TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TUBULÃO A CEU ABERTO

Por:   •  8/10/2015  •  Pesquisas Acadêmicas  •  3.619 Palavras (15 Páginas)  •  293 Visualizações

Página 1 de 15

FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDONIA - UNIR[pic 1][pic 2]

NÚCLEO DE TECNOLOGIA - NT

DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA CIVIL

ÁTILA MENDES CARVALHO - 201121138

ERICK PATRICK B. NUNES – 201121227

PRISCILA JÉSSICA S. SIQUEIRA – 201121144

RAFAEL F. DA COSTA FREITAS – 201121148

THAÍS MANFARDINI DE OLIVEIRA – 201121222

ESTUDO DE CASO – FUNDAÇÃO DA PONTE SOB O RIO PIMENTA

PORTO VELHO – RO

2015

ÁTILA MENDES CARVALHO

ERICK PATRICK B. NUNES

PRISCILA JÉSSICA S. SIQUEIRA

RAFAEL F. DA COSTA FREITAS

THAÍS MANFARDINI DE OLIVEIRA

ESTUDO DE CASO – FUNDAÇÃO DA PONTE SOB O RIO PIMENTA

Trabalho de Fundações apresentado ao curso de Engenharia Civil da Universidade Federal de Rondônia como requisito parcial para a obtenção da média final da disciplina de fundações do curso de Engenharia Civil.

Prof.: Henry Carlos Boero Costa

Porto Velho - RO

2015

Introdução

O presente trabalho tem como objetivo apresentar e discutir o projeto e execução das fundações da ponte sobre o rio Pimenta Bueno. Expondo os parâmetros de escolha dos tipos de fundações de acordo com os dados disponíveis nos relatórios de sondagem e cálculo da superestrutura.

Será apresentado também o conceito da fundação do tipo tubulão discretizando o método executivo.

A obra trata-se de uma ponte com um comprimento de 145 metros, com os dois vãos das extremidades em balanço de 6,50 metros e seis vãos intermediários de 22 metros e está apoiada sobre sete pares de pilares.

A escolha do tipo de Fundação

São vários os fatores que influenciam na escolha da fundação, finalidade, resistência do solo, método de execução, custo, nível da água, local da obra.

A fundação seria executada em um local submerso, e segundo o memorial de cálculo, o pilar mais solicitado recebe uma carga da ordem de 3095,37 KN, portanto podemos descartar as fundações rasas, outras como do tipo Broca e Strauss também são descartadas pelo fato de serem submersas. Percebendo que o rio tem muito pouca profundidade, estacas dos tipos mais comuns como cravadas, poderiam ser utilizadas, porém a carga é muito alta, o que resultaria em um número grande de estacas, tornando a opção antieconômica.

Conclui-se, portanto, que devido a tais motivos, a opção mais viável é fundações do tipo tubulão.

Relatório de Sondagem

A sondagem realizada foi do tipo SPT, foram feitos sete furos bem próximos da localização exata das fundações, logo podemos concluir que a sondagem foi feita em um momento onde já se haviam pressupostos os locais das fundações, e também o tipo.

Observando as cotas finais dos tubulões e o relatório do SPT, percebe-se que todas as fundações foram apoiadas na camada mais resistente, que eram na maioria, areia grossa com pedregulhos. Em um dos casos o tubulão foi apoiado em uma lente de rocha.

A fundação definida para execução é o tubulão, são 14 tubulões em pares espaçados em 22,5 metros, com profundidades escavadas entre 7,1 e 16,8 metros de profundidade no solo, os tubulões sobre o trecho estão apoiados sobre pedregulhos, areias, areias com pedregulhos e lene de rocha

Métodos executivos e equipamentos utilizados

Para pressões superiores a 0,15 MPa as seguintes providências precisam ser tomadas:

  • Permanecer equipe de socorro médico à disposição na obra;
  • Câmara de descompressão equipada disponível na obra;
  • Compressores e reservatórios de ar comprimido de reserva;
  • Renovação de ar garantida, sendo o ar injetado em condições satisfatórias para o trabalho humano.

As fundações, neste caso, foram executadas através de Tubulões pneumáticos com camisas em concreto armado; a camisa de concreto armado foi inicialmente confeccionada sobre a superfície do terreno, e em dimensões e peso próprio conveniente normalmente com a altura da câmara de trabalho de escavação ou ainda com altura suficiente para se apoiar no terreno no caso de estarmos na situação dentro d’água (será descido com auxílio de gruas ou de talhas de corrente de grande capacidade); essas camisas foram introduzidas no terreno com escavação interna a céu aberto, com auxílio de ar comprimido quando abaixo do nível d’água. Após a escavação e aprofundamento da câmara inicial foram concretadas as camisas seguintes até se atingir as cotas indicadas no Projeto Executivo.

Terminada a escavação foi colocada a armação e feito o enchimento da base e do fuste do tubulão com concreto.

Deve ser feito um registro detalhado dos elementos construtivos, contendo no mínimo os seguintes:

  • Cotas da base do tubulão e de seu arrasamento;
  • Cotas de mudanças de horizontes dos materiais encontrados na escavação;
  • Material de apoio;
  • Equipamento usado nas várias etapas construtivas;
  • Deslocamento e desaprumo dos tubulões;
  •  Volume de concreto utilizado para o preenchimento das camisas;
  • Anormalidades de execução (interrupções de concretagem, outras)/providências tomadas.

Controle

Os erros de locação da ordem de 15cm e os de desaprumo de 5cm por metros são considerados admissíveis; caso os erros sejam superiores aos valores indicados, deverá haver a verificação do cálculo de estabilidade das fundações para a situação detectada, e que servirá para as medidas a serem tomadas pela Fiscalização, para aceitação das mesmas ou não.

Medições

As medições foram elaboradas por Comissão de Engenheiros designada pelo DER-RO, conforme critérios adotados pelo Órgão, e apoiados nos elementos constantes no Registro da Obra.

Equipamentos essenciais para fundação tipo Tubulão Pneumático:

  • Compressores e reservatórios reservas de ar;

[pic 3]

  • Campânula;

[pic 4]

  • Câmara hiperbárica;

[pic 5]

Cimbramento

Cimbramento são as estruturas provisórias destinadas a suportar o peso próprio da estrutura permanente durante a sua execução e até que a mesma se torne autoportante; neste caso, a estrutura foi montada com elementos de madeira roliça de diâmetro de 20 cm, com montantes verticais contraventados, transversalmente e longitudinalmente, devendo os elementos iniciais de apoio no terreno serem devidamente cravados com auxílio de bate-estacas e principalmente naqueles terrenos não consolidados.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23.8 Kb)   pdf (238.3 Kb)   docx (117.9 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com