TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tema 05 Ava Responsabilidade

Artigo: Tema 05 Ava Responsabilidade. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/10/2014  •  1.384 Palavras (6 Páginas)  •  207 Visualizações

Página 1 de 6

A desaceleração econômica causada pela crise global, desde o fim de 2008, na maioria dos países provocou desemprego, e muitos projetos de desenvolvimento foram adiados. Este fato influenciou diretamente a emissão de gases poluentes na atmosfera. Como consequência, é possível afirmar que:

Escolher uma resposta.

a. Com a redução da demanda de aço no mundo, dezenas de pequenas siderúrgicas em alguns países em desenvolvimento tiveram de parar suas atividades, e, em consequência, a concentração de dióxido de enxofre (SO2), substância responsável pela chuva ácida, aumentou expressivamente nesses lugares.

b. A queda na produção industrial provocou aumento da emissão de dióxido de carbono (CO2) na atmosfera.

c. Com a diminuição da produção industrial em várias partes do mundo, o tráfego de caminhões caiu, amenizando as emissões de gases que causam mudanças climáticas e poluição local em grandes centros urbanos.

d. Com o preço da soja e da carne em queda no Brasil, houve menos incentivos para derrubar a floresta e substituí-la por pastos ou lavouras, tendo, como consequência, a redução, na Amazônia, do desmatamento no período de agosto de 2008 a janeiro de 2009, quando comparado ao mesmo período do ano anterior.

e. Em muitos países, os investimentos para o desenvolvimento de energias renováveis aumentaram, na tentativa de diminuir a dependência excessiva de combustíveis fósseis.

Resposta correta: Com o preço da soja e da carne em queda no Brasil, houve menos incentivos para derrubar a floresta e substituí-la por pastos ou lavouras, tendo, como consequência, a redução, na Amazônia, do desmatamento no período de agosto de 2008 a janeiro de 2009, quando comparado ao mesmo período do ano anterior.

Comentário sobre a resposta correta: A crise econômica de 2008 provocou alterações no mercado agropecuário, com queda no preço de diversos produtos, mas este fato determinou uma diminuição nas áreas de florestas removidas, em especial para plantio de soja e de pasto para o gado.

Correto

Notas relativas a este envio: 1/1.

Question2

Notas: 1

A Conferência Rio+20 figurou como um cenário-chave para o reordenamento geopolítico global, em que – sob o rótulo de economia verde – se discutiu um maior controle empresarial sobre o uso dos recursos naturais e a necessidade do emprego de novas tecnologias ambientalmente adequadas. Nesta perspectiva, a Conferência das Nações Unidas Rio+20 teve como tema central:

Escolher uma resposta.

a. Uma rejeição à proposta de expansão de empregos verdes.

b. Uma proposta de cooperação entre as economias industrializadas.

c. Propostas de inovações tecnológicas que expandam o uso de combustíveis fósseis.

d. O estímulo ao desenvolvimento sustentável e à economia verde.

e. A intensificação de políticas tradicionais de desenvolvimento.

Resposta correta: O estímulo ao desenvolvimento sustentável e à economia verde.

Comentário sobre a resposta correta: Um dos aspectos centrais da Rio+20 foi uma ampla discussão e estímulo para a adoção de atividades que possibilitem o desenvolvimento sustentável e a difusão de estratégias para a expansão da economia verde.

Correto

Notas relativas a este envio: 1/1.

Question3

Notas: 1

Assinale a alternativa correta quanto ao conceito da Nova Economia ou Economia Verde:

Escolher uma resposta.

a. A maior parte da energia proveniente do petróleo não é utilizada pelo sistema econômico mundial, apesar da tentativa de reciclagem.

b. A economia verde não é só uma questão de modismo ou de inovação, mas uma mudança de mentalidade necessária para o desenvolvimento sustentável.

c. É preciso multiplicar a extração de barris de petróleo para garantir o montante de energia necessária para as próximas gerações.

d. O aumento na produção de riqueza significa necessariamente eficiência, pois não haverá um estímulo maior para o consumo de energia.

e. A substituição de petróleo por outras fontes de energia é barata e já deve ocorrer em curto prazo.

Resposta correta: A economia verde não é só uma questão de modismo ou de inovação, mas uma mudança de mentalidade necessária para o desenvolvimento sustentável.

Comentário sobre a resposta correta: A adoção de uma nova economia ou economia verde é uma etapa fundamental para a consolidação de um novo modelo econômico que promova a sustentabilidade.

Correto

Notas relativas a este envio: 1/1.

Question4

Notas: 1

Sobre o tema Economia Verde, identifique se são Verdadeiras (V) ou Falsas (F) as seguintes proposições:

( ) O padrão de consumo das sociedades altamente industrializadas não colabora de forma significativa para a sustentabilidade.

( ) A economia verde relaciona-se às atividades que utilizam de forma ambientalmente adequada os recursos naturais e que são socialmente justas.

( ) A Nova Economia não tem como preocupação questões socioeconômicas e considera apenas a perspectiva ambiental.

( ) Uma das formas de estimular a consolidação do desenvolvimento sustentável é a expansão

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.5 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com