TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TRATAMENTO TÉRMICO

Monografias: TRATAMENTO TÉRMICO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/11/2013  •  3.254 Palavras (14 Páginas)  •  542 Visualizações

Página 1 de 14

ÓLEOS

PARA

TRATAMENTO

TÉRMICO

UPE – ESCOLA POLITÉCNICA DE PERNAMBUCO

ALUNOS: JOÃO FILLIPE PAZ

WEYDSON LEONARDO

FELIPE ANTÔNIO DE S. PEREIRA

DEIVSON OLIVEIRA FIGUEIREDO

PEDRO GERMANO

MATERIAL DE CONSTRUÇÃO MECÂNICA

PROF.: MOTTA

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO

1. TÊMPERA

1.1 Resfriamento a água e a óleo

1.2 Comparação entre os óleos e a água

1.3 Óleos para têmpera

1.4 Equipamentos usados na têmpera

1.5 Resfriamento do óleo para têmpera

1.6 Capacidade dos tanques de têmpera

1.7 Precauções contra fogo

1.8 Água nos óleos para têmpera

1.9 Características dos óleos para têmpera

2. REVENIDO

2.1 Equipamento para o revenido

2.2 Características dos óleos para revenido

3. RECOZIMENTO

INTRODUÇÃO

Os tratamentos térmicos dos aços nos processos metalúrgicos constituem uma importante fase na produção de um número quase ilimitado de ferramentas, peças de máquinas e produtos mecânicos, isto porque atualmente é raro o aço comum ou liga que não seja submetido a um ou mais tratamentos.

Por tratamento térmico entendem-se processos aos quais se submetem os metais no estado sólido, a uma ou mais seqüências controladas de aquecimento e resfriamento, a fim de conferir às mesmas determinadas propriedades físicas. Por esta definição está excluído o aquecimento de metais com a finalidade de trabalhos mecânicos nos ocuparemos são os seguintes:

1. Têmpera

2. Revenido

3. Recozimento

1. TÊMPERA

A têmpera consiste em aquecer o metal a uma temperatura acima da zona crítica, mantê-lo nessa temperatura um certo tempo e, em seguida, resfriá-lo bruscamente por imersão num fluido.

Entende-se por zona crítica a faixa de temperatura em que se processam as transformações de estrutura de um metal no estado sólido (723º - 910ºC).

A têmpera tem como objetivo, determinar através de um resfriamento brusco, uma estrutura cristalina que existe no metal quando em elevada temperatura.

A têmpera confere aos aços as seguintes propriedades:

a) Maior dureza:

b) Maior tenacidade

c) Menor resiliência

d) Menor ductilidade e maleabilidade

Os produtos usados nos banhos em ordem decrescente da severidade do resfriamento proporcionado são:

1. Solução de soda caústica (NaOH) de 5 a 10%

2. Água

3. Solução de NaCl e NH4Cl usualmente a 12%

4. Soluções de H2SO4, e HCl normalmente a 2%.

5. Soluções de glicerol, silicato de sódio e etileno glicol.

6. Óleos minerais, vegetais ou animais.

7. Sais e metais fundidos

8. Ar

As soluções de soda caústica proporcionam um resfriamento cerca de duas vezes mais rápido do que a água na temperatura ambiente, daí dizer-se que dão uma têmpera muito forte.

O terceiro e o quarto meios dão uma têmpera forte.

O quinto, o sexto e o sétimo meio proporcionam uma têmpera branda e finalmente o ar constitui um meio de têmpera especial.

As soluções de NaCl, CaCl2 e NH4Cl devido ao seu grande poder de resfriar são particularmente indicadas para a têmpera de aços carbono e de aços cementados, sendo algumas vezes também empregadas às soluções de soda caústica que, tendo o mesmo poder de resfriar, apresentam ainda a vantagem de ser menos corrosivas aos aços. Pelo fato de as soluções de soda caústica queimar os tecidos do corpo humano, devem ser usadas com muito cuidado. Estes meios considerados, devido a grande rapidez com que resfriam, têm a propriedade de remover as escamas ou crostas das peças temperadas, sendo por isso particularmente indicado para a têmpera de peças que acabam de ser forjadas e que apresentam espessas camadas de escamas.

As soluções de ácidos são muito perigosas, portanto raramente empregadas na têmpera dos aços.

As soluções de glicerol, de silicato de sódio e de etileno glicol, devido a resfriarem mais lentamente do que a água é às vezes empregada na têmpera de aços que requerem têmpera em óleo, podendo-se nesses casos empregar uma mistura de três partes de glicerina com uma parte de água. Como essas soluções são muito sujeitas ao craqueamento, só muito raramente são empregadas.

Os banhos de sais e metais fundidos são usados no intervalo de temperatura de 200 – 600ºC, sendo particularmente indicados para têmpera das ferramentas de aço rápido. Os banhos de chumbo derretido resfriam mais rapidamente do que os banhos de sais fundidos, porém a mais baixa temperatura em que o banho de chumbo pode ser empregado é cerca de 350ºC.

Os locais, onde se trabalha com banhos de chumbo, devem ser ventilados, pois seus vapores são muito venenosos. É oportuno salientar que os banhos de chumbo e de sais são também frequentemente empregados no aquecimento dos aços a serem revenidos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.7 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com