TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Substistemas De Memória.

Trabalho Universitário: Substistemas De Memória.. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/5/2013  •  524 Palavras (3 Páginas)  •  492 Visualizações

Página 1 de 3

1. INTRODUÇÃO

O presente artigo tem por objetivo descrever resumidamente as memórias seus tipos e utilização.

2. MEMÓRIA

As memórias possuem o objetivo de armazenar informações que serão em determinado momento necessitam ser recuperadas.

3. TIPOS DE MEMÓRIAS

Devido à tecnologia empregada em sua manufatura, as memórias podem ser dividas inicialmente em memórias voláteis e não voláteis.

Memórias voláteis são aquelas que para manter os dados armazenados necessitam constantemente de energia elétrica, sem a energia elétrica essas informações são perdidas.

Memórias não voláteis diferentemente das voláteis não necessitam de energia elétrica para manter as informações armazenadas

4. MEMÓRIAS VOLÁTEIS.

As memórias voláteis podem ser dividas principalmente em função da velocidade de acesso e gravação dos dados em seu interior.

Memórias RAM são memórias de acesso aleatório, isso quer dizer que a memória pode acessar qualquer posição em qualquer momento.

Entre os tipos de memória RAM existem as memórias DRAM, essas memórias necessitam de pulsos de energia em intervalos próximos tanto para manter as informações quanto para ler ou gravar as mesmas no seu interior, por isso seu custo não é tão elevado quanto as memórias SRAM essas não necessitam desse pulso de energia, por esse motivo a gravação e leitura dos dados armazenados é efetuado de forma mais rápida que nas memórias DRAM.

Existem também os registradores que são internas do processador feitas de semicondutores e que integram o processador do computador, possui velocidade extremamente alta e custo também alto.

As informações armazenadas nas memórias são armazenadas em blocos, células em seu interior e para sua correta localização é necessária à identificação dessas células por endereços.

5. MEMÓRAS NÃO VOLÁTEIS

As memórias não voláteis podem ser classificadas de acordo com o tipo de mídia utilizada para armazenar a informação sendo as principais mídias do tipo magnético ou óptico, e de semicondutores.

Dentre as mídias do tipo magnético estão os discos rígidos, fitas de backup, disquetes flexíveis, etc. Entre as mídias ópticas estão o CD-ROM e DVD-ROM. Entre as que utilizam semicondutores para o armazenamento de dados estão as memórias flash e as ROM.

As memórias do tipo ROM são memórias de somente leitura, ou seja, após terem os dados gravados não mais é possível apagar ou modificar os mesmos, para resolver esse problema foi criado pelo DR. Fujio Masuoka que trabalhava na Toshiba a memória do tipo EEPROM, que permitem que os seus dados sejam apagados e substituídos, atualmente seu principal emprego é nas memórias flash.

6. UTILIZAÇÃO DOS TIPOS DE MEMÓRIAS

As memórias DRAM são utilizadas como memória principal do computador, tendo a função de carregar o sistema operacional, os programas e dados das mídias de armazenamento não voláteis como disco rígido e que serão utilizadas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com