TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TCC 1 - 10 semestre Engenharia elétrica

Por:   •  17/5/2019  •  Trabalho acadêmico  •  2.055 Palavras (9 Páginas)  •  201 Visualizações

Página 1 de 9

[pic 1]

[pic 2]

[pic 3]

[pic 4]

[pic 5]

Osasco

2017

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

diógenes alves lima

energia eólica:

estudo bibliografico

Trabalho de Conclusão de Curso apresentado à Anhanguera Osasco, como requisito parcial para a obtenção do título de graduado em  Engenharia Elétrica.

BANCA EXAMINADORA

Prof(ª). Titulação Nome do Professor(a)

Prof(ª). Titulação Nome do Professor(a)

Prof(ª). Titulação Nome do Professor(a)

Osasco, 16 de 09 de 2017 

RESUMO

     A energia elétrica no Brasil é em sua maioria proveniente de hidrelétricas. Na atualidade os recursos hídricos estão mais escassos a cada momento que passa, e a necessidade de energia, por sua vez, aumenta a cada dia. Na busca de atender todos os consumidores de energia elétrica, os governos precisam buscar alternativas para a geração, e nem sempre consegue-se fontes limpas de energia, isto acaba gerando vários problemas ao meio ambiente. Este trabalho visa mostrar como está o cenário mundial na utilização de várias fontes de geração de energia com foco sempre na eólica. Além disso irá mostrar os componentes principais de uma usina eólica para geração de energia elétrica.

Palavras-chave: Energia; Eólica; Matriz.


LIMA, Diógenes Alves. Wind Energy: Bibliographic Study. 2017. 20. Trabalho de Conclusão de Curso Engenharia Elétrica – Anhanguera, Osasco, 2017.

ABSTRACT

     Electricity in Brazil is mostly from hydroelectric plants. At present water resources are more scarce with each passing moment, and the need for energy, in turn, increases every day. In the quest to serve all electric power consumers, governments need to seek alternatives for generation, and clean sources of energy are not always achieved, and this generates several problems for the environment. This work aims to show how the world scenario is in the use of several sources of energy generation with a focus on wind power. In addition it will show the main components of a wind power generating plant.

Key-words: Energy; Wind; Matrix.


LISTA DE ILUSTRAÇÕES

Figura 1 – Matriz Energética no Mundo        16

Figura 2 – Relação Consumo e Geração de Energia        18

Figura 3 – Evolução do Setor Elétrico Brasileiro        19

Figura 4 – A Evolução da Energia Eólica no Mundo        20


SUMÁRIO

INTRODUÇÃO..................................................................................................13

1.       PRODUÇÃO DE ENERGIA NO MUNDO...............................................15

1.1        MATRIZ ENERGETICA NO BRASIL......................................................16

1.1.1        Potência elétrica instalada no mundo.....................................................19

CONSIDERAÇÕES FINAIS..................................................................00

REFERÊNCIAS.....................................................................................00

APÊNDICES.........................................................................................00

APÊNDICE A – Nome do apêndice......................................................00

ANEXOS...............................................................................................00

ANEXO A – Nome do anexo.................................................................00



INTRODUÇÃO

     A energia elétrica no Brasil é em sua maioria proveniente de hidrelétricas. Na atualidade os recursos hídricos estão mais escassos a cada momento que passa, e a necessidade de energia, por sua vez, aumenta a cada dia. Este cenário favorece a procura por fontes de energia limpa e renováveis. Para ter segurança e equilíbrio no sistema de geração de energia de um país, é necessário que o mesmo possua fontes diversificadas para assim não ficar dependente de uma única fonte geradora, por exemplo: Recentemente presenciamos um período de seca no Brasil, fazendo com que os reservatórios das hidrelétricas diminuíssem os níveis de água, tronando o processo de geração mais complicado e consequentemente caro e aumentando as possibilidades de apagões, esse tipo de evento em um país onde as existe diversidade de geração poderia diminuir essas consequências. Portanto, este trabalho visa mostrar um estudo bibliográfico do aproveitamento da energia dos ventos para geração de energia elétrica, mostrando os componentes necessários para geração, vantagens e desvantagens desta fonte geradora e perspectivas.

     Os problemas de seca, poluição, desmatamento e apagões estão cada vez mais frequentes, neste contexto, o uso da energia eólica é imprescindível para a geração de energia, pois ao contrário de muitas fontes de energia que poluem ou agridem de alguma forma o meio ambiente. Este trabalho tem o objetivo de mostrar que o uso da energia eólica é necessário em lugares que viabilizem o processo e tornem a energia elétrica renovável. Espera-se no fim deste trabalho, mostrar que a geração de energia através da força dos ventos é uma das mais promissoras fontes de energia renovável.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.1 Kb)   pdf (341.1 Kb)   docx (705.6 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com