TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TEORIA DE GRÁFICOS E APLICAÇÕES

Projeto de pesquisa: TEORIA DE GRÁFICOS E APLICAÇÕES. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/5/2014  •  Projeto de pesquisa  •  4.030 Palavras (17 Páginas)  •  548 Visualizações

Página 1 de 17

UNIVERSIDADE PAULISTA

UNIP

TEORIA DOS GRAFOS E APLICAÇÕES

SANTANA DE PARNAÍBA

2014

• PROPOSTA DO TRABALHO:

Pesquisa sobre o conceito de grafos e fazer um programa para ser apresentado.

Alunos: RA:

Allan Aparecido de M Sabino B555hb-9

Rodrigo Cruz dos Santos B36599-4 Genisson Silva B511931

Igor Boas B507764

Thomaz Gomez B38HEH

Índice

TEORIA DOS GRAFOS E APLICAÇÕES Pagina 4

1. INTRODUÇÃO Pagina 5

2. HISTÓRIA Pagina 6

3.Conceitos Pagina 8

4.Planaridade e Coloração Pagina 10

5.Aplicação Pagina 12

6.Conclusão Pagina 22

TEORIA DOS GRAFOS E APLICAÇÕES

Resumo - A teoria dos grafos é um ramo da Matemática que vem crescendo ao longo dos anos. Inicialmente surgiu como um desafio, no problema conhecido como “as pontes de Konigsberg”, mas com a invenção dos computadores foi ganhando espaço e atualmente é considerada uma ferramenta eficiente para resolver problemas em diferentes áreas como na Matemática, nas Engenharias, na Indústria e no Comércio. Dentre as classes de problemas abordados por esta teoria, pode-se destacar a utilização ao do modelo conhecido como o “problema de coloração”, que busca colorir os vértices de um grafo, de modo que vértices adjacentes apresentem cores distintas, utilizando para isto o menor número possível de cores. Através do problema de coloração, consegue-se modelar um grande número de situações práticas, pois ele consiste em particionar os vértices de um grafo em conjuntos, onde seus elementos apresentam características comuns, que podem ser a cor, a numeração, ou outras.

1. INTRODUÇÃO

A teoria dos grafos é um ramo da Matemática Discreta (estuda estruturas matemáticas que não necessitam da noção de continuidade) que estuda objetos denominados grafos. Conforme informações retiradas de Boaventura Netto (2006, p.02), o pioneiro desta teoria foi o matemático suíço Leonhard Euler que formulou e resolveu o problema das pontes de Konigsberg, o qual inicialmente se apresentou como uma charada matemática. Além de Euler, Gustav Robert Kirchhoff, Arthur Cayley e William Rowan Hamilton foram alguns dos nomes que utilizaram conceitos de grafos para res ao de problemas e acabaram por contribuir para o desenvolvimento teórico e prático acerca da teoria dos grafos. Um grafo G = G(V, E) pode ser definido como uma estrutura onde V e um conjunto discreto e ordenado de pontos chamados vértices, e E um conjunto de linhas chamadas arestas, e cada aresta esta conectada em pelo menos um vértice.

Com a ideia de pontos interligados por linhas, a representação por grafos pode facilitar o entendimento e a resolução¸ ao de problemas. Desta forma, mapas que representam a estrutura organizacional de uma empresa, rotas de transporte, redes de comunicação, distribuição de produtos, assim como a estrutura química de moléculas, podem ser expressos através de grafos. De modo geral, o estudo sobre grafos vem crescendo nas ultimas décadas, devido ao avanço de novas tecnologias computacionais, que permitem a resolução de problemas via algoritmos, com maior eficiência, rapidez e confiança. Assim, a crescente aplicabilidade desta teoria é um fator positivo para o desenvolvimento social, e um dos modelos práticos que merece destaque e o problema conhecido como coloração, o qual pode ser utilizado em situações que exigem a seleção de elementos em conjuntos independentes e com características comuns.

2. HISTÓRIA

A teoria dos grafos teve seu surgimento no ano de 1736, quando Leonhard Euler se depara com o problema das pontes de Konigsberg. Konigsberg era uma cidade da antiga Prússia do século XVIII, atual Kaliningrado (Rússia), onde havia duas ilhas que, juntas com a parte continental eram ligadas por sete (7) pontes. Na cidade, discutia-se a possibilidade de atravessar todas as pontes, sem repeti-las. No entanto Euler, em 1736, mostrou a solução para esta problemática, usando para isto, um raciocínio simples: transformou os caminhos das pontes em retas e suas interseções em pontos, criando possivelmente o primeiro grafo da história. A partir de então Euler percebeu que só seria possível atravessar o caminho inteiro passando uma única vez em cada ponte se houvesse no máximo dois pontos de onde saía um número ímpar de caminhos. A razão de tal ideia estava baseada no fato de que em cada ponto deveria haver um número par de caminhos, os quais representariam a chegada e a saída. Os dois pontos com caminhos ímpares, seriam referentes ao início e ao final do percurso, pois estes não precisariam de um caminho para chegar e um caminho para sair, respectivamente.

A resolução do problema das pontes, por Euler, acabou sendo visto pela comunidade científica na época sem maior importância, simplesmente como uma charada matemática. Por isso esta

...

Baixar como (para membros premium)  txt (24.2 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com