TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atividades Práticas Supervisionadas .. Filosofia Matematica 1 Semestre Engenharia

Trabalho Universitário: Atividades Práticas Supervisionadas .. Filosofia Matematica 1 Semestre Engenharia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/5/2013  •  5.755 Palavras (24 Páginas)  •  1.457 Visualizações

Página 1 de 24

Atividades Práticas Supervisionadas

“Filosofia, Matemática, Física e o Pensamento Científico”

Bauru, 2012

Índice

1 Biografias 3

1.1 Pitágoras de Samos 3

1.2 Aristóteles 7

1.3 Isaac Newton 9

2.0 Obras 12

3.0 Análise da função 18

4.0 Impactos produzidos 19

5.0 Dissertação 22

6.0 Bibliografia 24

1 Biografias

1.1 Pitágoras de Samos

“O homem é mortal por seus temores e imortal por seus desejos.”

Pitágoras de Samos

Pitágoras, nasceu em aproximadamente 570 a.C em Ilha de Samos, e divido a isso, era também conhecido como Pitágoras de Samos. Pitágoras foi desde cedo um garoto muito inteligente, considerada criança prodígio e, quando homem, muitas lendas dizem que não era apenas um homem, e sim um semideus por causa de sua inteligência, principalmente em matemática e filosofia.

Pitágoras de Samos foi um grande filósofo e matemático. Os termos filosofia e matemática foram inventados pelo próprio, matemática se deriva de uma língua Indo Europeia e seu significado é relacionado com a palavra mente. Já filosofia tem origem grega, com o significado de “amizade pela sabedoria”, sabedoria esta que segundo Pitágoras somente os Deuses possuíam e os homens desejavam tê-las.

Aos 18 anos, Pitágoras teve alguns mestres, um deles foi Thales de Mileto e seu pupilo Anaximandro. Eles mostraram a Pitágoras várias ideias matemáticas, eles aconselharam a viajar para o Egito para aprofundar seu conhecimento.

Pitágoras viajou para o Egito onde ficou por aproximadamente 25 anos. Pitágoras teria conversado com muitos sacerdotes, inclusive com o profeta Daniel de quem Pitágoras herdou seu conhecimento. Pitágoras frequentou os templos (escolas da época) e ouviu também os sacerdotes de Mênfis com quem aprendeu as regras de cálculo e estando impressionado com a beleza arquitetônica das pirâmides, estudou-as desenvolvendo o conhecido teorema de Pitágoras. Neste teorema ele estabelece uma relação verdadeira para todos os triângulos retângulos. Segundo algumas literaturas, o teorema já era conhecido pelos babilônios, por onde Pitágoras também esteve em suas viagens. O teorema leva o nome de Pitágoras devido ele ter estudado mais fundo conseguindo expressar o calculo matematicamente, o que não foi possível ser realizado pelos babilônios devido sua matemática limitada e por ter apresentado essas relações publicamente. Pitágoras falava com clareza ao expor as suas teorias, traçava figuras e fazia com letras e símbolos cálculos que os seus patrícios não compreendiam. Ele viajou também pela Índia onde teria se encontrado com Buda, neste encontro obteve a crença da reencarnação de pessoas e de animais, e por isso, não comia e não deixava que nenhum de seus discípulos comessem carne.

Aos 56 anos, voltou a Samos, sua terra Natal, com intenção de fundar uma escola, pois estava deslumbrado com tudo que havia visto e aprendido. Contudo Pitágoras tinha inimizade com um tirano e este interviu contra ele. Com isso Pitágoras se mudou para Crotona, Região sul da Itália, onde fundou a escola Pitagórica por volta de 525 a.C.

A Escola de Pitágoras ensinava aritmética, astronomia, geometria, filosofia e música. Dentre todas as coisas, Pitágoras era mais conhecido pela filosofia e matemática.

Os princípios fundamentais da Escola Pitagórica eram de que tudo são números, os fundamentos da física e matemática e o sentido da vida como os quatro elementos (fogo, água, terra e ar).

O Símbolo que representava a escola era um pentagrama regular, ou seja, com medidas de lados iguais. Isso porque Pitágoras estabeleceu uma relação de que ao traçarmos segmentos internamente em suas intersecções, forma-se outro pentagrama regular, proporcional ao original.

A escola funcionou por mais de 100 anos, com doutrinas atribuídas a Pitágoras. A doutrina de caráter duplo, pois o que norteava a escola eram princípios filosóficos com um efeito de harmonia com o cosmo como questões espirituais, imortalidade, reencarnação etc., considerando que tudo na vida e no mundo ocorria de tempos em tempos, ou seja, de ciclos em ciclos, sendo o princípio de tudo, inclusive das questões espirituais, a matemática. Com a mistura da matemática e das questões espirituais a matemática começava a se confundir com a filosofia na teoria de que Tudo é Número.

Essa teoria de que tudo é número, partiu da relação em que Pitágoras estabeleceu entre a música e a matemática. Através de um estudo feito com um monocórdio, descobriu uma série harmônica, que a medida que subdividimos a corda, obtemos sons mais altos e intervalos diferentes, que frações simples da nota, formam sons agradáveis e frações mais complicadas da nota, formam sons desagradáveis.

Pitágoras e seus discípulos, obtiveram uma descoberta curiosa dos números, dentre elas números figurados, sendo considerado o mais importante, o número 10, que consideravam um número triangular, Divino, que possuía os 4 elementos (1+2+3+4=10), um dos princípios fundamentais da escola, um dos símbolos fundamentais do conhecimento.

α

α α

α α α

α α α α

Uma descoberta importante atribuída a Pitágoras e seus discípulos, é a tabuada, a qual utilizada desde muitos anos atrás ainda somente na multiplicação de números reais e inteiros. A primeira tabuada de Pitágoras foi a que conhecemos como ábaco.

Dentre as descobertas de Pitágoras, considerada a mais célebre e de seus discípulos imediatos deu-se no domínio da geometria e se refere às relações entre os lados do triângulo retângulo. Considerado o mais importante devido sua fama e utilidade desde antigamente há tempos atuais temos o Teorema de Pitágoras. Ele não só desenvolveu este teorema para todos os triângulos retângulos, aqueles que possuem um ângulo reto

...

Baixar como (para membros premium)  txt (37.6 Kb)  
Continuar por mais 23 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com