TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Termo De Acordo

Casos: Termo De Acordo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/5/2013  •  520 Palavras (3 Páginas)  •  849 Visualizações

Página 1 de 3

INTRODUÇÃO

Neste trabalho vamos entender a aplicação das novas normas contábeis (internacionais) na a apresentação e Divulgação de Demonstrações financeiras e também as Demonstrações de Fluxo de caixa que devem ser demonstradas pelas entidades.

IAS 1 - APRESENTAÇÃO E DIVULGAÇÃO DE DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS

O IAS 1 apresenta as demonstrações contábeis que devem ser elaboradas e divulgadas pelas entidades, a base para apresentação dessas demonstrações aplicando-se a todas as entidades que necessitem, ou não, de preparar demonstrações consolidadas. (http://www.bcb.gov.br/nor/convergencia/IAS_01_Apresentacao_das_Demonstracoes_Contabeis.pdf acessado em 29/03/13)

As demonstrações contábeis devem apresentar a posição financeira, o desempenho financeiro e os fluxos de caixa de uma entidade. A apresentação deve conter informações que demonstrem com qualidade e eficácia seus efeitos.

O IAS 1 determina que as informações contábeis devem ser apresentadas de acordo com algumas características gerais: (http://www.bcb.gov.br/nor/convergencia/IAS_01_Apresentacao_das_Demonstracoes_Contabeis.pdf acessado em 29/03/13)

I - apresentação justa e em conformidade com os IFRS;

II - pressuposto de continuidade;

III - regime de competência

IV - consistência de apresentação;

V - materialidade e agregação;

VI - não compensação de ativos e passivos; e

VII - informação comparativa.

A norma internacional é bem flexível quanto a forma de apresentação das demonstrações contábeis. São determinados os conjuntos de informações que devem conter cada uma das demonstrações e o que deve ser complementado com evidenciação em notas explicativas. As demonstrações contábeis devem ser apresentadas pelo menos anualmente. Quando se altera a data do balanço de uma entidade e as demonstrações contábeis anuais são apresentadas para um período mais longo ou mais curto do que um ano, uma entidade deve divulgar, além do período abrangido pelas demonstrações, a BANCO CENTRAL DO BRASIL razão para usar um período mais longo ou mais curto e o fato de que os valores ali apresentados não são inteiramente comparáveis com as demonstrações anteriores. (http://www.bcb.gov.br/nor/convergencia/IAS_01_Apresentacao_das_Demonstracoes_Contabeis.pdf acessado em 29/03/13).

IAS 7 - DEMONSTRAÇÕES DE FLUXO DE CAIXA

As informações dos fluxos de caixa de uma entidade formam uma base para avaliar a capacidade da entidade de gerar caixa e equivalentes de caixa, bem como suas necessidades de liquidez e influencia nas tomadas de decisões econômicas, bem como da época e do grau de segurança de geração de tais recursos. (http://www.cpc.org.br/pdf/CPC_03n.pdf acessado em 29/03/13).

A demonstração dos fluxos de

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com