TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Subsistemas De Memória

Ensaios: Subsistemas De Memória. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/5/2014  •  1.077 Palavras (5 Páginas)  •  333 Visualizações

Página 1 de 5

Subsistemas de Memória

A memória é o componente de um sistema de computação no qual tem como função armazenar as informações que são, foram ou serão usadas pelo sistema. Em um computador existem vários tipos de memória como por exemplo a RAM, cache e o disco rígido (HD).

A memória RAM possui acesso aleatório cujo o mecanismo de endereçamento fisicamente conectado a ela. O tempo de resposta é o mesmo para todos os endereços. Tem como característica ser volátil ou seja as informações só ficam armazenadas em quanto a memória esta energizada, após desligar o computador todas as informações armazenadas são perdidas. A memória RAM passou por evoluções tecnológicas buscando, dentre outras características, o menor Tempo de Acesso, recebendo ao longo do tempo várias denominações específicas. Alguns exemplos são:

DRAM original - (Dynamic Random Access Memory) – Foi o primeiro tipo de memória usado em micros PC. Neste tipo antigo de memória, o acesso é feito enviando primeiro o endereço RAS e em seguida o endereço CAS, da forma mais simples possível. Este tipo de memória foi fabricado com o tempo de acesso a partir de 150 ns, mais do que suficientes para suportar o clock de 4,77 MHz do PC original. Foram desenvolvidas posteriormente versões de 80, 100 e 120 ns para serem utilizadas em micros 286 e 386.

FPM DRAM - (Fast Page Mode) – Ao ler um arquivo qualquer gravado na memória, os dados estão na maioria das vezes gravados seqüencialmente. Não é preciso enviar o endereço RAS e CAS para cada memória a ser lida, mas simplesmente enviar o endereço RAS (linha) uma vez e em seguida enviar vários endereços CAS (coluna) (bursting). Devido ao novo método de acesso, as memórias FPM conseguem ser cerca de 30% mais rápidas que as DRAM originais e foram utilizadas em micros 386, 486 e nos primeiros micros Pentium, com tempos de acesso de 60, 70 e 80 ns.

EDO DRAM - (Extended Data Output) – Além de ser mantido o modo de acesso rápido das memórias FPM, foram feitas algumas modificações para permitir que um acesso a dados possa ser iniciado antes que o anterior termine, permitindo aumentar perceptivelmente a velocidade dos acessos. Este tipo de memória foi fabricado em velocidades de 50, 60 e 70 ns, conseguindo ser 25% mais rápidas que as FPM.

BEDO DRAM (Burst Extended Data Output) – As memórias BEDO utilizam uma espécie de pipeline para permitir acessos mais rápidos. Eram quase 30% mais rápido que as memórias EDO e custavam o mesmo preço. Não eram, entretanto, compatíveis com os chipsets Intel e por isso foram pouco utilizadas.

SDRAM - (Synchronous DRAM) – As memórias FPM, EDO e BEDO são assíncronas, isto significa que elas trabalham em seu próprio ritmo, independentemente dos ciclos da placa mãe. Isso explica por que memórias FPM que foram projetadas para funcionar em placas para processadores 386 ou 486 (clocks de 25 ou 33 MHz), funcionam sem problemas em placas para processadores Pentium, que funcionam a 66 MHz. Na verdade, as memórias continuam funcionando na mesma velocidade, o que muda são os tempos de espera que passam a ser mais altos. Assim, ao invés de responder a cada 2 ciclos da placa mãe, por exemplo, elas podem passar a responder a cada 4 ciclos. As memórias SDRAM por sua vez, são capazes de trabalhar sincronizadas com os ciclos da placa mãe, sem tempos de espera. Isto significa que a temporização de uma memória SDRAM é sempre de uma leitura por ciclo, independentemente da velocidade de barramento utilizada.

DDR-SDRAM (Double Data Rate SDRAM) – Memórias SDRAM que transferem dados tanto na subida quanto na descida do pulso de clock.

DR-SDRAM – (Direct Rambus SDRAM) – As requisições de leitura e gravação da memória podem ser transmitidas a qualquer momento por meio do sinal de

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com