TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Three Way Hanshake

Exames: Three Way Hanshake. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/10/2014  •  339 Palavras (2 Páginas)  •  321 Visualizações

Página 1 de 2

Antes de entender o handshake, precisamos entender claramente o protocolo TCP.

O protocolo TCP é um serviço de entrega de pacotes que garante a entrega e a integridade do pacote e funciona basicamente na conexão lógica entre dois computadores. Nesse tipo de comunicação, ambos os computadores entre em conformidade de como será feito o envio dos pacotes entre si. Quando uma informação é transmitida, mecanismos de verificação de integridade garantem que a informação seja recebida sem erros. O protocolo de transmissão TCP é utilizado em transmissões onde nenhum tipo de erro é aceitável (http(web) , ftp etc), por conta dos vários mecanismos de verificação citados acima, isso o torna relativamente lento comparado ao protocolo UDP que possui mecanismos de verificação mais simples.

Three-way Handshake

Antes de transmitir as informações, o protocolo TCP estabelece uma comunicação entre os computadores, num processo chamado three-way-handshake (apresentação de três vias). Ao final da transmissão das informações, a conexão é fechada pelo mesmo processo.

Para transmitir os dados, o pacote TCP é dividido em segmentos menores que são numerados e enviados ao destino. O receptor recompõe o pacote original, reordenando se preciso segmentos que chegaram fora de ordem e/ou solicitando o envio de segmentos que não chegaram.

Cada segmento é verifica por meio de um “checksum” para que não tenha sofrido interferência no meio do caminho por parte do meio físico.

Mecanismo

A conexão TCP é estabelecida do seguinte modo:

1º O host que inicia a conexão envia um segmento com o flag SYN ativado (no campo flags do header TCP);

2º O host de destino, ao receber o segmento, envio outro segmento os flags SYN e ACK ativados, um número de sequência que identifica o próximo segmento que o host enviará e o próximo número de sequência que este host espera receber;

3º O host que iniciou a conexão, envio um último segmento com o flag ACK ativado, o numero de sequência que o outro host espera e o próximo número de sequência que espera receber.

Basicamente é assim que funciona o handshake.

A imagem abaixo demonstra mais detalhes desse processo:

Detalhamento do processo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com