TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Subsistemas De Memória

Ensaios: Subsistemas De Memória. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/5/2014  •  2.652 Palavras (11 Páginas)  •  379 Visualizações

Página 1 de 11

1 FUNÇÕES DO PROFISSIONAL RESPONSÁVEL PELA ADMINISTRAÇÃO DE SISTEMAS

I - Realizem um levantamento na Web e na bibliografia especializada sobre as funções do profissional responsável pela administração de sistemas. Busquem tanto por fontes técnico-científicas como por fontes voltadas ao mercado de trabalho.

Técnico-científicas

O profissional especializado em administração de sistemas aprende desde inicio recursos que o auxilia na instalação e administração de softwares – como Linux, configurar redes TCP/IP (Transmission Control Protocol - Protocolo de Controlo de Transmissão) e o IP (Internet Protocol - Protocolo de Interconexão), e serviços para internet com segurança. Também é adquirido o conhecimento para projetar ou gerenciar, plataformas virtualizadas. O administrador de sistemas deverá ser encarregado de manter e operar computadores e/ou a sua rede. Uma das funções operadas por esses profissionais é que, eles são encarregados de instalar, suportar e manter servidores e outros sistemas, deverá estar sempre atento e preparado para responder a indisponibilidades de serviços e outros problema. Um administrador de sistemas deve demonstrar tanto competência técnica quanto responsabilidade, sendo que eles também incluem programação de scripts ou programas pequenos, gerenciamento de projetos para projetos relacionados a sistemas.

1.1 Mercado de trabalho.

As responsabilidades de um administrador de sistemas podem incluir:

• Análise de logs dos sistemas e identificação de problemas em potencial.

• Introdução e integração de novas tecnologias no ambiente já existente do CPD.

• Realizar auditorias/validações periódicas de sistemas e softwares.

• Realizar e verificar backups.

• Aplicação de atualizações, patches ou modificações de configuração nos sistemas operacionais.

• Instalação e configuração de novos hardwares e softwares.

• Gerenciamento de informações de conta de usuário e senhas.

• Resposta a problemas técnicos nos sistemas.

• Responsabilidade pela segurança.

• Responsabilidade pela documentação da configuração dos sistemas.

• Solucionar qualquer problema reportado nos sistemas.

• Ajustes para melhorar a performance dos sistemas.

• Assegurar que a infraestrutura de rede esteja disponível e operacional.

Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Administrador_de_sistemas

Em grandes empresas, algumas das tarefas listadas acima podem ser divididas entre diferentes administradores de sistemas ou membros de equipes diferentes. Por exemplo, uma pessoa poderia estar dedicada a aplicar todas as atualizações dos sistemas, uma equipe de qualidade executaria os testes e validações, e um ou mais redatores técnicos seriam responsáveis por toda a documentação técnica escrita.

Em empresas menores, o administrador de sistemas pode também desempenhar diversas funções que em outras são associadas com outros campos como:

• Técnico de apoio ao usuário

• Administrador de Banco de Dados (DBA)

• Analista/Especialista/Administrador de redes

• Analista de sistemas

• Analista de Segurança da Informação

• Programador

Administradores de sistemas, em grandes empresas, não costumam ser arquitetos de sistemas ou engenheiros de sistemas. No entanto, como muitas funções nesta área, não há uma demarcação clara entre as funções de um administrador de sistemas e outras funções técnicas não são bem definidas em empresas menores. Mesmo em grandes empresas, um administrador de sistemas senior geralmente terá competência em outras áreas em resultado de sua experiência de trabalho.

Em empresas pequenas, as funções de TI são menos discernidas, e o termo administrador de sistemas é utilizado de forna genérica para se referir às pessoas que sabem como o sistema funciona e são acionadas quando algum sistema falha.

II –A) Funções dos Sistema operacional

Um sistema operacional é um programas cuja função é gerenciar os recursos do sistema (definir qual programa recebe atenção do processador, gerenciar memória, criar um sistema de arquivos, etc.), fornecendo uma interface entre o computador e o usuário.

Segundo alguns autores (Silberschatz et al, 2005; Stallings, 2004; Tanenbaum, 1999), existem dois modos distintos de conceituar um sistema operacional:

• visão top-down pela perspectiva do usuário ou programador: é uma abstração do hardware, fazendo o papel de intermediário entre o software (programas) e os componentes físicos do computador, o (hardware); ou

• visão bottom-up, de baixo para cima: é um gerenciador de recursos, i.e., que controla quais aplicações (processos) podem ser executadas, quando devem ser executadas e quais recursos (memória, disco, periféricos) podem ser utilizados.

Link: http://pt.wikipedia.org/wiki/Sistema_operativo

A sigla usual para designar esta classe de programas é SO (do português, Sistema Operacional ou Operativo) ou OS (do inglês Operating System).

II-B) Qual deve ser a formação de um administrador de sistemas?

É exigido na atualidade pela maioria das empresas no mínimo; a Formação – Graduação em Sistema de informação, Ciência da computação, Redes de computadores ou Engenharia da computação.

Geralmente, será exigido de um candidato a administrador de sistemas alguma experiência com o sistema com o qual ele ou ela irá administrar. Em alguns casos, é esperado que os candidatos possuam certificações do mercado tais como Microsoft MCSA, MCSE, Red Hat RHCE, Novell CNA, CNE, Cisco CCNA ou CompTIA A+ ou Network+, Sun Certified SCNA, Linux Professional Institute entre outros.

Algumas vezes, quase exclusivamente para empresas menores, a função de administrador de sistemas pode ser atribuída a um usuário avançado em

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com