TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Teoria Da Administração

Trabalho Escolar: Teoria Da Administração. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/5/2013  •  6.450 Palavras (26 Páginas)  •  461 Visualizações

Página 1 de 26

3. – INTRODUÇÃO

Este trabalho tem com objetivo demostrar e explicar o conceito de trabalho e a visão da sociedade capitalista através das teorias dos clássicos da sociologia, e aprofundar os conhecimentos relacionados à profissão do administrador com os aspectos teóricos dos temas abordados.

O trabalho também vem contribuir para nosso crescimento acadêmico, uma vez que, iremos adquirir novos conhecimentos para colocarmos em prática em nosso dia a dia, visando a melhoria das tarefas diárias nas empresas e elevando o nível dos profissionais das mesmas.

Mostra também as grandes transformações e á absorção de novos conceitos gerenciais, em razão do aperfeiçoamento profissional de seus administradores, devido a pressão exercida pela concorrência em vários setores, e pela maior grade de conhecimento e exigência do consumidor, que valoriza cada vez mais as empresas e produtos certificados em qualidade, ética e responsabilidade.

4. REFERENCIAL TEÓRICO

4.1. EVOLUÇÃO DA TEORIA DA ADMINISTRAÇÃO

De acordo com Chiavenato (2000) a palavra Administração vem do latim ad (direção, tendência para), e minister (subordinação ou obediência) significa aquele que realiza uma função abaixo do comando de outrem. Essa tarefa consiste em interpretar os objetivos propostos pela organização e transformá-los em ação organizacional por meio do planejamento, organização, direção e controle de todos os esforços realizados, em todas as áreas e níveis da organização a fim de alcançar os objetivos pretendidos.

É o processo de planejar, organizar, dirigir, e controlar que promove o bom uso dos recursos. Essa cadeia de entendimento se iniciou com a ênfase nas tarefas (atividades executadas pelos operários em uma fábrica), através da Administração Científica de Taylor, a seguir a preocupação básica passou para a ênfase na estrutura, com a estrutura clássica de Fayol, e com a teoria da burocracia de Weber, seguindo-se mais tarde com a teoria estruturalista.

A reação humanística surgiu com a ênfase nas pessoas, por meio da teoria das relações humanas, mais tarde desenvolvida pela teoria comportamental e pela teoria do desenvolvimento organizacional. A ênfase no ambiente surgiu com a teoria dos sistemas, sendo completada pela teoria da contingência, desenvolvendo esta, a ênfase na tecnologia, tomando por uma visão geral: tarefas; estrutura; pessoas; ambiente e tecnologia.

As principais escolas que contribuíram com o desenvolvimento das diversas teorias acerca da Administração foram: a Escola das Relações Humanas, a Escola do Sistema Social, a Escola Behaviorista, e a Escola Neoclássica. Propiciaram o estudo do planejamento, direção, organização e controle das atividades, como um complexo de estruturação e princípios voltados para a prática dentro de uma organização, sendo estas públicas ou privadas, na qual o esforço cooperativo do homem é a base fundamental para que haja eficiência e eficácia nas atividades propostas como:

Saber utilizar princípios, técnicas e ferramentas administrativas; Saber decidir e solucionar problemas; Saber lidar com pessoas: comunicar eficientemente, negociar, conduzir mudanças, obter cooperação e solucionar conflitos. Ter uma visão sistêmica e global da estrutura da organização; Ser proativo, ousado e criativo; Ser um bom líder; Gerir com responsabilidade e profissionalismo.

4.1.1. HABILIDADES DO ADMINISTRADOR E SUA EVOLUÇÃO NO TEMPO

Os gestores, ou administradores, são os agentes ou protagonistas do processo administrativo. Os gestores são funcionários responsáveis pelo trabalho de outros funcionários nas organizações. São também chamados chefes ou dirigentes.

O desempenho de qualquer papel gerencial, na alta administração, na gerência intermediária, ou em um grupo autogerido de trabalho, depende de habilidades. Habilidades são compentências que determinam o grau de sucesso ou eficácia do gerente no cargo e da organização. Para Mintzberg, são oito as habilidades, disposta em:

1 – Habilidades de relacionamento com colegas, para Mintzberg, nesta categoria está toda a capacidade de estabelecer e manter relações formais e informais com os colegas, especialmente do mesmo nível hierárquico, para atender a seus próprios objetivos ou servir a interesses recíprocos. Algumas habilidades específicas nesta categorias são: Construção de uma rede de contados;- Comunicação formal e informal;- Negociação;- Política (compreensão e sobrevivência dentro da estrutura de poder das grandes burocracias).

2 – Habilidades de liderança. Habilidades de liderança são necessárias para a realização das tarefas que envolvem a equipe de subordinados do gerente: orientação, treinamento, motivação, uso da autoridade. De acordo com Mintzberg, as habilidades de liderança estão associadas intimamente com a personalidade inata.

3 – Habilidades de resolução de conflitos. Estão incluídas nesta categoria a habilidade interpessoal de arbitrar conflitos entre pessoas e a habilidade de tomar decisões para resolver distúrbios. A utilização destas habilidades produz tensão. Portanto, esta habilidade exige outra: A tolerância a tensões.

4 - Habilidades de processamento de informações. Para Mintzberg, os estudantes de administração devem aprender a contruir redes informais e desenvolver habilidades de comunicação, como expressar eficazmente suas idéias e falar oficialmente como representante da empersa.

5 – Habilidades de tomar decisões em condições de ambiguidade. Em sua maior parte, as situações que o gerente enfrenta não são estruturadas. São situações imprevistas, que precisam ser diagnosticadas e que exigem do gerente a capacidade de decidir, em primeiro lugar, se é preciso decidir. Além disso, o gerente não lida com uma decisão de cada vez. Frequentemente, o gerente enfrenta inúmeros problemas e precisa tomar muitas decisões em curtos períodos. Ambiguidade é o que acontece quando o gerente tem poucas informações para lidar com essas situações. Para Mintzberg, a ambiguidade é inerente a muitas decisões gerenciais.

6 – Habilidades de alocação de recursos. Os gerentes lidam com recursos limitados que devem ser usados para atender a necessidades que concorrem entre si. Eles devem decidir a quais atividades alocar seu tempo, ou a quais projetos alocar funcionários. Assim, a habilidade de alocação de recursos fornece ao gerente os critérios para a definição de prioridades a fim de que as escolhas sejam as melhores.

7 – Habilidades de empreendedor. Segundo Mintzberg, “estas habilidades

...

Baixar como (para membros premium)  txt (42.3 Kb)  
Continuar por mais 25 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com