TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TRABALHO DE MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO MECÂNICA MATERIAIS CERÂMICOS

Por:   •  26/6/2020  •  Pesquisas Acadêmicas  •  822 Palavras (4 Páginas)  •  195 Visualizações

Página 1 de 4

TRABALHO DE MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO MECANICA II

MATERIAIS CERÂMICOS

NOVO HAMBURGO, 14 DE NOVEMBRO DE 2018

Introdução

        Esse trabalho tem por objetivo mostrar o que são e qual importância dos materiais cerâmicos no mundo de hoje. Diante disso vamos explicar as características e propriedades desses materiais bem como suas aplicações em diversas áreas, não só no ramo da construção civil, mas também em diversas outras áreas da engenharia o qual o mesmo está ganhando espaço.

Materiais Cerâmicos

Os materiais cerâmicos são duros e estáveis quimicamente, graças a suas propriedades tem aplicações valiosas em quase todos os ramos de engenharia.  Eles são compostos por geralmente 2 ou mais elementos. Com a exceção do grafite e diamante. As ligações iônicas contidas no mesmo podem ser puramente iônicas ou puramente covalentes. Elas são constituídas de óxidos, carbetos e nitretos.  

          Dentre as características que a cerâmica possui estão: Alta dureza, Alto ponto de fusão, baixa condutividade elétrica, baixa condutividade térmica, resistentes a compressão, resistentes a quimicamente mesmo em temperaturas elevadas.

Esses materiais são divididos em duas categorias, cerâmicas tradicionais e cerâmicas avançadas. O primeiro tipo trata-se dos materiais que são mais comumente conhecidos, como tijolos, azulejos, vasos de argila, etc. Estes não passam por processos químicos para sua fabricação, portanto pode se dizer que a matéria prima é natural. Já na cerâmica avançada temos componentes que não são tão conhecidos como os primeiros, mas possuem papel importante em vários ramos, é o caso de sensores de temperatura, capacitores, osciladores, etc. Esses dispositivos adotam o nome de cerâmicas funcionais. Para fabricação dos mesmos é utilizado geralmente matérias primas sintéticas obtidas de processos químicos. Essa indústria avançada possui um rápido crescimento no mercado com aplicações importantes.

            Atualmente a cerâmica é utilizada em vários meios por suas propriedades, como é o caso das ferramentas de corte. Nesse processo as cerâmicas se sobressaem sobre os outros materiais por ser um material duro, que resiste ao desgaste pode ser trabalhado com temperatura chegando a 800ºc sem necessitar refrigeração. Elas representam uma parcela do material usado para esse fim em usinagem de FoFo cinzento, superligas do mesmo e aços de alta resistência. Além disso é possível trabalhar com velocidades mais altas tendo um acabamento excelente na peça.

           A cerâmica também é o elemento ideal para situações que demandam alta rotação, menos peso de componentes e condições de trabalho extremas como por exemplo rolamentos utilizados para vários fins. Esses são feitos de Si3N4 ou ZrO2. Sendo resistentes ao desgaste, à temperatura e a química. Possuem baixo atrito e aumentam a vida útil do lubrificante.

          Existem também os compósitos de matriz cerâmica, esses são feitos com fibras de carboneto de silício ou oxido de alumínio. São leves, rígidos e apresentam maior resistência em relação as cerâmicas convencionais. São utilizados em sistemas de freios de aviões e também nos freios de carros de corrida. Seu desempenho é excelente, mas ainda o custo é elevado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.2 Kb)   pdf (49.6 Kb)   docx (8.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com