TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tecnologia De Ponta

Trabalho Universitário: Tecnologia De Ponta. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/10/2013  •  753 Palavras (4 Páginas)  •  334 Visualizações

Página 1 de 4

Tecnologias de Ponta

Cada vez mais, o conhecimento e a capacidade de inovar continuamente são fatores determinantes do sucesso de empresas, do crescimento econômico e, por consequência, do bem-estar social. A tecnologia passou a ser o diferencial que classifica as empresas e países em líderes ou seguidores.

Tecnologia de ponta é entendida como o mais recente desenvolvimento tecnológico decorrente de áreas que envolvem atividades inovativas. Estas atividades compreendem todos os passos científicos, tecnológicos, organizacionais, financeiros e comerciais, inclusive o investimento em novos conhecimentos que, efetiva ou potencialmente, levem à introdução de produtos ou processos tecnologicamente novos ou substancialmente melhorados.

As áreas mais propícias de encontrar atividades inovativas são, por exemplo: microeletrônica, informática, robótica, novos materiais, biotecnologias assim como geração, transmissão e distribuição de energia.

O ex-Paraná Tecnologia, atual UGF/SETI, para 2003, definiu três áreas prioritárias de tecnologia de ponta para fomento: Tecnologia da Informação e Comunicação – TIC, Biotecnologia e Novos Materiais. A definição dessas áreas resulta da necessidade de continuar aportando recursos em projetos de desenvolvimento inovador e em projeto que já estavam sendo fomentados pelo Fundo Paraná.

4.1 Tecnologia da Informação e Comunicação - TIC

Por TIC entende-se o conjunto de áreas que abrange, entre outras, a ciência da computação, informática industrial, software, telecomunicação, Internet, eletrônica e eletroeletrônica. As TIC são base de um dos setores mais dinâmicos da economia mundial, incluindo empresas de desenvolvimento, produção, comercialização e os serviços associados a computadores e seus periféricos; equipamentos de telecomunicações; equipamentos eletroeletrônicos digitais; componentes eletrônicos; microeletrônicos e opto-eletrônicos; e software, como produto ou serviço.

As TICs, e em particular o software, são os principais insumos de competitividade empresarial e eficiência social. Elas podem se constituir em importante ferramenta para a democratização do conhecimento, da formação e capacitação, e da transparência governamental. A maioria das empresas de software brasileiras é constituída por PMEs, tendo uma grande importância e potencialidades na dinâmica socioeconômica.

Na região sul concentra cerca de 28% das empresas de software brasileiras e 16% dos empregos gerados na indústria de TIC. O Paraná é o segundo maior produtor brasileiro de bens de serviços de informática, principalmente software, e dispõe de recursos humanos altamente qualificados. Existe na região infra-estrutura moderna e competitiva, além de sua localização estratégica dentro do Mercosul. Essa posição de destaque na produção de informática (segundo dados oficiais do MCT/SEPIN) resulta dos investimentos feitos na formação de recursos humanos e na criação de ativos tecnológicos, atraindo para a região importantes empreendimentos de base tecnológica.

4.2 Biotecnologia

Biotecnologia consiste na aplicação e transferência dos avanços científicos e tecnológicos, resultantes de pesquisas em ciências biológicas e da manipulação de organismos vivos, ou pela ação de substratos orgânicos e minerais, fermentações, cultura de tecidos, melhoramento vegetal,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com