TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TI GESTÃO DE PROJETOS

Pesquisas Acadêmicas: TI GESTÃO DE PROJETOS. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/9/2013  •  5.258 Palavras (22 Páginas)  •  582 Visualizações

Página 1 de 22

UNIP INTERATIVA

Projeto Integrado Multidisciplinar

Cursos Superiores de Tecnologia

GESTÃO DE PROJETOS

Curso: Gestão da Tecnologia da Informação

2º Semestre

Projeto do Curso de

Gestão em Processos Gerenciais

da UNIP – Universidade Paulista

sob orientação

do Tutor Ivanirso Lima

Bebedouro/SP

2013

RESUMO

Com o aprendizado adquirido em vídeo aulas e pesquisas realizadas em biblioteca e na WEB, A proposta apresentada neste trabalho tem como objetivo obter melhores resultados, analisar a viabilidade econômica - financeira de um projeto, estimar e analisar as perspectivas de desempenho financeiro do produto resultante. Sendo assim, entende-se a aplicação de diversos conceitos e métodos da gestão em gerenciamento de projetos. Essa análise é de certa forma iniciada na própria definição do portfólio, na fase de Planejamento Estratégico do Produto (PEP), ao se escolher um dos produtos para ser desenvolvido, acredita-se, que com os dados disponíveis até então, na viabilidade econômica - financeira do projeto. A estimativa de orçamentos para o projeto, resultante da atividade anterior, serve para trazer uma estimativa dos níveis de preço final do produto, que o tornaria viável e cobriria os custos envolvidos. As ferramentas e técnicas da gestão de projetos foram abordadas como mecanismos capazes de suportar a implantação da gestão em projetos, dando ênfase principalmente na qualidade de seus produtos ou projetos.

Palavra chave: aprendizado, projeto, viabilidade econômica e gestão.

ABSTRACT

SUMÁRIO

1. Introdução 06

2. Descrição da Organização 07

2.1 Motivos da escolha de São Paulo 08

2.2 Instalação da Organização

3. Gerenciamento de Projeto 09

3.1 Planejamento de Projetos 09

3.2 Gestão de Projeto 10

3.3 Objetivo de um Projeto 10

3.4 Gestão dos Custos 13

3.5 Gestão do Tempo 14

4. Gestão de Recurso Humanos 15

4.1 Contratação 15

4.2 Orientação às pessoas 15

4.3 Desenvolvendo pessoas 15

5. Infraestrutura 16

5.1 Especificações da Rede 16

5.2 Implantação 17

5.3 Topologia física da rede 17

5.4 Topologia Lógica da Rede 17

5.5 Cabeamento e Conectorização 17

5.6 Segurança Física 18

6. Comunicação 18

6.1 Funcionamento VPN 19

6.2 Segurança 19

7. Vantagens da terceirização de TI para a empresa 19

7.1 Redução de custos 19

7.2 Controle dos serviços 20

7.3 Retorno do investimento 20

7.4 Garantia de qualidade 20

8. Conclusão 21

9. Referências 22

1. Introdução

Atualmente vivemos em um ambiente altamente complexo, dinâmico, competitivo e incerto para os negócios, rápidas transformações acontecem quando o assunto é a comercialização de serviços e produtos. É necessário estar atualizado com bons padrões e modelos de processos de desenvolvimento de produtos e serviços, estes são critérios diferenciados na hora da escolha de um fornecedor, o mercado global atual exige das empresas um planejamento estratégico flexível e altamente sintonizado com a demanda gerada pelos clientes. Em um ambiente economicamente dinâmico, a gestão de projetos exerce um papel muito importante no planejamento estratégico das empresas, tornando-se um diferencial competitivo. Contar com uma empresa eficiente capaz de oferecer informações padronizadas e estruturadas a qualquer momento, com toda uma infraestrutura de TI capaz de fazer mais e melhor em menor tempo, implementações e melhorias nos processos de gerenciamento de projetos nos principais produtos faz toda a diferença nos negócios, um padrão para o gerenciamento dos processos da área de TI (Tecnologia da Informação) de seus departamentos.

O Project Management Institute – PMI apresenta uma definição de gerenciamento de projetos. Tal definição está relacionada com a aplicação de conhecimentos, habilidades, ferramentas e técnicas nas atividades a serem realizadas para atender às necessidades e expectativas, de forma a buscar o equilíbrio entre as demandas concorrentes de escopo, prazo, custo, riscos, qualidade e outras áreas de conhecimento aplicáveis. Um dos principais objetivos da gerência de projetos é manter os riscos de fracasso em um nível tão baixo quanto necessário durante o ciclo de vida deste. Porém deve ser levado em consideração que esse risco aumenta de acordo com a presença de incerteza durante todos os estágios do projeto. Diante dessa mudança de visão, o conhecimento está se tornando o principal ativo das organizações e a chave da vantagem competitiva. A fonte deste conhecimento são os colaboradores, que agregam valor

...

Baixar como (para membros premium)  txt (36 Kb)  
Continuar por mais 21 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com