TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TEORIA DA COMPUTAÇÃO

Monografias: TEORIA DA COMPUTAÇÃO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/11/2014  •  674 Palavras (3 Páginas)  •  281 Visualizações

Página 1 de 3

RESUMO TEORIA DA COMPUTAÇÃO

O artigo resalta a importância do conhecimento teórico da Teoria da Computação na formação dos profissionais que futuramente irão atuar nas diversas áreas que subdividem a Computação, visando a melhoria nas competências destes.

A informatica é uma área do conhecimento humano muito vasta, onde varias informações são absorvidas para tornar muitas atividades do dia-a-dia autamatizadas. Tendo a Ciência da Computação como uma parte da informatica que envolve assuntos tais como modelagens, metodos, calculos, etc. Dentre vários assuntos abrangidos pela Ciencia da Computação temos a Teoria da Computação como o assunto mais importantes, pois este serve de base para todos os assuntos tratados na computação.

Nos meados do século XIX Geoge Boole criou a algebra booleana que teve e tem até hoje sua grande contrubuição à computação, pois com a logica desenvolvida por ele é possivel resolver inumeros problemas formulados tanto de origem computacional como real. Surgiram então os primeiro algoritmo, na forma de receituarios que visavam preparar tais maquinas para o processamento automatico de certos tipos de informação. A partir dai sugem outros nomes que contribuiram para a aplicação desses conceitos, acoplando outros assuntos que estudam a melhor forma de desenvolver a logica da programação baseando-se no problema real que se trata. Os resultados das pesquisas de Boole, Turing, Gödel, Church, Chomsky trouxeram verdades gerais, fundamentais, independentes da tecnologia, imunes ao tempo e as áreas de aplicação.

A Teoria da Computação surgiu no inicio do seculo XX, antes mesmo da invenção do computador e estuda modelos formais de computação sua aplicabilidade e sua viabilidade pratica à resolução de diversas classes existentes de problemas. Através desse estudo surgiram varios modelos computacionais que seguem as circunstâncias da Tese de Turing-Church e todos eles seguem um modelo de um computador hipotetico.

Detnre esses modelos, temos, a Máquina de Turing, que foi proposta como um modelo universal de computação e funciona apenas com operadores muito rudimentares sobre instruções e dados gravados em uma fita de trabalho de comprimento infinito. As Funções Recursivas, utilizadas em Matemática desde épocas muito anteriores à dos computadores, podem também servir como um modelo computacional inspirado naquela ciência, e, ao contrário da maioria dos outros modelos em uso, têm a grande vantagem de permitir a representação e a manipulação direta de valores numéricos. Entre muitos outros modelos.

A Teoria da Computação estuda a possibilidade de computadores e certos formalismos teoricos apresentarem ou nao a capacidade de automatizar ou nao determinados tipos de computação. Ela cria, investiga e compara modelos de computação, a classe do problema que ele consegue resolver e alem do mais o limite que cada um está sujeito. A computação também possui problemas incomputáveis, que são aqueles que não há uma solução através de programas como por exemplo o problema da parada da Maquina de Turing; determinar, para uma gramática livre de contexto sobre um alfabeto não-unitário, se a linguagem que ela representa é regular; determinar se uma gramática livre de contexto arbitrária é ambígua; determinar se uma linguagem livre de contexto arbitrária é inerentemente

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com