TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Correntes Filosoficas

Artigo: Correntes Filosoficas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/6/2013  •  401 Palavras (2 Páginas)  •  3.746 Visualizações

Página 1 de 2

Principais correntes filosóficas do século XX (marxismo, neotomismo, fenomenologia, neopositivismo) e suas influências no Serviço Social.

Marxismo: é o conjunto de idéias filosóficas, econômicas, políticas e sociais. Que interpreta a vida social conforme a dinâmica da luta de classes e prevê a transformação das sociedades de acordo com as leis do desenvolvimento histórico de seu sistema produtivo.

Neotomismo : sua influência no serviço social brasileiro se dá através da forte presença norte americana no Brasil, não só na área financeira e política, mas também na área cultural e assistencialista.

Em 1939, atendendo o convite pessoal do presidente Roosevelt foi enviada a Washington a missão aranha, chefiada pelo ministro das relações exteriores Oswaldo Aranha que culminou na assinatura de uma série de cinco acordos, os famosos acordos de Washington, eles estavam inseridos na política da Boa-Vizinhança, que consistia em um esforço para aproximação cultural entre EUA e America latina, sendo assim, como houve os acordos na área financeira, aconteceram os acordos na área cultural.

Foi através desses acordos que conseguiram mudanças na sua prática com a importação de técnicas de serviço social de casos de início, depois de serviço social de grupo e de comunidade.

Em1941, os estados unidos da America do norte fizeram um convite aos diretores das escolas de serviço social da America latina para participarem da conferencia nacional de serviço social, que se realizou em atlantic city, promovida pela American Association of Schools Work; Nesse evento, instituições norte americanas ofereceram aos assistentes sócias sul-americanos bolsas de estudos para aperfeiçoamento e especialização em escolas norte americanas, através desse intercambio alunos traziam novas técnicas e metodologia,

A importância do Neotomismo sobre aqueles que estavam inseridos na Igreja Católica e que não aceitavam que houvesse o privilegio de interesses de uma minoria, em vez disso defendiam o interesse das necessidades do ser humano, garantindo que este tivesse o direito de uma vida digna, com acesso a liberdade, moradia, saúde, entre outros.

A Femenologia

É a Corrente filosófica criada no século XX por filósofos Brentano, Husserl, Heidegger que se opõe ao positivismo, que reclama o regresso às coisas, isto é, à descrição de como estas se manifestam à consciência.

O Neopositivismo : Corrente filosófica de matriz empirista que surgiu no século XX e que considera que a grande tarefa da filosofia é a análise da linguagem, acabando com os pseudo-problemas filosóficos. Uma das formas mais conhecidas atualmente desta corrente é a filosofia analítica.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com