TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tecnologia Dos Materiais

Trabalho Universitário: Tecnologia Dos Materiais. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/11/2013  •  276 Palavras (2 Páginas)  •  399 Visualizações

Página 1 de 2

1) Ensaio de Tração – Material Dúctil x Material Frágil

Material Dúctil: Apresenta além da deformação elástica, a capacidade de deformar-se plasticamente, até o limite de tensão de ruptura, onde o material rompe.

Material Frágil: Resiste a tensão até o limite de proporcionalidade elástica, após este valor (de tensão) o material é incapaz de suportar e rompe.

2) Região Plástica

A Região Plástica é uma deformação permanente provocada por tensões que ultrapassem o limite elástico. Como por exemplo, o pára-choque de um carro que, em uma colisão, absorve a energia causando a deformação permanente.

3) A Curva de engenharia é obtida pela divisão da elongação do comprimento útil do corpo de prova, pelo comprimento original.

O volume do corpo de prova permanece constante durante a deformação plástica e, conforme se alonga, a área da seção reta transversal decresce uniformemente ao longo do comprimento útil do corpo de prova.

Inicialmente o encruamento compensa a diminuição da área da seção reta do transversal, e a tensão de engenharia continua a aumentar com o aumento da deformação.

4) Tenacidade, Resiliência e Ductilidade:

Tenacidade – é a capacidade do material de absorver energia antes de sua ruptura, ou seja, a capacidade que o material apresenta de resistir a esforços de impacto.

Resiliência – é a capacidade do material absorver e devolver energia sem deformação permanente. Essa propriedade tem validade no campo elástico.

Ductilidade – é a capacidade que o material apresenta de deformar-se plasticamente ou permanentemente antes de sua ruptura.

Pode ser medida através da porcentagem de elongação e estricção.

5) Quando não é possível observar nitidamente o fenômeno de escoamento, a tensão de escoamento corresponde à tensão necessária para promover uma deformação permanente de 0,2% ou outro valor especificado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com