Bacula 21

7 PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS 25

8 ESTUDO DE CASO 28

8.1 Diagnóstico situacional 28

8.2 Proposta de proteção da rede 30

8.2.1 Adequação das ferramentas 31

8.3 Gerenciamento de backup com software bacula 32

8.4 Metodologias e protocolos de gestão 34

9 CONCLUSÃO 42

10 CRONOGRAMA 43

11 REFERÊNCIAS 44

1 INTRODUÇÃO

O conceito de segurança da informação está relacionado à garantia de que as informações, em qualquer formato (mídias eletrônicas, papel, conversações pessoais), estejam protegidas contra o acesso por pessoas não autorizadas bem como estejam sempre disponíveis quando necessárias e que sejam confiáveis.

Neste sentido, as cópias de segurança, denominada do inglês Backup, são elementos fundamentais para o gerenciamento da segurança e da integridade da informação. Em informática backup é a cópia de dados de um dispositivo de armazenamento a outro para que possam ser restaurado em caso da perda dos dados originais, o que pode envolver apagamentos acidentais ou corrupção de dados. Os dispositivos de armazenamento mais comum são o CD, DVD, HD-externo, fitas magnéticas, mídias flash e cópia de segurança externa.

Esta forma de uso dos recursos de informática continua sendo explorada de todas as formas, pois o computador tornou-se uma ferramenta de trabalho e de relações entre pessoa tão útil e necessária, quanto a outros equipamentos tradicionais e presentes no dia a dia das empresas e das pessoas. Na nova sociedade, a informática se tornou uma ferramenta cada vez mais imprescindível, sendo caracterizado como o agente de intercâmbio no processo de relacionamento e no processo de transformação para a nova sociedade da informação.

Esses aspectos têm grande reflexo no principal componente de qualquer relação: as pessoas. Neste sentido definiu o seguinte problema: o uso de scripts comuns tem causado problemas na gestão dos backups em uma empresa de componentes do PIM? A hipótese de sustentação formulada, relativa ao problema acima definido, é a que aplicando uma ferramenta livre específica de gestão de backup com base em um protocolo, vai proporcionar uma gestão eficiente e eficaz das cópias de segurança podendo, assim, melhorar a segurança e integridade das informações.

Assim, possui como objetivo geral propor um sistema de gerenciamento de backup, através de uma ferramenta livre (Bacula), para administração da segurança da informação, que aborde o controle previsto pelas normas de segurança da informação no Brasil, além de especificamente apresentar as relações teóricas e empíricas entre segurança e integridade de informação; analisar como uma ferramenta livre (Bacula) pode estabelecer um controle eficiente e efeicaz de dados, a partir do desenvolvimento de um sistema de gestão de backup e, propor um protocolo para o gerenciamento de backup para a manutenção da segurança e integridade dos dados em uma empresa de componentes do PIM.

A relevância dessa pesquisa está na possibilidade de contribuir para o entendimento da questão do gerenciamento de backup, propondo uma relação entre os sistemas livres e a segurança/integridade da informação, propondo uma metodologia para gerenciamento de backup com base nos controles previstos pelas normas de segurança da informação. Em termos práticos, o resultado dessa pesquisa poderá oferecer elementos substanciais para a formação do aluno.

Desta forma, será identificada a gestão de informática da empresa como uma forma de organização que deve atender, no plano principal, aos interesses da empresa. Neste sentido, esse entendimento da gestão da informática da empresa como um todo em consonância com os interesses da empresa se faz necessário para a compreensão da mesma como um conjunto de sistemas e processos que, ao longo do tempo, foram se constituindo em relação ao crescimento da instituição e à demanda imposta pelo mercado.

2 JUSTIFICATIVA

O nível de segurança e integridade da informação será tão alto quanto os dispositivo e mecanismos que forem instalados. Todo o processo de segurança implica custos e mais operações que os sistemas utilizados têm de realizar para verificar, bloquear e registrar o acesso lógico dos usuários. No entanto, ele deve ser encarado como uma espécie de seguro, cujos custos são pequenos se comparados aos custos de eventuais desastres.

A filosofia do processo de segurança de uma organização deve ser a de tentar impedir que problemas antecipáveis ocorram e, no caso de não ser antecipável e/ou ocorrer, diminuir ao máximo os problemas ou impactos decorrentes, elaborando e tendo disponível um esquema

...

Baixar como (para membros premium)  txt (64 Kb)  
Continuar por mais 44 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com