TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Substituição de Lâmpadas incandescentes por fluorescentes compactas

Artigo: Substituição de Lâmpadas incandescentes por fluorescentes compactas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/5/2014  •  Artigo  •  412 Palavras (2 Páginas)  •  289 Visualizações

Página 1 de 2

Carlos Santos, Sandro Duarte, Vítor Júnior.

FER – Faculdade de Engenharia de Resende - Endereço: Estrada Resende Riachuelo, 2535 - Campo de aviação – Resende RJ.

Substituição de Lâmpadas incandescentes por fluorescentes compactas

Residências desperdiçam em iluminação cerca de 20% da energia elétrica consumida. Na maioria das vezes, a grande vilã é a lâmpada incandescente, que para produzir a mesma quantidade de luz chega a consumir quatro vezes mais energia do que as lâmpadas fluorescentes compactas.

Em primeiro lugar, é necessário apresentar alguns termos básicos que vão ajudar a fazer uma escolha acertada da lâmpada e, portanto, a melhor forma de se fazer economia. Eles são quatro: fluxo luminoso, temperatura de cor, potência e eficiência de uma lâmpada.

Fluxo Luminoso: sua unidade é o lúmen (lm). Representa a quantidade de luz que uma determinada lâmpada produz. Por exemplo, uma lâmpada incandescente de 60W, quando alimentada em 127volts, produz cerca de 804 lúmens de fluxo luminoso. A tabela 1 informa quanto ao fluxo luminoso de outras potências de lâmpadas incandescentes:

Temperatura de cor: sua unidade é Kelvin (K). Ao contrário do que muitos pensam, não tem nada a haver com a temperatura que a lâmpada vai atingir quando acesa. A temperatura aqui se refere à aparência que a lâmpada dará ao ambiente. Sendo as temperaturas mais altas (em torno de 6000K) as que dão ao ambiente uma cor branco azulado, sendo indicadas para cozinhas, área de serviço, garagens, etc., e as de temperaturas mais baixas (em torno de 2500K) que dão ao ambiente uma cor branco amarelado, indicadas para quartos, salas e corredores. Também existem no mercado lâmpadas com temperaturas de cores intermediárias (em torno de 4000K). Veja a figura 1. Cabe ressaltar que estas opções de cores só são disponibilizadas nas lâmpadas fluorescentes, pois as incandescentes têm uma temperatura de cor única, em torno de 2700K.

Potência: sua unidade é Watt (W). Representa o que uma determinada lâmpada consome de energia elétrica para produzir um determinado fluxo luminoso. Usando ainda a tabela acima, podemos notar que uma lâmpada incandescente que produz 1018 lumens de fluxo luminoso, na tensão de 127volts, precisa de 75watts de potência.

Eficiência de uma lâmpada: sua unidade é lumens por Watt (lm/W). Define-se como relação entre o fluxo luminoso produzido por uma lâmpada dividido pela potência consumida por ela. É uma relação que permite saber o quanto uma lâmpada é mais eficiente do que outra. Em outras palavras, lâmpadas mais eficientes produzem um mesmo fluxo luminoso consumindo menos energia.

Referência

[1]http://www.abilumi.org.br/abilumi/index.php?option=com_content&task=view&id=38&Itemid=34

Acessado em: 10/05/2014.

...

Baixar como  txt (2.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »