TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Teoria Da Administração

Trabalho Escolar: Teoria Da Administração. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/9/2013  •  1.225 Palavras (5 Páginas)  •  241 Visualizações

Página 1 de 5

Etapa 3

Passo 1

Teoria de Sistemas

A Teoria Geral de Sistemas surgiu com os trabalhos de Ludwing Von Bertalanffy. Para tentar soluções práticas, produzir teorias e formulações conceituais para aplicações na realidade das organizações criticando a visão que tem do mundo dividida em áreas diferentes arbitrárias e com fronteiras solidamente definidas havendo espaços vazio entre elas. A Teoria Geral de Sistema afirma que devem estudar os sistemas globalmente, envolvendo todas as partes.

Esquema principal da teoria dos sistemas

• Entradas ou insumos

• Processamento ou operação

• Saídas ou resultados

• Feedback ou retroalimentação

O conceito de sistemas é complexo: tornando-se necessário o conhecimento de algumas características dos sistemas, propósito, globalismo, entropia e homeostasia, assim como os possíveis e parâmetros dos sistemas, entradas, processo, saída, retroação e ambiente. O sistema aberto é o que melhor permite uma análise profunda e ampla das organizações.

As organizações são como sistemas abertos, pois o seu comportamento é probabilístico e não-determinístico, fazendo parte da sociedade maior, e dividida em partes menores, existindo interdependência entre as organizações, sendo preciso alcançar a homeostase, pelo fato das organizações terem limites definidos caracterizando pela morfogênese.

A Teoria de Sistemas aborda uma ampliação na visão dos problemas organizacionais em contraposição à abordagem do sistema fechado. Seu caráter é abstrato e a possibilidade de compreensão dos efeitos sinergísticos da organização são surpreendentes. Apesar do enorme impulso, a Teoria dos Sistemas ainda carece de sistematização e detalhamento.

Teoria Matemática

A Teoria Matemática da ênfase na ação para a ênfase na decisão, sendo fundamento básico na tomada de decisão.

O processo concentra-se na escolha das possíveis alternativas de solução obtém melhor eficiência. Sua ênfase busca meios alternativos e é criticada por preocupar-se com o procedimento e não com o conteúdo da decisão. O tomador de decisão aplica métodos quantitativos tornando o processo decisório e racional definido no equacionamento do problema a ser resolvido, preocupando-se com a eficácia da decisão.

Modelos matemáticos em Administração

A Teoria Matemática procura construir modelos matemáticos para simular situações reais na empresa, focalizando na solução do problema. O modelo é a representação de algo ou o padrão a ser feito fazendo representações da realidade, simulação de situações futuras e avaliação da probabilidade de sua ocorrência delimitando a área de ação proporcionando uma situação futura com razoável esperança de ocorrência.

Seu objetivo é capacitar a administração e tomar decisões. Ela pretende tornar científico, racional e lógico o processo decisório nas organizações, seja elas industrias, transportes, telecomunicações, finanças, saúde, serviços públicos, operações militares, refinarias, petroquímicas e outras.

As principais técnicas de Pesquisa Operacional são:

- Teoria dos Jogos,

- Teoria das Filas;

- Teoria dos Grafos;

- Programação linear;

- Programação Dinâmica;

- Analise estática e calculo de Probabilidade.

Teoria da Tecnologia da Informação

“E o conjunto de todos os recursos tais como, hardware, software, processos ou sistema de informações que torna a informação disponível no tempo, local, e formato necessários”

Utilizam a tecnologia para desenvolver produtos, serviços precessos que tendem a uma vantagem competitiva na sua atuação, os principais concorrentes são:

• Concorrentes

• Clientes

• Fornecedores

• Produtos substitutos

• Serviços

O papel principal da informação dentro das organizações é buscar recursos, máxima eficiência, no desenvolvimento de soluções rápidas, com as mudanças do ambiente externo, desenvolvendo estratégias utilizando a tecnologia da informação auxiliando na manutenção da organização.

A tecnologia da informação auxilia na redução de custos de produção, clientes e fornecedores, podendo também aumentar os custos com seus concorrentes que devem arcar com as despesas das mudanças ocorridas.

Teoria Contingencial

A Teoria da contingência ou Teoria contingencial enfatiza que não há nada de absoluto nas organizações ou na teoria administrativa. Tudo é relativo. Tudo depende. A abordagem contingencial explica que existe uma relação funcional entre as condições do ambiente e as técnicas administrativas apropriadas para o alcance eficaz dos objetivos da organização.

A relação funcional entre as variáveis independentes e dependentes não implica que haja uma relação de causa-e-efeito, pois a administração é ativa e não passivamente dependente na prática da administração contingencial. O reconhecimento, diagnóstico e adaptação à situação são certamente importantes, porém, eles não são suficientes. As relações funcionais entre as condições ambientais e as práticas administrativas devem ser constantemente identificadas e especificadas.

A Teoria contingencial nasceu a partir de uma série de pesquisas feitas para verificar quais os modelos de estrutura organizacionais mais eficazes em determinados tipos de indústrias. Essas pesquisas e estudos foram contingentes na medida em que procuravam compreender e explicar o modo pelo qual as empresas funcionavam em diferentes condições. Estas condições variam de acordo com o ambiente ou contexto que as empresas escolheram como seu domínio de operações. Em outras palavras, essas condições são ditadas de acordo com o seu ambiente externo. Essas contingências externas podem ser consideradas como oportunidades ou como restrições que influenciam a estrutura e os processos internos das organizações. Pesquisas foram realizadas na década de 1960 sobre a relação entre modelos de estruturas organizacionais e a eficácia em determinados tipos de indústria. Os resultados surpreenderam, pois indicava que não havia uma forma melhor ou única, e sim que tanto a estrutura quanto o funcionamento das organizações dependiam da relação com o ambiente externo.

Passo 2

Implicações Éticas

A Ética tem como objetivo na organização de ordenar e comandar vários setores seja ele interno e externo na organização. Éticas podem ter vários significados dentro de uma organização onde o principio da mesma é a colaboração e a eficácia dos serviços prestados pela mesma ou até mesmo a garantia do produto oferecido para o cliente, assim, também pode ter um impacto negativo se a organização não se adaptar as mudanças ocorridas com a modernidade.

Muitas teorias foram criadas ao decorrer da história da administração, mas a ética e a moral infelizmente não cresceram nesta mesma linha, alguns motivos, que começam com o problema que percorre a infinita sede pela busca do lucro e a ganância, até os códigos corporativos de empresas que só sustentam suas próprias necessidades de se manter no mercado a qualquer custo.

Infelizmente muitas empresas acabam não alinhando a ética pessoal ou individual com a ética empresarial, mesmo com normas de condutas existentes entre os diversos ramos de atividades existentes. Com isso não adiantará muito a administração evoluir se a conduta não acompanhar esse crescimento.

...

Baixar como  txt (7.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »