TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tipos De Borracha

Artigo: Tipos De Borracha. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/3/2014  •  811 Palavras (4 Páginas)  •  650 Visualizações

Página 1 de 4

Material elástico e impermeável, a borracha tornou-se indispensável à indústria moderna, presente num sem-fim de produtos com os quais o homem convive em seu dia-a-dia.

A borracha natural é um produto resultante do processo de coagulação do látex. Após a coagulação, obtida com a adição de ácido acético, forma-se um material elástico.

A borracha sintética é obtida pela transformação química de hidrocarbonetos.

Dentre as espécies vegetais produtoras de látex, a mais importante economicamente é a seringueira (Hevea brasiliensis),

A borracha brasileira começou a ser exportada para o Reino Unido, a França e os Estados Unidos na segunda década do século XIX. Entre 1839 e 1842, simultaneamente, Charles Goodyear, nos Estados Unidos, e Thomas Hancock, no Reino Unido, descobriram o processo de vulcanização da borracha, que consistia na mistura com enxofre, o que, conforme o tempo e grau de aquecimento, lhe dava flexibilidade ou endurecimento e a tornava inalterável nas variações de temperatura. A partir de então o produto passou a ser utilizado como matéria-prima para várias indústrias. O primeiro a aplicar a borracha em rodas de veículos foi o irlandês John Boyd Dunlop, em 1888. O primeiro pneu fabricado nos Estados Unidos data de 1891.

O cientista inglês Michael Faraday, em 1826 comprovou que a borracha é um hidrocarboneto, isto é, um composto de hidrogênio e carbono, em 1860, Greville Williams, aquecendo a borracha natural, obteve um líquido que continha hidrogênio e carbono e que foi denominado isopreno. A partir daí William Tilden obteve o mesmo isopreno, mas derivado da terebintina, que é outro hidrocarboneto

Mesmo com tal conhecimento, não se conseguiu produzir uma borracha sintética exatamente igual à natural, pois ainda não foi possível encontrar a maneira de reproduzir as gigantescas moléculas de borracha que as árvores produzem. Isso, no entanto, segundo acreditam os cientistas, é questão de tempo.

Entretanto, a borracha sintética ocupou grande parte do espaço da borracha natural em todas as suas aplicações. Sua produção hoje supera em muito a da borracha natural e os Estados Unidos aparecem como o maior produtor mundial, seguidos de perto por outros países, como Japão, França, Alemanha e Reino Unido .

O Brasil é o maior fabricante de borracha sintética da América Latina. Sua produção foi iniciada em 1962, com matéria-prima fornecida pela refinaria Duque de Caxias, no estado do Rio de Janeiro, e ficou a cargo de uma subsidiária da Petrobrás, a Fabor (fábrica de borracha sintética), hoje privatizada com o nome de Petroflex.

A borracha ou elastômeros são materiais poliméricos que se distinguem pela capacidade de retornar rapidamente as formas e dimensões originais , quando submetidos a um esforço ou deformação externa que aumente seu tamanho pelo menos duas vezes.

Há mais de 500 tipos de borrachas existentes que podem ser classificadas em cerca de 20 grupos principais, identificados por siglas e nomes comerciais conforme tabela;

Vamos apresentar as características de algumas desses elastômeros;

• Silicone

• EPDM

• SBR

• Nitrílica

Silicone

A característica principal dos polímeros de silicone é a cadeia polimérica de átomos de silício e oxigénio em que os átomos de silício transportam dois radicais orgânicos, preferencialmente radicais metilo. As propriedades especiais da borracha de silicone estão relacionadas com a presença de pequenas quantidades de radicais vinilo, fenilo ou fluoroalquilo . Os vulcanizados de borracha de silicone distinguem-se pela sua excepcional resistência ao calor, pela sua estabilidade a baixa temperatura, pela sua flexibilidade a baixa temperatura, pela sua excelente resistência ao oxigênio , ozônio e radiação ultra violeta, pelas suas propriedades de bom isolador elétrico e pela sua compatibilidade com o ambiente .

A borracha de silicone tem uma cadeia polimérica que contém átomos de silício e de oxigénio, sendo as valências livres do átomo de silício neutralizadas pelos radicais orgânicos R.

Fórmula Estrutural Genérica do Silicone.

Os silicones, mais precisamente chamados “siloxanos” ou “polisiloxanos” são polímeros misturados inorgânicos-orgânicos com a formula química [R2SiO]n, onde R é um radical orgânico, como por exemplo, metilo, etilo ou fenilo. Estes materiais consistem de um “espinha dorsal” inorgânica silício-oxigénio-silício (...-Si-O-Si-O-Si-O-...) com radicais orgânicos ligados aos átomos de silício.

Há três tipos de borracha de silicone , a vulcanizável a quente ou HTV (“high temperature vulcanizing”) e a vulcanizável a frio ou RTV (“room temperature vulcanizing”) e a borracha de silicone líquida ou LSR (“liquid silicone rubber”).

APLICAÇÔES

As borrachas de silicone têm diversas e importantes aplicações em artigos médicos e nas indústrias farmacêutica, aeronáutica, naval e automóvel. São também muito usadas em diversas peças empregues no fabrico de esquentadores e caldeiras domésticas. O seu vasto campo de aplicação estende-se aos mais diversos tipos de atividade, como por exemplo, fabrico de vedantes, tubos, mangueiras, diafragmas, foles, revestimentos de rolos, cabos, estufas, reatores nucleares, componentes eletrônicos e produção de moldes de borracha para a moldagem de resinas.

EPDM

A borracha de etileno-propileno-dieno (EPDM), uma das borrachas muito utilizadas atualmente, pertence ao grupo genérico das “borrachas de etileno-propileno”, grupo que engloba duas variedades de borrachas: os copolímeros e os terpolímeros

...

Baixar como  txt (5.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »