TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tecnologia, Relatório Técnico

Por:   •  2/10/2019  •  Trabalho acadêmico  •  423 Palavras (2 Páginas)  •  130 Visualizações

Página 1 de 2

Instituto Federal de Minas Gerias-Campus Ouro Preto

Tecnologia da Construções II - Prof.: Sylvio Nelson

CONCRETO

O que é, História, Traço, Aplicações, Curiosidades

Nomes: Isabela Campos, Karollaine Tereza, Kauama Lopes, Layane Xavier, Maria Vitória, Thaiani Marques.

Turma: D3EDI1.

Ouro Preto

2019

CONCRETO

O que é?

     O concreto ou betão é o material mais utilizado na construção civil, composto por uma mistura de água, cimento e agregados.

    O cimento é o aglomerante do concreto que une os agregados. Estes podem ser agregados miúdos (areias naturais ou artificiais) ou agregados graúdos (pedras britadas ou seixos).

   Sua resistência e durabilidade dependem da proporção entre os materiais que o constituem. A mistura entre os materiais constituintes é chamada de dosagem ou traço.

  História

    Os romanos utilizavam matéria prima para seus concretos, a mistura era composta por cascalho e areia grossa misturados com cal quente e água, às vezes, até com sangue de animal. Utilizavam cabelo de cavalo para diminuir as retrações.

    Os Egípcios antigos utilizavam cal e cimento para o concreto. Essa mistura foi usada nas construções das pirâmides mundialmente aclamadas.

     O primeiro fato registrado foi no ano de1756, quando John Smeaton fez concreto misturando agregado graúdo e cimento. Em 1793, ele construiu o Eddystone Lighthouse in Cornwall, na Inglaterra, com o uso de cimento hidráulico. No ano de 1824, o inventor inglês Joseph Aspdin desenvolveu o cimento Portland, ele fez concreto queimando giz com terra e finalmente argila, em um forno até que o dióxido de carbono evaporasse, resultando em um forte cimento.

      Em 1836, na Alemanha se realizou o primeiro teste sistemático de concreto, em que foi medida resistência à tração e à compressão do concreto.

      Em 1849, Joseph Monier quem inventou o primeiro concreto armado, foi ele quem fez cubas e tubos de concreto armado com o uso de aço, recebendo a patente por essa invenção em 1867.O concreto armado, combina a capacidade à tração do metal e à compressão do concreto para suportar elevadas cargas.

    Em 1920, o concreto foi largamente utilizado em construções de estradas e construções. Em 1936, as barragens de concreto Hoover e Grand Cooley foram construídas.

    O concreto, desde a idade moderna, é um caminho sem volta. É conhecido como o mais resistente material de construção, e é altamente utilizado na construções de represas, rodovias, prédios, entre outros diferentes tipos de edificações e construções.

Fontes 

Civilização Engenharia. https://civilizacaoengenheira.wordpress.com/2017/03/22/a-historia-do-concreto/ Acesso em: 13/08/19

     

     

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)   pdf (62.8 Kb)   docx (8.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com