TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tempo com rotor bloqueado

Artigo: Tempo com rotor bloqueado. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/4/2014  •  Artigo  •  953 Palavras (4 Páginas)  •  1.394 Visualizações

Página 1 de 4

ENSINO PRESENCIAL COM SUPORTE EAD

ENGENHARIA MECATRÔNICA – N1INSTAA

MARCELO RODRIGO DA SILVA - 241522011

PORTFÓLIO 1

ACIONAMENTOS ELETRÔNICOS

...............................................................................................................................

Guarulhos

2014

MARCELO RODRIGO DA SILVA

PORTFÓLIO 1

ACIONAMENTOS ELETRÔNICOS

Trabalho apresentado ao Curso de Engenharia Mecatrônica da Faculdade ENIAC para a disciplina Acionmentos Eletrônicos.

Prof. Marcus Valério

¨

¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨

Guarulhos

2014

Resumo

1.4.4 - Tempo com rotor bloqueado

Os motores, são equipamentos que por sua vez, necessitam de energia para se moverem, entre suas caraterísticas, devemos levar em consideração o seu sistema de funcionamento observando seu comportamento no início de sua partida.

O tempo necessário do enrolamento de um motor quando percorrido pela corrente de partida até que atinja o limite da temperatura é chamado “Tempo de Rotor Bloqueado”, esse estado é considerado quando em condiçoes normais de tarablho já estando com o seu valor limite de temperatura considerando também a temperatura ambiente no seu valor máximo. Este tempo é um parâmetro padrão estabelecido para cada tipo de projeto de máquina, assim, para cada tipo de motor exite um parâmetro diferente que é calculado de acordo com a necessidade utilizando uma fómula de cáculos.

O tempo de Rotor Bloqueado estaá referenciado a sua classe de isolamento dependendo do projeto, aplicação e tipo de motor. Essas características estão diretamente relacionadas a diversos fatores contidos no sistema de funcioanemto do motor como o tempo de aceleração, que o ideal é que o tempo de aceleração seja menor que o tempo de rotor bloqueado, mas também não pode ser muito menor para isso deve-se utilizar cáculos matemáticos para determinar essa relação ou consultar tabelas quando se fazer uso de motores padõres para aplicações mais usuais nas industrias e máquinas. Existem tabelas que mostra com clareza como podemos modificar os parâmetros, am alguns casos quando se troca a classe de isolamente por outra supeior pode-se aumentar o tempo de rotor bloqueado.

O toque de partida é a função da tensão aplicada no enrolamento do estator, por isso é necessário que haja muita atenção quanto sua aplicação em relação ao seu funcionamento, nos mototres dc essa realação é mais minusciosa por tratar-se de um equipamento sensível, é por isso que em algumas aplicações de motores DC são utilizados drivers de potência para não afetar o motor ou até mesmo queima-lo, pois se aplicarmos uma carma muito alta seu torque não será o suficente para que ele se mova assim podendo ser queimado ou danificado.

1.4.4.1 - Classe de isolamento

O limite de temperatura depende diretamente do tipo de material empregado/utilizado na fabricação do motor, para efeito de normalização, os materiais isolantes e os sistemas de isolamento, cada um é formado pela combinação de diveros mateiraise que são agrupados em Classes de Isolamento, cada qual sempe definido pelo limite maior de temperatura que o material alcançar e suportar continuamente sem que sua vida útil seja afetada durante o funcionamento normal do motor.

As classes de isolamento em máquinas elétricas e os respectivos limites de temperatura são estabelecidos pela norma NBR 7094, essa norma estabelece quando e em que ponto deve-se utilizar cada tipo de material isolante, obedecendo estes padrões os equipamentos serão confiáveis em sewu funcionamento.

O isolamento é um fator muito importante em motores, mas para se medir não é tão simples assim, para obter resultados condizentes em relação a temperatura usa-se a resistencia dos condutores utilizando uma fórmula para calcular a temaperatuda já que não há potos deefinidos para se medir com termômetros.

As normas para os motores estabelecem o máximo de temperaturas ambiente e especificam uma elevação máxima de temperatura do motor, dessa forma o ponto mais quente fica limitado mas garantido segurança sem causar dandos se utilizados de forma correta.

As classes de isolamento também estão diretamente relacionadas aos tipos de motores, os motores em alguns casos trabalhar em conjunto com placas de circuitos acolpados em sua lateral ou cauda onde existem componetes eletrônicos que transmitem calor como é o caso de resistores e principalmente transistores e muitos outros tipos de materiais conectados a placa. Um exemplo é motor de portão automático residencial. Para esse tipo de motor é estabelcido um tipo de classe já que é sabido que a placa conetada também gera calor aumentando a temperatuda externa e interna do motor.Existem diversas aplicações principalmente em industrias onde se faz uso de robôs e esteiras de transporte de materiais que estão em constante movimento de trabalho.

Refências bibligraficas

Livro Texto Referência:

FRANCHI, Claiton Moro. Inversores de Freqüência. Ed. Érica.

.............................................................................................................

Conclusão:

Durante o desenvolvimento desse trabalho, tive a oportunidade de entender o funcionamento, aplicação e estrutura dos motores e também entender melhor algumas de suas características, estruturas e funcionamento. A importância de ter conhecimentos nesse assunto, é pelo fato de que durante minha trajetória profissional como futuro engenheiro, terei que entender tudo sobre os motores, pois ao projetar um sistema em uma indústria, devemos saber que motor, que aplicação e custo benefício devemos escolher. Os acionamentos elétricos e eletrônicos, fazem parte do dia-a-dia nas máquinas que atuam dentro das indústrias, e para que haja resultados positivos e qualidade nos trabalhos, temos que saber qual, onde e quando devemos implantar um sistema com os mais diveros tipos de motores.

Os principais assuntos abordados nesse trabalho é o Tempo de Rotor Bloqueado e a Classe de Isolamento de motores, são características que fazem parte não só da vida útil do motor mas também do seu funcionamento, sabendo que teremos que entender bem este assundo para que no futuro possamos aplicar nossos conhecimentos com excelência em nossa trajetória profissional. A leitura e o resumo dos itens abordados reforçou ainda mais meu aprendizado em relação à disciplina em questão, que é Acionamentos Eltrônicos.

Estudei o livro em questão e redigí com minhas palavras apenas fazendo consultas, e pode observar que meu entendimento foi elevado em relação a o assunto abordado.

...............................................................................................................................

Guarulhos

2014

...

Baixar como  txt (7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »