TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Teoria Da Contabilidade

Dissertações: Teoria Da Contabilidade. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/11/2013  •  905 Palavras (4 Páginas)  •  216 Visualizações

Página 1 de 4

Através de estudos e melhorias contínuas, os processos de registro e gestão da teoria contábil vêm sendo trabalhados desde os princípios básicos por uma análise de desenvolvimento e técnicas para o aperfeiçoamento do mesmo. A teoria da contabilidade consiste em explicar e dominar a prática contábil. A partir do momento em que se consegue explicar os fenômenos contábeis, entre o enfoque da metodologia usada, também desperta no pesquisador a necessidade de raciocinar, analisando as variáveis e suas relações de causa e efeito. Por tanto seguindo as regras compostas e estudando os passos construtivos primários totalizando com os tempos modernos, a contabilidade vem sendo a forma mais admirável de se contar o patrimônio de qualquer monumento ou pessoa visada sobre o território global. A inteligência e o domínio da mensuração apropriada do valor econômico de ativos, passivos, patrimônio líquido, despesas, receitas, perdas e ganhos tornam-se cruciais, assim, todo esse processo tem a função de fornecer um valor mais aproximado da realidade do patrimônio de uma entidade.

O estudo da teoria contábil e das definições dos elementos das demonstrações financeiras, em especial os ativos, é de grande relevância não somente para acadêmicos, mas também para aqueles que se encontram ligados diretamente às atividades práticas da contabilidade aplicada. Este trabalho parte da constatação de que definições insatisfatórias do conceito de "ativos" são costumeiramente ensinadas em cursos de contabilidade, sem ensejar discussões, e genericamente aceitas pelos profissionais da área contábil. A partir da pesquisa exploratória realizada, indica-se a validade da hipótese, que orienta o desenvolvimento do trabalho, de que os profissionais da área contábil possuem conhecimento apenas superficial de tão importante conceito, não demonstrando a compreensão sobre a noção de benefícios econômicos futuros para a caracterização da natureza básica dos ativos. Na teoria da contabilidade, existem diversos objetos de estudo, como os postulados, os princípios e os próprios objetivos da contabilidade. Outro item refere-se às definições de termos utilizados, dentre os quais se destacam os elementos das demonstrações contábeis, como ativos e passivos. O estudo e a delimitação dos conceitos utilizados são uma necessidade de qualquer ciência. É preciso haver uma espécie de tratado acerca das expressões e vocábulos, permitindo a compreensão dos conceitos utilizados, em benefício da eficácia do processo de comunicação, trata-se de uma questão de linguagem.

PASSIVO

O passivo de uma empresa corresponde ao agregado de todas as obrigações que essa empresa possui para com terceiros. Ou seja, é o que a empresa deve a outras entidades. O passivo é também chamado de capital alheio, pois constitui capital de terceiros que financia a atividade da empresa.

Podendo-se resultar de empréstimos remunerados obtidos junto de outras entidades, nomeadamente bancos, via emissão de obrigações, ou mesmo acionistas via suprimentos. No caso de se tratar de passivo remunerado, a empresa vê-se obrigada a suportar um custo pelo uso desse capital alheio.

Fazendo grande parte também da atividade comercial da empresa, pelo fato de muitos dos seus fornecedores e credores disporem de prazos de pagamento mais ou menos alargados. Assim, entre a empresa receber um fornecimento, ou constituir a necessidade de pagar um imposto, e paga-lo, esses montantes constituem um financiamento da empresa. São normalmente passivos não remunerados, embora seja também por vezes possível de obter descontos de pronto pagamento no caso de se efetuar um pagamento dentro de determinados prazos (definidos por cada fornecedor).Passivo divide-se entre passivo de curto prazo,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com