TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Teorias de administração dentro da visão temática

Projeto de pesquisa: Teorias de administração dentro da visão temática. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/6/2014  •  Projeto de pesquisa  •  1.813 Palavras (8 Páginas)  •  248 Visualizações

Página 1 de 8

Introdução.......................................................................................01

Desenvolvimento.............................................................................02

Conclusão........................................................................................09

Referencias Bibliográficas...............................................................10

Introdução

O objetivo deste trabalho é conhecer as teorias da administração, dentro da visão temática de processos administrativos, estudadas nos conceitos fundamentais da administração.

Com base nas pesquisas realizadas sobre as sete teorias propostas, a saber: Teoria da administração científica, teoria clássica, teoria da burocracia, teoria neoclássica, teoria das relações humanas, abordaremos duas questões fundamentais no estudo da administração moderna das empresas.

Uma questão proposta é o estudo das principais contribuições das teorias referidas na administração moderna das empresas, que serão estudadas no desenvolvimento deste trabalho. A outra questão surge da constatação de que ainda existem empresas que aplicam conceitos antigos por falta de conhecimento e porque não dizer, por falta de uma política empresarial de gestão do conhecimento.

Vamos, portanto, dentro das nossas limitações acadêmicas, estudar os conceitos fundamentais de administração, de acordo com essas teorias, para compreender os processos administrativos.

Desenvolvimento

Passo 1

O significado da palavra administração e suas variáveis no decorrer da historia:

Administração e o processo de planejar organizar, liderar e controlar o trabalho dos membros das organizações. Nos dias de hoje, a administração figura como a única instituição que transcende as fronteiras de países e organizações apresentando um significado global e mundial a moderna administração não se restringe a limites ou fronteiras nacionais. Para ela as fronteiras nacionais, perderam a antiga relevância.

Além disso, a administração caminha cada vez mais para uma ciência universal. Ela é necessária não só para os administradores, mas para todas as áreas do conhecimento humano e cientifico.

Administrar envolve uma serie de fatores que precisam ser combinados de forma harmônicavisando alcançar os resultados propostos utilizando os recursos disponíveis para que fiquem mais claro os fatores ou variáveis envolvidos no processo de administrar. Apresenta-se com intuito de esclarecer ainda mais sobreessas variáveis detalha-se cada uma delas a

Tarefas: trata de maneira como o trabalho devera ser executado dentro das organizações. Não basta simplesmente lançar-se ao trabalho é preciso fazê-lo com sabedoria e preciso estudar a melhor forma e o menor tempo para executar e controlar os custos da ação para não inviabilizar o processo.

Estrutura: Trata da forma como a instituição ira se organizar internamente para alcançar os seus objetivos. Qual tamanho da organização? Que tipo de autoridade e usada para controle de funcionários? Como se da à comunicação interna? As relações são formais ou informais entre os níveis hierárquicos? Como se da a relação entre os diversos setores? Sem estrutura nenhuma a organização consegue manter-se no mercado.

Tecnologia: É o conjunto de recursos de uma organização para enfrentar a competição do mercado vivemos em um tempo onde a tecnologia evolui com muita rapidez quem não consegue acompanhar as mudançasperde espaço e se não investir em tecnologia, acaba ficando obsoleta e perdendo clientes.

Competitividade: É um conjunto complexo de relações entre as organizações e seus colaboradores, fornecedores, clientes, acionistas pessoas ou grupo de pessoas envolvidas direta ou indiretamente quanto melhor conseguir administrar as tensões entre estes agentes mais a empresa será competitiva

Pessoas: Sem duvida essa é a variável mais importante da administração nada acontecera se as pessoas envolvidas no processo no processo não estiverem dispostos a colaborar e se envolver com os objetivos da organização.

Ambiente: As relações de interação entre empresas e seus ambientes passaram explicar com mais profundidade certos aspectos da estrutura organizacional e dos processos operacionais utilizados pela a empresa.

Ênfase no ambiente surgiu com o aparecimento da teoria da contingência-segundo a qual “não existe uma única melhor maneira de organizar as empresas”. Pelo contrario as características estruturais das empresas dependem das características ambientais que as circundam. Em outras palavras, as características estruturais são melhor explicadas pelas características ambientais.

Habilidades e competências necessárias para um administrador moderno.

Para ocupar posições nas empresas, executar seus papeis e buscar as melhores maneiras de administrar o administrador deve desenvolver e fazer uso de três grandes habilidades: habilidades técnicas, humanas, e conceituais.

Habilidades Técnicas: São habilidades ligadas a execução do trabalho e ao domínio do conhecimento especifico para executar seu trabalho operacional.

Habilidades Humanas: São habilidades necessárias para um bom relacionamento. Administradores com boas habilidades humanas se desenvolvem bem em equipes e atuam de maneira eficiente e eficaz como lideres.

Habilidades Conceituais: São habilidades necessárias ao proprietário presidente, CEO de uma empresa são essas habilidades que mantém a visão da organização como um todo influenciando diretamente no direcionamento e na administração da empresa.

Habilidades e Competências de um Administrador

Este trabalho trata de identificar as principais competências de um administrador são elas ( conhecimento,habilidades,e atitudes)

Conhecimento: Aprender a aprender saber que o conhecimento esta sempre evoluindo e o que é verdade hoje pode ser questionado amanha ou mesmo substituído amanha. O administrador deve então estar conectado, exposto ao conhecimento sabendo selecionar o que é útil e estar sempre disponível a mudar.

Habilidades: Colocar o conhecimento em ação e a capacidade

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.3 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com