TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Teoria X E Y

Exames: Teoria X E Y. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/4/2014  •  508 Palavras (3 Páginas)  •  342 Visualizações

Página 1 de 3

Teoria Comportamental – Teoria X e Y

Introdução

A teoria de X caracteriza-se por ter um estilo autocrático onde as pessoas deveriam fazer exatamente aquilo que a organização pretende que elas façam, do jeito similar que a Administração Científica de Taylor, a Clássica de Fayol e a Burocrática de Weber. As convicções sobre o comportamento humano são as seguintes: O homem é indolente e preguiçoso por natureza. Não gosta de assumir responsabilidade e prefere ser dirigido. O homem é fundamentalmente egocêntrico e seus objetivos pessoais opõem-se, em geral, aos objetivos da organização. Persiste-se a mudanças.

A sua dependência o torna incapaz de autocontrole e disciplina. A administração segundo a teoria X, caracteriza-se pelos seguintes aspectos:

Responsabilidade pelos recursos da empresa (organização) Processo de dirigir os esforços das pessoas (controle das ações para modificar o seu comportamento) Políticas de persuasão, recompensas e punição (suas atividades são dirigidas em função dos objetivos e necessidades da empresa). Remuneração como um meio de recompensa.

Teoria Y

É a moderna concepção de Administração, se baseia na eliminação de preconceitos sobre a natureza humana, seus principais aspectos são:

O indivíduo não tem desprazer inerente em trabalhar a aplicação do esforço físico ou mental, em seu trabalho é tão natural quanto jogar e descansar.

As pessoas não são resistentes as necessidades da empresa, elas tem motivação básica e padrões de comportamento adequados e capacidades para assumir responsabilidades. Ele não só aceita responsabilidades também as procura.

As capacidades de imaginação e de criatividade na solução de problemas é distribuída entre as pessoas. A teoria Y, desenvolve um estilo altamente democrático através do qual administrar é um processo de criar oportunidades e proporcionar orientação quanto a objetivos. A administração se caracteriza pelos seguintes aspectos: é responsabilidade da Administração proporcionar condições para que as pessoas reconheçam e desenvolvam características como motivação, potencial de desenvolvimento, responsabilidade. Criar condições organizacionais e métodos de operações por meio dos quais possam atingir seus objetivos pessoais e dirigir seus esforços em direção dos objetivos da empresa. A teoria X, apregoa um estilo administrativo de fiscalização e controle rígido, o qual limita as capacidades de participação e desenvolvimento de habilidades de pessoas, somente considera ao salário como único estímulo. Estas considerações tem causado que não se utilizem todas as capacidades das pessoas, segundo a teoria Y, a Administração deve liberar potenciais rumo ao autodesenvolvimento. O estilo administrativo segundo a teoria de Y, baseia-se em uma série de medidas inovadoras e humanistas, dentre as quais salienta as seguintes: Descentralização das decisões de responsabilidade. Ampliação do cargo para maior significado do trabalho. Participação nas decisões mais altas e administração consultiva. Auto- avaliação do desempenho. McGregor classifica aos incentivos ou recompensas em diversas categorias:

Os incentivos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com