TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tecnologia E As Diferentes Gerações Como Desafio Para A Gestão De Pessoas

Exames: Tecnologia E As Diferentes Gerações Como Desafio Para A Gestão De Pessoas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/3/2014  •  3.585 Palavras (15 Páginas)  •  557 Visualizações

Página 1 de 15

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PIAUÍ

CAMPUS PROFESSOR BARROS ARAÚJO

CURSO DE GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO

Tecnologia e as diferentes gerações como desafio para a gestão de pessoas

TECNOLOGIA E GERENCIAMENTO DE PESSOAS

Daniela Veloso Paiva¹

Keilla Borges da Silva²

Juliana Barbosa Dias Maia³

RESUMO:

Este artigo tem como foco principal discutir a importância da tecnologia, e a maneira que repercutirá nas gerações, e a forma como os gestores irão direcioná-los para obterem bons resultados. O estudo se justifica devido à necessidade de inovação tecnológica frente a distintos comportamentos, tendo a gestão de pessoas o desafio de coordená-los para o sucesso. Trata-se de uma pesquisa de cunho bibliográfico, que destaca a importância da tecnologia para agregar valor as empresas. O estudo verificou que é essencial a tecnologia dentro das organizações para gerenciar da melhor maneira as diferentes gerações em prol do sucesso organizacional.

PALAVRAS- CHAVES: Tecnologia, Gerações, Gerenciamento de pessoas e Crescimento Organizacional.

ABSTRACT:

KEY-WORDS:

1 INTRODUÇÃO

As empresas têm a necessidade de se renovar constantemente, para um melhor desempenho organizacional, sendo necessária a introdução de uma ferramenta - à tecnologia - essencial para alcançar com eficácia esse desempenho. Esta aplicada nas empresas faz com que elas obtenham melhor atuação em suas atividades e se tornem mais competitivas no ambiente de trabalho.

A aplicação da tecnologia no gerenciamento de pessoas possibilita que as empresas se tornem mais produtivas e consigam obter melhores resultados. O dilema está em coordenar e gerir de forma eficaz o fator humano ante a diversidade de comportamentos, buscando a entrega total dos colaboradores mantendo-os motivados, já que estes são à base do sucesso organizacional.

O presente artigo se justifica devido à necessidade existente de aplicação da tecnologia no gerenciamento de pessoas uma vez que é indispensável à utilização da mesma nas organizações e a complexa adaptação às diferentes gerações, para que haja uma unificação de talentos entre os parceiros visto que estes são fundamentais as empresas, culminando assim na busca constante de sucesso e para uma maior produtividade.

O desenvolvimento tecnológico e a inovação de uma empresa dependem, em grande parte, da formação de recursos humanos capacitados, bem como de investimentos consistentes e contínuos.

Os gestores atualmente passam por um grande desafio, que é encontrar recursos humanos criativos, além disso, reter os melhores talentos e ainda de lidar com as diferentes gerações. Neste contexto, a tecnologia tem se tornado uma importante aliada ao processo de como adquirir os melhores talentos para a organização, gerir competências e desempenho, comunicar e interagir com líderes e colaboradores dispondo informações para a tomada de decisões.

A aplicação da tecnologia na organização determina o perfil que os colaboradores devem ter para alcançar os objetivos junto à empresa, e diferentes tecnologias aplicadas requerem aptidões variadas dos colaboradores que irá com ela trabalhar, diante disso há o conflito existente de saber coordenar as diferentes gerações com suas diferentes aptidões para o objetivo em comum que é o crescimento organizacional e individual.

O desenvolvimento tecnológico sempre constituiu uma premissa básica, impulsiono o desenvolvimento das organizações. Diante desse contexto buscou-se resposta ao seguinte questionamento: como a evolução tecnológica influi no gerenciamento de pessoas, levando em conta as diferentes gerações e consequentemente à obtenção de resultados esperados.

O artigo tem como objetivo definir a aplicabilidade e importância da tecnologia para a empresa, analisando a evolução tecnológica no desenvolvimento da organização, identificando o envolvimento das gerações e a importância do fator humano, observando os efeitos que estes causam na empresa.

Este trabalho teve como procedimento técnico a realização de uma revisão bibliográfica sobre a aplicação da tecnologia e o impacto que esta refletiu nas gerações e no gerenciamento de pessoas, objetivando melhor desempenho da organização, pesquisa esta que se deu, através de sit’s, bibliografias especializadas e artigos científicos, que tratam sobre o tema, a fim de aperfeiçoar ainda mais o conhecimento sobre o assunto em discursão.

Contextualizou-se o tema devido à forma como as empresas tratam as diferentes gerações de pessoas, e a atenção que é dada à tecnologia, sendo que um maior comprometimento com ambas reflete no desempenho das organizações. O artigo esta estruturado da seguinte forma: Primeiro buscou-se mostrar a aplicação da tecnologia, e a evolução desta nas empresas, logo em seguida destacar os reflexos das gerações nas organizações, e a diante frisar a importância do fator humano na obtenção dos resultados.

2 A TECNOLOGIA E SUA APLICABILIDADE NAS EMPRESAS

A partir da segunda metade do século XX a tecnologia passou a ser analisada mais detalhadamente pelo austríaco Shumpeter, com base nas teorias do desenvolvimento econômico. Concentraram-se também os estudos sobre os efeitos das inovações para as empresas e os empreendedores.

Segundo Chiavenato (2003, p.414)

A tecnologia sempre influenciou poderosamente o funcionamento das organizações a partir da Revolução Industrial. Essa foi o resultado da aplicação da tecnologia da força motriz do vapor na produção e que logo substituiu o esforço humano permitindo o aparecimento das fábricas e indústrias.

A tecnologia é um conjunto de conhecimentos que são utilizados para operacionalizar, de forma otimizada as diversas atividades nas empresas. Como “A necessidade é a mãe das grandes invenções tecnológicas”, as pessoas se motivam a adquirir conhecimentos necessários para construir coisas úteis e pensar em algo que ninguém pensou.

As inovações tecnológicas afetam e são afetadas pelas tradições culturais de uma sociedade. Atualmente a inovação esta ocorrendo em uma taxa muito elevada, a cada dia surge uma invenção nova, que nos auxiliam no cotidiano e interferem

...

Baixar como (para membros premium)  txt (24.6 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com