TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tecnologia Dos Matériais

Artigo: Tecnologia Dos Matériais. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/4/2013  •  479 Palavras (2 Páginas)  •  650 Visualizações

Página 1 de 2

CARACTERISTICAS DO COBRE

O cobre é um metal não ferroso e não magnético que se funde a 1.080C e, depois da prata, é o melhor condutor de eletricidade e calor.

É um metal dúctil e maleável que pode ser laminado a frio ou a quente.

Ao ser laminado a frio, estirado ou estampado, ele adquire um endurecimento superficial que aumenta sua resistência, porém diminui sua maleabilidade, isso o torna mais frágil, o que é corrigido com o tratamento térmico.

O cobre é um dos poucos metais que ocorrem na natureza em estado puro, ele é um elemento químico metálico de cor vermelho-amarelado.

O cobre é um metal relativamente escasso.

CARACTERISTICAS DO ALUMÍNIO

O alumínio é um metal com características excepcionais: é leve, resistente à corrosão, bom condutor de calor e eletricidade. Reflete a luz, possui coloração agradável de cor branca e brilhante, que apresenta uma estrutura cristalina cúbica de face centrada, característica de todos os elementos metálicos.

Tem um baixo ponto de fusão 658C.

PROPRIEDADES FÍSICAS E QUÍMICAS DO COBRE.

O cobre é um elemento químico metálico, vermelho-amarelado, de símbolo Cu (do latim cuprum). Possui dois isótopos estáveis, de massa 63 e 65, e nove radioativos de massa 58, 59, 60, 61, 62, 64, 66, 67 e 68.

Cristaliza no sistema cúbico e não possui formas alotrópicas.

Apresenta-se em compostos estáveis de valência 1 (cuprosos) e 2 (cúpricos). Não é atacado pelo ar seco, mas ar úmido que contenha dióxido de carbono forma-se uma camada protetora esverdeada de carbonato básico (azinhavre). Dissolve-se bem no ácido nítrico, mas não é atacado a frio pelos ácidos clórico e sulfúrico, a quente, produz com esses ácidos, respectivamente: cloreto cuproso e sulfato de cobre. O cobre forma dois óxidos: óxido cuproso (Cu2O) e óxido cúprico (CuO).

PROPRIEDADES FÍSICAS E QUÍMICAS DO ALUMÍNIO.

Na ordem decrescente, de acordo com o peso, dos elementos que constituem a crosta terrestre, o alumínio ocupa o terceiro lugar, representado cerca de oito por cento em peso do total.

O peso atômico é 26,9.

Ponto de fusão 660C

Ponto de ebulição 2,467C

Gravidade especifica 2,7 g/ml

Estrutura cristalina: Rede cúbica de face centrada

Raio atômico: 1,43 A

Estado de oxidação: +3

O alumínio possui altos índices de condutividade térmica e elétrica, e não se altera em contato com o ar ou em presença de água, graças a uma fina capa de óxido que o protege de ataques do meio ambiente. Apresenta, entretanto, elevada

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com