TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ti Em Web

Exames: Ti Em Web. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/5/2013  •  549 Palavras (3 Páginas)  •  303 Visualizações

Página 1 de 3

Os softwares ERP´s deixaram de ser uma realidade apenas das médias e grandes empresas, eles agora já estão presentes em empresas de qualquer porte ou nicho de mercado.

E quais são os resultados financeiros de um ERP?

Através de conversas que tive nos últimos meses com alguns programadores, com pesquisas na WEB e com a minha própria experiência em um projeto de implementação, posso citar alguns resultados financeiros e, também, operacionais que empresas podem ter ao utilizar esses sistemas:

1 - Controle mais eficiente dos estoques.

A empresa poderá ter em tempo real as quantidades disponíveis, histórico de movimentação, sazonalidade de produtos e as necessidades de reposição, vai ser possível planejar a produção obtendo redução em custos. Quanto maior for a variedade de produtos em uma organização maior tendem a ser os ganhos com a utilização de um ERP;

2 - Maior controle sobre o contas a pagar e a receber.

A qualquer momento um relatório poderá ser impresso para análise: as contas a pagar são quitadas reduzindo cobranças, multas e juros, o que vai permitir uma melhor relação com os fornecedores. Já as contas a receber atrasadas podem ser cobradas com maior velocidade evitando que a empresa deixe de ter entrada em caixa.

3 - Maior controle sobre os pedidos pendentes.

Conversando com um programador de ERP tive a informação que, em certos casos, algumas empresas esqueceram de atender a determinados pedidos, e pedidos pendentes ou entregues com atraso significam redução desnecessária de entrada de dinheiro em caixa. Com a implementação de um software ERP isso parou de acontecer. Diariamente relatórios de pedidos pendentes, atrasados e a vencer podem ser impressos e as ações podem ser tomadas.

4 - Redução de Retrabalho e Burocracia

Significa menos redigitação de informação, menor tempo para se elaborar relatórios e, além disso, uma menor chance de errar.

5 - Mais informações sobre clientes, funcionários, fornecedores e matérias - primas.

Com um módulo de CRM (Customer Relationship Management ) informações sobre os clientes como reclamações e elogios podem ser mantidos. Se o cliente for muito importante, você pode preparar uma estratégia diferenciada para ele, o resultado disso você já sabe: fidelização e mais dinheiro.

6 - E ainda mais, a um clique o gestor da operação tem acesso as informações importantes da sua empresa, o que vai permitir maior agilidade na tomada de decisão.

As empresas que estão informatizando seus processos estão obtendo um retorno considerável, pois a redução de burocracia e a maior eficiência e precisão dos processos gera ganhos financeiros mensuráveis.

Na implementação que participei por exemplo, uma quantidade muito alta de produtos estava estagnada no estoque, e muitos desses produtos tinham um giro muito baixo, ou seja, iriam ficar um bom tempo por lá. Estoques nesse caso estavam sendo custos desnecessários. Com uma lista de produtos nessas condições a empresa poderia elaborar

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com