TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tecnologia de Materias Limpas

Por:   •  25/11/2020  •  Exam  •  542 Palavras (3 Páginas)  •  120 Visualizações

Página 1 de 3

Aluno: Vinicius de Almeida Brito

2) Em que consiste a Análise de Ciclo de Vida? Aborde seus aspectos positivos e seus fatores limitadores.

Consiste em um método para avaliação dos sistemas de produtos ou serviços que considera os aspectos ambientais em todas as fases da sua vida, estabelecendo vínculos entre esses aspectos e categorias de impacto potencial, ligados: ao consumo de recursos naturais, à saúde humana e à ecologia. A ACV é uma técnica para em avaliar aspectos ambientais e impactos potenciais associados a determinado produto, compreendendo as etapas que vão desde a retirada da natureza das matérias-primas que entram no processo produtivo até a disposição final, considerando a produção de energia, os processos de manufatura, as questões relacionadas com as embalagens, transporte, consumo de energia não renovável, impactos relacionados com o uso ou aproveitamento e o reuso do produto ou mesmo questões relacionadas com lixo ou recuperação/reciclagem.

De suas limitações tem se que a elaboração de estudos que utilizam a metodologia da ACV quase sempre acarreta grande consumo de tempo, recursos financeiros e humanos. Dependendo da profundidade do estudo que se pretende conduzir, a coleta de dados pode ainda ser dificultada por várias outras razões. A não disponibilidade de dados importantes pode afetar o resultado do estudo e, por consequência, a sua confiabilidade. Por isso é importante saber que a ACV, não é uma ferramenta capaz de medir a eficiência de um produto ou processo quanto em relação a outros fatores.

3) De que forma as bases conceituais referente a eMergia liquida pode contribuir na decisão de utilização de fontes alternativas de energia mais eficientes?

Emergia liquida é a energia útil de um determinado tipo que é utilizada diretamente e indiretamente nas transformações necessárias para gerar um produto ou serviço. O índice de emergia pode ser calculado para avaliar a real sustentabilidade do meio, isso faz com que se possa mensurar ecológica e energeticamente o material, dessa maneira conseguimos saber qual tipo de energia mais eficiente será mais adequada para se aplicar na produção de determinado material, baseando se na quantidade de emergia que seria utilizada na produção do mesmo porém de uma fonte de energia menos eficiente como as fóssil por exemplo.

1) Dentre os critérios ambientais para escolha de produtos ambientalmente sustentáveis existem a energia incorporada e materiais ambientalmente preferíveis. Faça um descrição detalhada das características de cada critério.

Energia Incorporada:

Se propõe a medir todas as atribuições em termos equivalentes. Para tal, faz uso da Teoria de Sistemas, da Termodinâmica, e da Biologia e de novos princípios do funcionamento de sistemas abertos que estão sendo propostos, entre eles o da hierarquia universal de energia e doa auto organização e estabelecimento do maior fluxo possível de energia disponível no sistema.

Energia incorporada é a energia disponível de um mesmo tipo, por exemplo, energia solar equivalente, que foi previamente requerida, em uma forma direta ou indireta, para produzir um certo produto ou serviço. A energia incorporada mede a riqueza real.

A qualidade de um recurso é medida por sua energia incorporada po unidade, podendo ser a unidade: massa, energia, biosfera e outros. Ela mede o nível de vida.

Materiais Ambientalmente Preferíveis:

São materiais que causam menos no meio ambiente e na saúde humana. Reduzindo custos de descarte, contribuindo para melhoras na segurança melhor condição para saúde dos trabalhadores que utilizam esses materiais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)   pdf (41.4 Kb)   docx (291.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com