TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Teoria Fundamental do Cálculo

Por:   •  3/9/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.853 Palavras (8 Páginas)  •  232 Visualizações

Página 1 de 8

UNI-FACEF CENTRO UNIVERSITÁRIO DE FRANCA

 MÁRCIO BENEVIDES LESSA

TEOREMA FUNDAMENTAL DO CÁLCULO

FRANCA

2016


MÁRCIO BENEVIDES LESSA

TEOREMA FUNDAMENTAL DO CÁLCULO

Trabalho apresentado à disciplina Cálculo II para avaliação do 2º bimestre, do 2º Semestre, do curso de Engenharia Civil Diurno.

Orientador: Prof.ª. Flávia França.

FRANCA

2016


LISTA DE FIGURAS

Figura 1 – Gráfico da função área.        8

Figura 2 – Gráfico da determinação de h.        9

Figura 3 – Gráfico da Rt e Ct entre 0 a 14.        11

Figura 4 – Gráfico da área da Rt de 0 a 14  e .        13[pic 1]

Figura 5 – Gráfico da área da Ct de 0 a 14  e .        14[pic 2]

Figura 6 – Gráfico da área de lucro        15


LISTA DE TABELAS

Tabela 1 - Valores de Rt e Ct entre 0 a 14        10


SUMÁRIO

INTRODUÇÃO        6

1.        DEFINIÇÃO DO TEOREMA FUNDAMENTAL DO CÁLCULO        6

2.        TEOREMA FUNDAMENTAL DO CÁLCULO – PRIMEIRA VERSÃO        7

3.        TEOREMA FUNDAMENTAL DO CÁLCULO – SEGUNDA VERSÃO        9

4.        EXEMPLO DE APLICAÇÃO        10

CONSIDERAÇÕES        15

REFERENCIAL BIBLIOGRÁFICO        16


INTRODUÇÃO

A aplicação do cálculo nas Ciências em geral e nas Engenharias permitiu a evolução dos estudos e a concretização de ideias. Obras, objetos ou bens, que não eram possíveis de serem realizados no passado, puderam a ser desenvolvidos e ter aplicações práticas, devido ao uso da integração e diferenciação.

Logo, o Teorema Fundamental do Cálculo permite compreender como, a partir de uma dada função, promover a integração e, através da diferenciação, voltar ao estágio inicial.

Busca-se neste trabalho, então, compreender o funcionamento que dá sustentação ao Teorema Fundamental do Cálculo, bem como apresentar uma aplicação, ainda que de forma teórica.

  1. DEFINIÇÃO DO TEOREMA FUNDAMENTAL DO CÁLCULO

Tendo como referencial bibliográfico, para a composição deste trabalho o conteúdo descrito no sítio do IME-USP-SP (2016) sobre o tema, bem como o artigo disponível no sítio da Enciclopédia Livre Wikipédia (2016), além da demonstração contida no sítio IME-UNICAMP (2016), entre outros, buscou-se compreender o conceito do Teorema Fundamental do Cálculo, a partir do seu desenvolvimento.

Stewart (2003) apud in Wikipédia, salienta que a ideia que levou ao Teorema Fundamental do Cálculo foi do matemático inglês Isaac Barrow,  embora a primeira prova conhecida do Teorema foi dada ao matemático escocês James Gregory.

Segundo o autor, Barrow, que na época, século XVII, era professor de do notável Isaac Newton, na Universidade de Cambridge, descobriu que os dois problema, diferenciação e integração, estão intimamente relacionados, percebendo que os processos de diferenciação e integração são processos inversos. Entretanto, foram Newton e Leibniz, independentemente, que exploraram essa conexão e desenvolveram o Cálculo.

Eles perceberam que o Teorema Fundamental permitia encontrar a área de uma figura plana de uma forma muito fácil, sem a necessidade de se calcular a soma de áreas de um número indefinidamente grande de retângulos, mas sim usando a primitiva de uma função.

Assim, pode-se compreender o Teorema Fundamental do Cálculo como sendo a base das duas operações centrais do cálculo: a diferenciação e a integração. De acordo com as fontes consultadas, equivale a dizer que se uma função contínua é primeiramente integrada e depois diferenciada (ou vice-versa), volta-se na função original. Este teorema é de suma importância no cálculo, por isto recebe o nome Teorema Fundamental do Cálculo.

Observa-se que este Teorema estabelece uma importante conexão entre o Cálculo Diferencial e o Cálculo Integral. O primeiro surgiu a partir do problema de se determinar a reta tangente a uma curva em um ponto, enquanto o segundo surgiu a partir do problema de se encontrar a área de uma figura plana. Aparentemente, entre os dois problemas parece não existir nenhuma relação.

O Teorema Fundamental do Cálculo pode ser explicado por duas versões, apresentados na sequência.

  1. TEOREMA FUNDAMENTAL DO CÁLCULO – PRIMEIRA VERSÃO

De acordo com o sítio DM-UFSCAR (2016), a primeira versão do Teorema Fundamental do Cálculo tem por ponto de partida uma função contínua no intervalo [a; b]. A função definida por:

[pic 3]

Ela é contínua em [a, b] e diferenciável em (a, b) e F’ (x) = f (x), isto é, F é a antiderivada de f.

[pic 4]

Exemplificando o exposto, segundo o sítio WP-UFPEL (2016):

Dada uma função f contínua em [a; b] e definida uma nova função F por:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.2 Kb)   pdf (375.8 Kb)   docx (141.6 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com