TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TRATAMENTOS TÉRMICOS E TERMOQUÍMICOS

Por:   •  29/5/2016  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.887 Palavras (8 Páginas)  •  320 Visualizações

Página 1 de 8

Universidade Regional de Blumenau – FURB

Curso de Engenharia Química

Disciplina: Ciências dos materiais

Professora: Deyse Elisabeth Ortiz Suman Carpenter 

Alunas: Hortênsia Ap. Busana

              Taiana Batistela Rosatti

FERRO FUNDIDO

TRATAMENTOS TÉRMICOS E TERMOQUÍMICOS

Blumenau, 2016.

FERRO FUNDIDO

O ferro fundido permite a produção de peças com grande variedade de formas e tamanhos. A produção pode ser unitária ou seriada, com baixo custo e fácil fabricação.

           Utilização:

  • Partes e corpos de motores (exemplo: carcaças);
  • Turbinas (hidráulicas, de aviões);
  • Válvulas de alta e baixa precisão;
  • Sapatas de freios, rodas de locomotiva e partes de conjuntos mecânicos;
  • Variados tipos de componentes para indústria automobilística;
  • Variados tipos de componentes e artefatos para uso doméstico.

Principais Tipos de Ferros Fundidos

-Ferros fundidos cinzentos:

Apresentam-se microestruturalmente com carbono na forma livre, grafita, em morfologia de lamelas. A grafita em forma de veios fornece bons valores de condutividade térmica, o que torna o Fofo Cinzento um material muito empregado para componentes sujeitos a fadiga térmica (tambores de freio e discos de freio, cabeçotes de motor).

Os ferros fundidos cinzentos apresentam excelente usinabilidade, capacidade de amortecimento de vibrações e elevada resistência ao desgaste mecânico.

São aplicados como componentes estruturais de máquinas e equipamentos pesados sujeitos à vibração, peças fundidas de vários tipos que não necessitam de elevada resistência mecânica, pequenos blocos cilíndricos, pistões, cilindros, discos de embreagem e peças fundidas de motores a diesel.

-Ferros fundidos brancos:

Apresentam micro estruturas com predominância do carbono na forma de cementita.

Tem maior resistência ao desgaste, é extremamente duro e frágil, chegando a ser inadequado para a usinagem em alguns momentos.

A aplicação é restrita aos casos em que dureza elevada e resistência ao desgaste são necessárias, como nos cilindros de laminação, equipamentos de manuseio de terra, mineração e moagem, rodas de vagões e revestimento de moinhos.

O ferro fundido branco, geralmente, é utilizado como um processo intermediário na produção do ferro fundido maleável.

  -Ferros fundidos mesclados:

Apresentam como uma combinação dos ferros fundidos cinzento e branco, ou seja, com a grafita em morfologia lamelar e uma certa quantidade de cementita, que varia em função do emprego do material.

Permite a fabricação de engrenagens ou equipamentos com resistências diferenciadas em cada região.

-Ferros fundidos maleável:

É o ferro fundido mais caro dentre todos. É uma liga obtida por meio de tratamento térmico de maleabilização do ferro fundido branco.

A finalidade deste tratamento é transformar a cementita em grafita esferoidal, conferindo ao material melhores propriedades mecânicas como maior resistência, limite de escoamento e ductilidade.

Aplicado tanto em temperaturas normais quanto mais elevadas em flanges, usado em conexões para tubos, peças para válvulas ferroviárias e navais e outras peças para indústria pesada.

-Ferros fundidos nodular ou dúctil:

Apresenta-se na forma microestrutural o carbono livre, na morfologia de nódulos de grafita, o que confere a este tipo de ferro características mecânicas superiores àquelas do ferro fundido maleável. É obtido por modificações químicas na composição do material no estado líquido.

A estrutura nodular confere maiores resistência mecânica e ductilidade ao material, aproximando suas características das do aço.

As aplicações incluem válvulas carcaça de bombas, virabrequins, engrenagens, pinhões, cilindros e outros componentes de máquinas e automóveis.

-Ferros fundidos vermicular:

Ferro fundido grafítico compacto, também chamado de ferro fundido vermicular ,é um ferro fundido obtido pela adição do titânio na composição do ferro fundido nodular, com a finalidade de degenerar o nódulo de grafita.

Apresenta propriedades intermediárias entre os ferros fundidos nodular e cinzento. Em comparação com os cinzentos, os grafíticos compactos possuem maior resistência mecânica, maiores ductilidade e tenacidade e menor oxidação a temperaturas elevadas. Já na comparação com os dúcteis, possuem menor coeficiente de expansão térmica, maior condutibilidade térmica, maior resistência ao choque térmico, maior capacidade de amortecimento, melhor fundibilidade e melhor usinabilidade.

Dentre as aplicações típicas, podem ser citadas a base para grandes motores a diesel, alojamentos de caixas de engrenagens, alojamentos para turbo alimentadores, suportes de rolamentos, rodas dentadas para correntes articuladas, engrenagens excêntricas, moldes para lingotes, coletores de descarga de motores e discos de freio.

TRATAMENTOS TÉRMICOS E TERMOQUÍMICOS

Tratamentos térmicos são aqueles que envolvem aquecimento e resfriamento visando alteração das propriedades mecânicas do material. Já aqueles que envolvem alterações químicas da superfície da peça são normalmente chamados de tratamentos termoquímicos.

Tratamento Térmico

É um ciclo de aquecimento e resfriamento realizado nos metais com o objetivo de alterar as suas propriedades físicas e mecânicas, sem mudar a forma do produto. Isto é conseguido mediante alteração de sua estrutura.

O tratamento térmico é uma operação que pode auxiliar outros processos de manufatura e/ou melhorar o desempenho de produtos, aumentando sua resistência ou alterando outras características desejáveis.

Tipos de tratamentos térmicos

- Recozimento:

O recozimento é o tratamento térmico no qual o material é exposto a uma temperatura elevada por um período de tempo prolongado, sendo então resfriado lentamente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.5 Kb)   pdf (163.2 Kb)   docx (16.9 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com