TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Teoria Neoclássica Da Administração

Exames: Teoria Neoclássica Da Administração. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/10/2013  •  516 Palavras (3 Páginas)  •  391 Visualizações

Página 1 de 3

Teoria Neoclássica da Administração

Também chamada de Escola Operacional, Escola do Processo Administrativo ou Abordagem Universalista da Administração.

Tem como principal característica:

- Ênfase na prática da administração,

- Ênfase nos objetivos e resultados,

- Ênfase nos princípios gerais da administração,

- Ecletismo.

Administração

Os neoclássicos tomam o que os clássicos tem como “leis” cientificas e as reestruturam, tornando-as mais flexíveis para a busca de soluções administrativas práticas.

Objetivos e resultados

É em função dos objetivos e resultados que uma organização deve ser estruturada, dimensionada e orientada. Enquanto outras teorias davam ênfase aos meios, a neoclássica visa resultados e objetivos. São os objetivos que justificam e existência de uma operação.

Ecletismo

Os autores neoclássicos se baseiam fortemente na teoria clássica, porém são amplamente ecléticos absorvendo também o conteúdo de quase todas as outras teorias administrativas.

Para os autores neoclássicos a “administração consiste em orientar, dirigir e controlar os esforços de um grupo de indivíduos para um objetivo comum. E o bom administrador é aquele que possibilita ao grupo atingir um objetivo com o mínimo consumo de recursos e de esforços.”

Existem 4 princípios fundamentais da organização formal : divisão de trabalho, especialização, hierarquia e amplitude administrativa.

Divisão de trabalho: a maneira pela qual um processo complexo pode ser decomposto em uma série de pequenas tarefas que o constituem. Houve um aumento da eficiência e eficácia da organização, além de redução dos custos de produção, principalmente de mão de obra e de materiais diretos, aumentando assim, os lucros da empresa.

Com a divisão do trabalho foram criados 3 níveis administrativos para dirigir a execução das tarefas e operações: Nível Institucional composto por dirigentes e diretores: Nível Intermediário composto por gerentes e o Nível Operacional composto por supervisores.

Especialização: surge como consequência da divisão de trabalho onde cada cargo ou órgão passa a ter funções e tarefas específicas e especializadas.

Hierarquia: a hierarquia é outra consequência da divisão de trabalho, pois as muitas funções impostas pela especialização exigem uma estrutura hierárquica para dirigir as operações dos níveis que lhe são subordinados. Dentro de uma organização são necessárias pessoas que dirigem, administrem e controlem as tarefas . Na hierarquia, porém , não basta somente ter autoridade, mas também Responsabilidade. Significa o dever de desempenhar a tarefa para a qual a pessoa foi designada. Autoridade é algo passado do superior para o subordinado e Responsabilidade é a obrigação exigida do subordinado para o cumprimento da tarefa delegada.

Amplitude Administrativa: nada mais é que o número de subordinados que um administrador pode supervisionar. Quanto maior o

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com