TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sustentabilidade Em TI

Trabalho Universitário: Sustentabilidade Em TI. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/10/2013  •  1.138 Palavras (5 Páginas)  •  293 Visualizações

Página 1 de 5

Sustentabilidade em TI

(Lixo eletrônico)

Fonte: TCC Lixo eletrônico.

Introdução

Essa pesquisa aborda uma ascendência de um dos lixos mais perigosos: o lixo eletrônico. No qual os produtos eletrônicos não duram, em um mundo que a tecnologia muda a todo instante e que um produto eletrônico em um mês é novidade, e no outro mês já esta ultrapassado. Esse ciclo consumista acaba gerando um processo mais rápido de uso e descarte, sendo que somente 52% desse lixo é reciclado, podendo ser encontrado mais de 23 metais pesados. O principal agente responsável pela geração lixo é o modelo capitalista que faz com que as pessoas se tornem excessivamente consumistas, fazendo-as comprar cada vez mais sem ao menos estarem precisando. Por exemplo: se uma pessoa tem um tipo de monitor, o mais antigo, e vê um colega com um monitor mais recente, ela vai se sentir mal por estar usando algo “ultrapassado” e com o bombardeamento de propagandas que dizem o tempo todo que a pessoa deve consumir, esse individuo vai comprar um monitor novo, mesmo que o antigo esteja em bom estado. Em resumo, o trabalho no qual será apresentado, estará reportando todos os aspectos do lixo eletrônico, visando à importância de se fazer uma reutilização e uma reciclagem dos mesmos.

Lixo eletrônico no Brasil

A Organização das Nações Unidas revela que o Brasil é o país emergente que gera o maior volume de lixo eletrônico, aproximadamente meio quilo por habitante. O mais preocupante é que o Brasil não possui estratégias para essa situação e o assunto não é prioridade para a indústria.

O Programa da ONU para o Meio Ambiente (Pnuma) revela por estudos realizados que a Nação brasileira é uma das campeãs quando se tratam de descarte de aparelhos celulares, televisores e impressoras.

Nesse estudo foi constatado que o aumento sem controle do lixo se deu pelo fato de que a classe média entre a população se tornou mais forte e obteve estabilidade econômica para conseguir empréstimos para possuírem eletroeletrônicos.

Estima-se que 50 milhões de toneladas de lixo eletrônico são gerados anualmente. A maioria ocorreria em países ricos.

A ONU levantou estimativas sobre a quantidade de lixo abandonado pelo Brasil e chegou a conclusão que só de PCs são abandonados 96,8 mil toneladas. Comparado com a China, o valor é inferior atingindo 300 mil toneladas. Mas, o Brasil é campeão em per capita.

[6]Disponível em: http://www.rj.gov.br/web/sea/exibeconteudo?article-id=1105785

Figura 3 - Lixo Eletrônico entre emergentes I

Figura 4 - Lixo eletrônico entre emergentes II

Figura 5 - Lixo eletrônico emergentes III

Tabela: Lista do Greenpeace classifica as companhias, de acordo com iniciativas ligadas ao ambiente[12].

Nome da Empresa Nota de 0 a 10 Histórico da empresa

WIPRO 7.1 A Wipro. Uma empresa Indiana de eletrônicos, que participou da lista Indiana fez sua marca na lista internacional do Greenpeace de eletrônicos ambientalmente corretos com 7.1 pontos – Colocando a empresaem1 º lugar no guia.

HP 5.7 A HP está acima de muitas empresas no ranking mas perdeu a 1ªposição e com

5.7 pontos ficou abaixo da Wipro.

NOKIA 5.4 A Nokia está agora em 3º lugar na nova lista do Greenpeace. Depois de 3 anos em primeiro lugar a empresa agora cai para a Terceira colocação com 5.4 pontos.

ACER 5.1 A Acer sobe para o 4º lugar com uma pontuação de 5.1, a Acer está mostrando uma enorme liderança em relação aos seus fornecedores, os quais só fornecem a empresa produtos ambientalmente corretos, o que colaborou no aumento da pontuação da empresa.

DELL 4.6 A Dell cai para a 5ª posição com 4.6 pontos. Enquanto a Dell tem uma pontuação alta quanto empresa possui uma baixíssima pontuação em relação aos seus produtos.

APPLE 4.5 A Apple caiu para a 6ª posição com 4.6 pontos não por causa dos produtos ou pela empresa em si mas pela falta de transparência nas informações.

SAMSUNG 4.2 A Samsung por enquanto encontra-se na 7ª posição com 4.2 pontos porque ainda não concluiu seu programa de eliminação de substâncias nocivas de seus produtos.

SONY 4.1 A Sony caiu para a 8ª posição com 4.1 porque não continuou com sua política de redução de consumo de energia e de

emissão de gases.

LENOVO 3.9 A Lenovo caiu para a 9ª posição porque não colocou em prática a política de eliminação de químicos nocivos de seus produtos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com