TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Termo de Acumulação

Por:   •  21/4/2019  •  Relatório de pesquisa  •  836 Palavras (4 Páginas)  •  135 Visualizações

Página 1 de 4

Faculdade de Tecnologia de São Paulo

Sistemas de expansão indireto:

Sistema de Termo Acumulação

IPE- Instalações prediais especiais

São Paulo

2017

Os sistemas de expansão indireto, é aquele no qual o ar do ambiente vai fornecer calor para um agente refrigerante secundário, que geralmente é a agua. Essa água é que vai levar o calor para o ciclo frigorifico, a fim de climatizar o ambiente.

Sistema de termo acumulação:

O sistema de termo acumulação tem como objetivo, reduzir o custo que o empreendimento tem com energia elétrica já que o sistema de ar condicionado é visto como o grande vilão deste consumo, o sistema de termo acumulação pode gerar uma economia de até 70% dependendo do segmento e horários de funcionamento do empreendimento.

Esse sistema pode ser implantado desde o início do projeto ou em empreendimentos existentes que possuem sistema de ar condicionado e utilizem água com condensação a ar ou a água. O sistema utiliza-se de tanques de água gelada ou gelo que armazenam carga térmica durante a madrugada onde o custo de energia é extremamente baixo, que são utilizadas nos horários de pico onde o custo de energia e mais alto. A redução do custo de energia elétrica é conseguida com a redução na potência da subestação e devido a uma transferência no horário de produção do frio, do horário de pico, onde a tarifação é mais elevada, produzindo e armazenando frio a noite quando a energia é mais barata.

É o meio mais simples e eficiente de armazenamento térmico. Durante o período no qual a carga térmica é reduzida ou no qual a instalação não está sendo utilizada, os chiller são ligados para armazenar água gelada em reservatórios isolados termicamente. Os reservatórios podem ser construídos tanto em chapa de aço como em concreto, sendo constituídos com várias câmaras interligadas segundo a técnica denominada “labirinto” ou mesmo em tanques unicelulares do tipo estratificado que reduzem as perdas por mistura e transmissão, aumentando a eficiência dos mesmos.

Outro fato que favorece o uso da termo acumulação é o fato da mesma proporcionar uma redução na potência instalada. A carga térmica necessária na maioria das instalações de ar condicionado é variável, devido ao fato de serem também variáveis a carga de insolação e a própria ocupação dos ambientes.

Em um sistema de ar condicionado convencional, a capacidade tem que ser baseada no horário de maior carga térmica, o que consequentemente faz com que os equipamentos fiquem superdimensionados e ociosos na maior parte do tempo. Na termo acumulação pode-se dimensionar os equipamentos com uma capacidade inferior a capacidade do horário de pico, sendo a diferença completada pela queima da energia térmica acumulada em outro horário. Com isso, consegue-se instalações com potências menores e, consequentemente, menores subestações e menores demandas contratadas de energia elétrica.

As principais vantagens da termo acumulação são:

• A redução do tamanho da CAG (Central de Água Gelada), reduzindo o custo inicial dos equipamentos do sistema de climatização;

• Proporciona o deslocamento da carga do horário de alto consumo para outro de baixo, aliviando o sistema elétrico e reduzindo ou retroagindo investimentos no setor;

•Proporciona redução de custos com energia e o gerenciamento pelo lado da

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.5 Kb)   pdf (37.3 Kb)   docx (9.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com