TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TRANSMISSÃO POR CORRENTE

Por:   •  8/6/2019  •  Trabalho acadêmico  •  1.641 Palavras (7 Páginas)  •  193 Visualizações

Página 1 de 7

COLÉGIO MARCIETH

ENSINO TÉCNICO PROFISSIONAL DE SAÚDE

================================================================

TRABALHO INVESTIGATIVO DE ANATOMIA

TEMA: ANATOMIA E FISIOLOGIA DO SISTEMA REPRODUTOR MASCULINO E FEMENINO

===============================================================

Nome: Benvindo Narciso Isaac

Turma: C

Período: Tarde

Classe: 10ª

Curso: Enfermagem Geral

Docente:  Dr. Milagre Kambowa

 Saurimo, 2018.

Dedicatória

Dedico o presente trabalho aos meus  colegas, para que possam tirar dele um bom proveito e assim contribuir para o enriquecimento dos conhecimentos.

Agradecimentos

Primeiramente agradeço a Deus todo-poderoso, que por seu amor me concedeu a vida, força e coragem, agradeço igualmente ao Prof. Dr. Milagre Kambowa, pela disposição e prontidão em transmitir-nos os conhecimentos que lhe são peculiares.

Índice

Introdução        1

Anatomia e fisiologia do Sistema Reprodutor Feminino        2

Ovários        2

Tubas uterinas        3

Útero        3

Vagina        4

Vulva        4

Anatomia e fisiologia do Sistema Reprodutor Masculino        5

Testículos        6

Epidídimos        6

Canal Deferente        6

Vesícula Seminal        7

Próstata        7

Uretra        8

Pênis        8

Conclusão        10

Referências  Bibliográficas        11

 


Introdução

O sistema (ou aparelho) reprodutor humano é o que identifica o sexo biológico do indivíduo, porém existem muitos outros fatores importantíssimos que estão relacionados à sexualidade humana, mas deixaremos este assunto para um próximo post. Hoje, falaremos especificamente sobre os aparelhos reprodutores e a reprodução humana.

Existem dois tipos de sistema reprodutor humano: o feminino e o masculino. O primeiro é comumente composto por dois ovários (ou gônodas), dois ovidutos (também chamados de trompas de Falópio, ou trompas uterinas), útero, vagina, e… Duas glândulas mamárias, isso mesmo! Embora não seja um consenso, alguns autores consideram-nas como parte do sistema reprodutor, uma vez que elas sofrem uma série de alterações devido a ações hormonais desenvolvidas pelas gônodas femininas e mesmo após a reprodução e o nascimento do feto, o mesmo ainda depende destas glândulas para seu desenvolvimento. Já o masculino, é normalmente composto por dois testículos, dois ductos genitais, glândulas acessórias e pênis. Abaixo cada órgão será descrito detalhadamente.

Os humanos são um dos poucos grupos de animais que possuem significativa longevidade mesmo após encerrar sua fase reprodutiva (menopausa, nas mulheres ou andropausa, nos homens). Há algumas décadas, a reprodução humana ocorria ou não ocorria… Simples assim! Se o casal fosse fértil, após o ato sexual havia sucesso reprodutivo, caso contrário, a prole não era gerada. No entanto, com o passar do tempo e com o frequente surgimento de inovações tecnológicas relacionadas à reprodução humana, atualmente é possível escolher dentre técnicas de reprodução medicamente assistida, maneiras de aperfeiçoar a geração de um ser.

Anatomia e fisiologia do Sistema Reprodutor Feminino

O sistema reprodutor feminino, também denominado aparelho reprodutor feminino, é constituído por dois ovários, duas tubas uterinas (trompas de Falópio), um útero, uma vagina e uma vulva. Além de ser responsável pela produção de hormônios sexuais e gametas, o sistema reprodutor feminino é o receptáculo da fecundação, possibilitando o desenvolvimento do feto em seu interior, pelo período de nove meses.

[pic 1]

Ovários

Os ovários (do latim ovarium = receptáculo de óvulos) são órgãos pareados, do tamanho e formato de amêndoas, que surgem no período fetal. Trata-se de pequenas estruturas que se encontram um de cada lado da cavidade pélvica, sendo mantidos por ligamentos como mesovário e o ligamento útero-ovárico.

Os ovários são as gônadas femininas e produzem hormônios sexuais femininos como o estrogênio e a progesterona. Estas estruturas também são responsáveis pelo desenvolvimento do óvulo.

Com relação aos folículos ovarianos, diferenciam-se os folículos primários, os folículos em crescimento e os folículos maduros ou de Graaf. Em uma criança recém-nascida, o número total de folículos nos dois ovários é estimado em dois milhões, no entanto, a maioria sofrerá um processo degenerativo. Já no final do desenvolvimento embrionário de uma menina, ela possui todas as células que, posteriormente, se transformarão em gametas em seus dois ovários.

A ovulação é um fenômeno que ocorre mensalmente, e consiste na ruptura e liberação do ovócito secundário (gameta feminino) a partir do desenvolvimento e maturação completa de, geralmente, apenas um folículo.

Tubas uterinas

Também denominadas ovidutos ou trompas de Falópio, as tubas uterinas localizam-se lateralmente ao útero, unindo-o ao ovário. Realizam o transporte dos ovócitos secundários dos ovários ao útero e possuem o epitélio de revestimento formado por células ciliadas.

[pic 2]

Útero

O útero é um órgão oco, com a forma de uma pêra invertida e paredes musculares espessas (miométrio). Situado na cavidade pélvica anteriormente à bexiga e posteriormente ao reto, este órgão do aparelho reprodutor feminino é internamente revestido pelo endométrio, um tecido vascularizado rico em glândulas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.9 Kb)   pdf (423.5 Kb)   docx (373.6 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com