TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Enfase Na Tecnologia E Enfase No Ambiente

Pesquisas Acadêmicas: Enfase Na Tecnologia E Enfase No Ambiente. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/10/2012  •  592 Palavras (3 Páginas)  •  1.248 Visualizações

Página 1 de 3

O objetivo é analisar qual metodologia, dentre as diversas alternativas de mensuração de ativos e passivos exigíveis apresentadas pela Teoria da Contabilidade, proporcionaria um valor mais aproximado da realidade do patrimônio líquido de uma empresa, sob a ótica do proprietário.

No desenvolvimento do trabalho apresentamos metodologias alternativas, fornecidas pela Teoria da Contabilidade, para mensuração de ativos e os critérios de reconhecimento e mensuração dos passivos exigíveis, conceituando-as e analisando seus objetivos, vantagens e desvantagens.

Mensurar contabilmente significa quantificar economicamente os ativos e passivos exigíveis, para isso, é necessário observar a estreita ligação entre a forma de mensuração e a razão pela qual essa será procedida. Nessa visão, haverá uma interferência na avaliação, ou seja, o valor resultante da mensuração vai variar conforme seu objetivo e a metodologia utilizada. Precisa-se considerar também, que o sistema de mensuração pode sofrer outras interferências além da citada, como por exemplo, o conceito subjetivo de valor e os elementos do ativo que serão mensurados.

A Contabilidade tem como finalidade precípua, controlar e fornecer informações aos usuários, sobre o patrimônio das organizações, visando a tomada de decisões, as perspectivas de rentabilidade, a possibilidade de continuidade da entidade, entre outras. “Contabilidade é a ciência do controle econômico” (citado por Iudícibus . Dessa forma, é preciso considerar que a decisão de mensuração do ativo ou do evento contábil a ser medido, o respectivo critério de mensuração a ser adotado, o critério de reconhecimento do passivo, geração de despesa, e a forma adotada para mensurá-lo, irão influenciar no resultado, lucro correto, da entidade, e consequentemente na correta mensuração do patrimônio líquido.

Verifica-se ainda, na exposição das formas de mensuração de ativo que todas elas apresentam vantagens e desvantagens e pode-se perceber o quanto é complexo mensurar o ativo e o passivo, principalmente quando se trata de passivos contingenciais. No entanto, a correta mensuração do patrimônio líquido é conseqüência direta da correta mensuração do ativo e do passivo exigível.

Portanto, ao considerar o patrimônio líquido definido pela Teoria da Propriedade, a qual considera o proprietário o ponto chave da contabilidade, entende-se que, a metodologia mais correta para mensuração de ativos, sob a perspectiva do proprietário, é a metodologia dos Valores Descontados ou Fluxo de Caixa Descontado, a qual fornece o valor presente dos benefícios futuros esperados. E para mensurar os passivos exigíveis, poderia ser considerado mais correto o valor presente das obrigações futuras.

Isso é verificado, porque utilizando-se essa metodologia, ou seja, o valor descontado dos fluxos de caixa esperados, tem-se na realidade o valor de mercado da empresa, e essa é uma das principais informações financeiras demandadas não só pelos seus proprietários, mas também pelos demais usuários externos da informação contábil. Além disso, essa informação dá suporte a tomadas de decisões financeiras, na empresa, de curto e longo prazo.

Sendo essa metodologia, citada anteriormente, considerada a melhor para mensuração do ativo e do passivo exigível, tem-se consequentemente, que o patrimônio líquido

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com