TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AVA Aula-Tema 03 Responsabilidade Social E Meio Ambiente

Exames: AVA Aula-Tema 03 Responsabilidade Social E Meio Ambiente. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/8/2014  •  879 Palavras (4 Páginas)  •  2.091 Visualizações

Página 1 de 4

1. A ampla devastação ambiental, decorrente do processo mundial de desenvolvimento industrial, é um "quadro" que começa a se modificar a partir da defesa pública de um novo conceito: o desenvolvimento sustentável. O sentido dessa expressão tem por finalidade:

Propor a conciliação do desenvolvimento com o meio ambiente.

Comentário da resposta correta: A resposta está correta, já que o desenvolvimento sustentável visa atender às necessidades do presente sem comprometer as possibilidades de as gerações futuras atenderem suas próprias necessidades, o que indica a conciliação do desenvolvimento com a preservação ambiental.

2. O conceito de desenvolvimento sustentável enfatiza que este visa atender às necessidades do presente sem comprometer as possibilidades de as gerações futuras atenderem suas próprias necessidades. Esta afirmação se baseia em duas ideias:

Muitos recursos naturais são finitos, e danos ambientais causados pelo ser humano podem ser irreversíveis.

Comentário da resposta correta: A resposta está correta, já que o conceito de desenvolvimento sustentável está relacionado à finitude de alguns recursos naturais e ao fato de que muitos dos problemas ambientais que vêm sendo causados pelo ser humano têm se mostrado irreversíveis, como a extinção de espécies em seu habitat natural.

3. A noção de desenvolvimento sustentável deve ser discutida junto às questões que se referem ao crescimento econômico. De acordo com este conceito, considera-se que:

( ) I. O meio ambiente é fundamental para a vida humana e, portanto, deve ser intocável.

( ) II. Os países em desenvolvimento são os únicos que praticam esta ideia, pois, por sua baixa industrialização, preservam melhor o meio ambiente do que os países industrializados.

( ) III. Ocorre uma oposição entre desenvolvimento e proteção ao meio ambiente, e, portanto, é inevitável que os riscos ambientais sustentem o crescimento econômico dos povos.

( ) IV. Deve-se buscar uma forma de progresso socioeconômico que vise à preservação ambiental e que também inclua a equidade social, destacando a importância da participação individual neste processo.

( ) V. Está relacionado à transformação de valores, hábitos e atitudes da sociedade, por meio do reposicionamento quanto ao consumo e outras questões importantes.

F – F – F – V – V.

Comentário da resposta correta: A resposta está correta, já que o progresso socioeconômico, a preservação ambiental, a busca pela equidade social e a participação são elementos intrínsecos ao conceito de desenvolvimento sustentável, o qual está relacionado à necessidade da transformação de valores, hábitos e atitudes em âmbito individual e social, validando as afirmações IV e V. O fato de o meio ambiente ser fundamental para a vida humana não quer dizer que ele deva ser intocável, além disso, todos os países podem atuar com vistas ao desenvolvimento sustentável, ou seja, tentar conciliar desenvolvimento e proteção ambiental, e não apenas os países em desenvolvimento, o que invalida as afirmações I, II e III.

4. O conceito de desenvolvimento sustentável deve fundamentar as políticas públicas, de modo que os objetivos do desenvolvimento econômico e social sejam definidos em termos de sustentabilidade. Nesta perspectiva, os governos, as empresas e as organizações, ao planejarem e executarem suas ações, devem considerar os seguintes aspectos:

Os aspectos econômicos, sociais e ambientais.

Comentário da resposta correta: A resposta está correta, porque o conceito de desenvolvimento sustentável deve fundamentar as políticas públicas, de modo que os objetivos do desenvolvimento econômico e social sejam definidos em termos de sustentabilidade. Nesta perspectiva, os governos, as empresas e as organizações ‒ ao planejarem e executarem suas ações ‒ devem considerar o equilíbrio entre os aspectos econômicos, sociais e ambientais.

5. A Agenda 21 corresponde a um plano de ação e planejamento global que deve ser adotado em nível internacional, nacional e local, além de envolver diversos atores sociais (governos, empresas, organismos internacionais e organizações não governamentais), os quais podem cooperar na busca de:

Solução para os problemas socioambientais.

Comentário da resposta correta: A resposta está correta, porque a Agenda 21 deve ser adotada em nível internacional, nacional, local e envolver diversos atores sociais (governos, empresas, organismos internacionais e organizações não governamentais) que podem cooperar na busca de solução para os problemas socioambientais.

6. Leia atentamente as afirmações a seguir:

A transição para um tipo de desenvolvimento que seja ambiental e socialmente sustentável exige a aplicação de esforços contínuos de informação e capacitação de diversos atores sociais para a formação de uma sociedade proativa em relação às diversas questões socioambientais, nas quais os problemas ambientais e sociais estão incluídos, considerando-se tanto suas origens como suas consequências. Neste contexto, a elaboração e execução de projetos socioambientais cada vez mais vêm sendo realizados por organizações não governamentais, mas a atuação destas instituições não esgota o atendimento às demandas e não é suficiente para resolver os problemas socioambientais

PORQUE

só o Estado reúne as condições de promover ações permanentes, abrangentes e sistemáticas, na provisão de serviços e sistemas socioambientais, por meio da elaboração de políticas públicas.

Sobre estas afirmações, conclui-se que:

As duas afirmações são verdadeiras, e a segunda justifica a primeira.

Comentário resposta correta: A resposta está correta, pois as organizações não governamentais exercem um papel cada vez mais importante na realização de projetos socioambientais, mas a atuação dessas organizações não exclui a necessidade de participação do Poder Público, a quem compete a elaboração de políticas públicas essenciais para a promoção de ações permanentes e sistemáticas, fazendo com que a segunda afirmação justifique a primeira.

...

Baixar como  txt (6.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »