TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TRANSPORTE, MOVIMENTAÇÃO, ARMAZENAGEM E MANUSEIO DE MATERIAIS

Por:   •  20/9/2015  •  Pesquisas Acadêmicas  •  3.506 Palavras (15 Páginas)  •  181 Visualizações

Página 1 de 15

[pic 1]

Gestão Industrial – Professor Marcelo Rocha

Nome: Lis Guedes Fraga

Turma: 4005A - Eletrônica

Trabalho: Normas Regulamentadoras

NR 11 - TRANSPORTE, MOVIMENTAÇÃO, ARMAZENAGEM E MANUSEIO DE MATERIAIS

ÍNDICE

Introdução ......................................................................................................... Página 3

Normas de segurança para operação de elevadores, guindastes, transportadores industriais e máquinas transportadoras. ........................................................... Página 4

Normas de segurança do trabalho em atividades de transporte de sacas. ...... Página 5

Armazenamento de materiais. .....................................................................  ... Página 6

Movimentação, Armazenagem e Manuseio de Chapas de Mármore, Granito e outras rochas.......................................................................................................... Página 6 a 9

Glossário ........................................................................................................ Página 10

Conclusão ....................................................................................................... Página 11

 

Introdução

Conhecidas como NRs, as Normas Regulamentadoras tem a função de regulamentar e fornecer orientações sobre procedimentos obrigatórios relacionados à segurança e medicina do trabalho. Num total de 36 normas, abordam diversas áreas, nesse trabalho será abordada a NR de número 11. Esta NR estabelece normas de segurança para operação de elevadoresguindastes, transportadores industriais e máquinas transportadoras, ou seja, aborda os requisitos de segurança a serem observados nos locais de trabalho, no que se refere ao transporte, à movimentação, à armazenagem (que deve obedecer aos requisitos de segurança para cada tipo de material) e ao manuseio de materiais, tanto de forma mecânica quanto manual. 

Faz-se importante esta norma pois nos locais de trabalho os veículos industriais se fazem presentes, sendo de grande utilidade no desenvolvimento de atividades, contudo, os mesmos são perigosos, podendo causar lesões. Esses veículos oferecem riscos, e a NR11 existe com o intuito de minimizar acidentes e irregularidades, causadas primariamente por práticas inseguras, como: elevação inadequada, transporte de cargas além do limite permissível, falta de uso de equipamentos adequados.

Os acidentes provocados por esses veículos incluem colisão (atingindo diretamente as pessoas, ou de forma indireta quando colidem com estruturas ou empilhamentos, fazendo com que partes desses caiam sobre pessoas), atropelamentos, ou queda dobre pessoas e instalações (no caso dos veículos do tipo pontes rolantes ou os que são utilizados para içamento de cargas).

Portanto, o cumprimento da norma a seguir evita acidentes e minimiza danos, tanto em pessoas quanto em maquinários, já que estes são causados em sua grande maioria por irregularidades.

NR 11 - TRANSPORTE, MOVIMENTAÇÃO, ARMAZENAGEM E MANUSEIO DE MATERIAIS

11.1 Normas de segurança para operação de elevadores, guindastes, transportadores industriais e máquinas transportadoras.

11.1.1 Os poços de elevadores e monta-cargas deverão ser cercados, solidamente, em toda sua altura, exceto as portas ou cancelas necessárias nos pavimentos.

11.1.2 Quando a cabina do elevador não estiver ao nível do pavimento, a abertura deverá estar protegida por corrimão ou outros dispositivos convenientes.

11.1.3 Os equipamentos utilizados na movimentação de materiais, tais como ascensores,  elevadores de carga, guindastes, monta-carga, pontes-rolantes, talhas, empilhadeiras, guinchos, esteiras-rolantes, transportadores de diferentes tipos, serão calculados e construídos de maneira que ofereçam as necessárias garantias de resistência e segurança e conservados em perfeitas condições de trabalho.

11.1.3.1 Especial atenção será dada aos cabos de aço, cordas, correntes, roldanas e ganchos que deverão ser inspecionados, permanentemente, substituindo-se as suas partes defeituosas.

11.1.3.2 Em todo o equipamento será indicado, em lugar visível, a carga máxima de trabalho permitida.

11.1.3.3 Para os equipamentos destinados à movimentação do pessoal serão exigidas  condições especiais de segurança.

11.1.4 Os carros manuais para transporte devem possuir protetores das mãos.

11.1.5 Nos equipamentos de transporte, com força motriz própria, o operador deverá receber treinamento específico, dado pela empresa, que o habilitará nessa função.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (24.2 Kb)   pdf (177.6 Kb)   docx (33 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com