TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Testando

Seminário: Testando. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/11/2013  •  Seminário  •  1.448 Palavras (6 Páginas)  •  236 Visualizações

Página 1 de 6

A mulher conquistou seu espaço no mercado de trabalho, isto é fato, ela denota de maneira clara e evidente, ser a responsável por transformações significativas nos meios sociais em que está inserida.

Porém sua ascensão é vista tão sutilmente, que faz com que sua capacidade e alto grau de responsabilidade e eficiência sejam subestimados resultando na divisão entre os gêneros.

Tais transformações, oriundas da Revolução Industrial, e com o crescimento acelerado das empresas, a mulher iniciou sua luta pela independência no desejo de obter seu crescimento pessoal, de livrar-se do único trabalho que lhe era destinado por imposição o “trabalho do lar”.

Esta independência representou um alto valor para o ego feminino, representado pela influência motivacional , e que resultou em sua plena satisfação , além de que para a mulher , o sentido do trabalho significava poder relacionar-se com outras pessoas; terem algo para fazer, evitar o tédio e alcançar seu objetivo, sua realização profissional.

A mulher tem condições de desempenhar seu papel no mercado de trabalho com naturalidade e confiança, isso porque elas estão acostumadas a elaborar e organizar tarefas relativas à organização da casa e da família, orçamentos, lidar com pessoas e ocasiões diferenciadas.

Durante a revolução industrial, o único modelo de trabalho era o do homem, por isso a mulher acabava observando e, de certa forma o copiando, mas o simples fato de a mulher ter menos força física , sua discriminação acentuada levou-a a ser considerada inferior, dificultando sua inserção no mercado de trabalho através dos tempos. Mas hoje, depois de anos de experiência, ela começa a trilhar seus próprios caminhos, chegando finalmente a altos cargos e mostrando seu potencial e diferencial. A mulher provou com o passar dos anos , que tem a mesma capacidade do homem de lidar com situações profissionais , mas com o seu jeito “mulher” de ser.

Pesquisas realizadas em 2009 pelo IBGE, apontam que as mulheres estão conquistando espaços importantes no mercado de trabalho, alcançando sua independência financeira, lutando pelos cargos de comando antes exclusivos dos homens, além dos papéis já desempenhados como profissional conquistados através de suas competências e esforços, muito embora ás vezes por priorizar o trabalho tenha sua vida pessoal postergada , para no futuro ter um conforto maior.

Atualmente as mulheres estudam mais e são responsáveis financeiramente por um número cada vez maior de lares. Apesar disso, os institutos de pesquisa do Brasil mostram que elas ocupam menos postos que os homens e têm salários mais baixos, mesmo quando desempenham a mesma função. Infelizmente as mulheres conquistaram mais espaço, mas ainda não conseguiram vencer as desigualdades quanto a salários e cargos.

Diante de todos esses fatos esta pesquisa pretende dar ênfase ao desenvolvimento do trabalho feminino em nossa sociedade, da evolução feminina nos estudos, no mercado de trabalho e se propõe a responder a questões pertinentes à evolução da mulher independente, no que se refere à discriminação de gênero , tendo como pano de findo a relevante questão: Como é vista pela sociedade a evolução da mulher no mercado de trabalho ?

Além disso, propõe-se ainda a responder dúvidas sobre a multiplicidade de papéis da mulher no mercado de trabalho, bem como suas perspectivas de vida pessoal e profissional para o futuro, desafios e barreiras que ao longo dos anos vem sofrendo.

Dentre os principais objetivos, pretende-se obter levantamento de dados e informações sobre os desafios que a mulheres vem enfrentado para conquistar avanços pessoais e profissionais, e demonstrar quais são as perspectivas para o futuro quanto à realização profissional , quanto ao novo pensar feminino ; enfim quebrar o mito de que as mulheres foram moldadas para o casamento e maternidade tão somente.

Por isso, é muito interessante aprofundar melhor este tema através de pesquisas e estudos sociológicos, pois esta ficando cada vez mais clara: a forte e destacada atuação da mulher, participando ativamente, preparando-se e construindo oportunidades profissionais.

A pesquisa também enfatizará estas condições de preparação e oportunidade oferecidas para as mulheres, levando em conta a sua capacidade de auto motivação, bom humor, criatividade, capacidade de produzir conhecimento e principalmente a capacidade de liderança.

A metodologia presente neste estudo tem um caráter exploratório qualitativo, buscando referencias bibliográficos meios de comunicação, dados estatísticos , tais como revistas, jornais, TV, pesquisas e artigos atuais pertinentes e concisos sobre o assunto.

A pesquisa está estruturada em um texto dividido em capítulos , procurando esclarecer o papel da mulher, já independente, ‘capaz de exercer todo e qualquer cargo e/ou função’ respeitada, a cidadã colocada no mesmo patamar que os homens.

Partindo-se de dados históricos que ressaltam as revoluções feministas e a chegada das mulheres ao mercado de trabalho.

Em continuidade, para seguir numa seqüência coesa e concisa, no segundo capítulo procura-se abordar fatos que comprovem os avanços e conquistas das mulheres na sociedade.

Em continuidade, no terceiro capítulo , para prosseguir em seqüência lógica será abordado a participação da mulher no mercado de trabalho.

O quarto capítulo abordará a questão de instrução e a desigualdade em relação aos rendimentos (salários) entre os gêneros.

O quinto capítulo vem retratar a atualidade e as diversas e variadas atuações na sociedade em que a mulher idealiza seus anseios e realizações tanto no campo emocional como profissional e concluindo sua importância no mercado de trabalho.

Primeiro

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.6 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com