TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tipos De Ancoragem

Casos: Tipos De Ancoragem. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/1/2015  •  460 Palavras (2 Páginas)  •  534 Visualizações

Página 1 de 2

ANCORAGEM CONVENCIONAL

A ancoragem do tipo convencional é caracterizada pela disposição das linhas de ancoragem em catenária apresentando trecho apoiado no solo, garantindo, assim, apenas a transmissão de esforços horizontais à fundação.

Tal fato possibilita a utilização de âncoras convencionais, que não resistem às

componentes de forças verticais, porém a garantia da eficiência do sistema de

ancoragem demanda trechos apoiados no solo com comprimentos consideráveis, de modo que uma parcela do carregamento transmitido pela unidade flutuante seja dissipada através do efeito do atrito linha-solo.

A necessidade de linhas de ancoragem com comprimentos elevados representa

um acréscimo de peso próprio na unidade flutuante, tornando o projeto da mesma mais

complexo e oneroso.

Verifica-se, então, que a utilização de âncoras convencionais apresenta a

contrapartida de necessitar de um elevado raio de ancoragem (distância horizontal do

centro da unidade flutuante à fundação), o que caracteriza uma desvantagem visto que pode haver um congestionamento entre as linhas de ancoragem e os sistemas submarinos de unidades flutuantes próximas.

ANCORAGEM TAUT-LEG

O tipo de ancoragem taut-leg é caracterizado pela disposição das linhas de

ancoragem em uma configuração que não apresenta trechos apoiados no leito marinho, uma vez que as mesmas se encontram mais tracionadas do que em um sistema convencional.

Sendo assim, o ângulo formado entre as linhas de ancoragem e o leito marinho é diferente de zero, exigindo que a fundação seja capaz de resistir a carregamentos com componentes horizontais e verticais. Tal fato impossibilita a utilização de âncoras convencionais, fazendo-se necessário empregar outros tipos de elementos de fundação, tais como as estacas de sucção, as estacas torpedo e as VLAs (Vertical Load Anchor).

A grande vantagem da configuração taut-leg em relação à convencional é a

redução do raio de ancoragem e, conseqüentemente, do comprimento total da linha. Em um sistema convencional, o valor do raio de ancoragem possui a ordem de grandeza aproximada de duas a três vezes a profundidade da lâmina d’água, enquanto em um sistema taut-leg este pode ser aproximadamente tomado com valor igual à profundidade da lâmina d’água.

Ressalta-se, ainda, que o referido sistema confere uma rigidez maior do que a de um sistema convencional, reduzindo, assim, os offsets da unidade flutuante, o que representa uma vantagem do ponto de vista do projeto do sistema de risers.

ANCORAGEM VERTICAL

O tipo de ancoragem vertical é caracterizado pela disposição das linhas de

ancoragem trabalhando como tendões verticais constantemente tracionados em decorrência da parcela do empuxo proveniente da parte submersa da unidade flutuante superar o peso próprio desta.

Os tendões conferem ao sistema uma rigidez elevada no plano vertical, enquanto a rigidez no plano

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com