TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tipos De Conformação

Artigos Científicos: Tipos De Conformação. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/10/2014  •  2.446 Palavras (10 Páginas)  •  436 Visualizações

Página 1 de 10

CONFORMAÇÃO

1. Processos de conformação podem ser classificados em: - processos de compressão direta (forjamento, laminação) - processos de compressão indireta (trefilação, extrusão, estampagem profunda) - processos de tração - processos de dobramento - processos de cisalhamento

2. Conformação mecânica: deformação plástica do material.

3. Tipos de trabalho: - primário: realizado sobre lingotes para obter placas, tarugos, etc. - secundário: realizado sobre placas, tarugos, etc, para obter formas definitivas (arames, fios, peças forjadas, peças estampadas)

4. Objetivo principal do trabalho mecânico: conformar peças. Objetivo secundário: melhorar propriedades mecânicas das peças (encruamento).

5. Quanto à temperatura de trabalho: - a quente (acima da temperatura de recristalização, há mudança da estrutura cristalina do aço de CCC para CFC ) - a frio (abaixo da temperatura de recristalização)

2009A – Conformação – 1

A QUENTE A FRIO

+

- menor esforço mecânico - preserva tenacidade do material - deformação profunda (contínua recristalização) elimina porosidades

- ferramental não necessita resistir ao calor - aumenta resistência e dureza - melhores tolerâncias e acabamentos superficiais

-

- formação de casca de óxido - pior acabamento superficial e tolerâncias - ferramental deve resistir ao calor

- maior esforço mecânico - tenacidade diminui - deformação superficial - pode produzir anomalias (casca de laranja)

LAMINAÇÃO

1. Placa metálica é forçada a passar por dois cilindros

Espessura diminui e comprimento aumenta (largura aproximadamente constante).

2. Forças na laminação Força normal (deformação) e tangencial (atrito, movimento).

2009A – Conformação – 2

Manutenção do volume: bh0v0=bh1v1 Como a espessura h1 é menor que h0 , tem-se que a velocidade v1 é maior que v0

Existe somente um ponto do material com velocidade igual à velocidade periférica dos cilindros, chamado ponto neutro. Antes do ponto neutro: atrito empurra material no sentido do movimento Depois do ponto neutro: atrito empurra material no sentido oposto ao movimento

3. Tipos de laminadores

Laminadores: máquinas que executam a laminação. Compostas pelas estruturas (gaiolas), cilindros, mancais, etc. O conjunto é denominado cadeira de laminação.

Classificação quanto às condições de trabalho: - a quente - a frio

Classificação quanto à quantidade de cilindros, seus diâmetros e disposição: - Duo: dois cilindros de mesmo diâmetro girando em sentidos opostos - com retorno por cima (sempre mesmo sentido de rotação) - reversível (sentido de rotação é invertido a cada passe)

2009A – Conformação – 3

- conjunto de duos: laminação contínua

- Trio: três cilindros laminadores. Peça avança entre cilindros inferior e médio mas retorna entre cilindros superior e médio (não é necessário reverter o sentido de giro dos cilindros) - Quádruo: quatro cilindros, dois de trabalho e dois de apoio. Obtém espessura uniforme em toda a seção transversal

- Laminador Universal: combinação de cilindros horizontais e verticais. Por exemplo o tipo “Grey” (laminação de perfilados duplo T). Cilindros verticais conformam material mas são rotacionados pelo próprio movimento do material.

2009A – Conformação – 4

- laminador Sendzimir: dois cilindros de trabalho suportados por dois cilindros de apoio cada um. Permite maiores reduções de espessura por passe.

Perguntas:

1. Quais as vantagens e desvantagens e se utilizar cadeiras de laminação do tipo duo com retorno por cima, duo reversível, trio e quádruo?

2. Para laminação contínua, todas as cadeiras de laminação devem rotacionar na mesma velocidade?

4. Operações de Laminação

4.1 Desbaste e acabamento

- desbaste (laminador primário): laminação a quente - acabamento (laminador acabador/secundário): iniciado a quente, finalizado a frio.

2009A – Conformação – 5

4.2 Cilindro com canais

Cilindro de laminação pode ser liso ou apresentar vários canais, cada um relativo a um

passe.

2009A – Conformação – 6

Cilindros com vários canais (nesse caso, do tipo trio)

4.3 Chapas

A partir de lingotes, realiza-se vários passes (parte-se do lingote reaquecido acima da temperatura de recristalização): - passe por laminador tipo duo para quebra de casca de óxido (sob jato d'água de alta pressão) - passes de desbaste em laminadores do tipo quádruo (quatro passes, por exemplo) - outro passe por laminador tipo duo para quebra de casca de óxido - passes de acabamentos em laminadores do tipo quádruo (seis passes, por exemplo)

No acabamento pode-se realizar reduções de 50%, 40%, 40%, 35%, 15%, 10% . Placa com 28mm no início do acabamento ficaria com 2,5 mm ao final do acabamento.

Depois de acabadas as chapas são enroladas em bobinas por bobinadeiras. A laminação continua a frio em laminadores quádruos mas antes as bobinas passam por processo de decapagem (remoção química da casca de óxido em solução de ácido sulfúrico). Espessura final: 0,20 – 0,35 mm Bobinas podem ser recozidas (aquecidas acima da temperatura de recristalização) para aumentar a tenacidade das chapas (se desejável).

Perguntas: 3. Em que tipo de operação de laminação realiza-se maior redução de espessura: desbaste ou acabamento? Por que?

4. O que é decapagem?

FORJAMENTO

1. Introdução Forjamento: conformação mecânica

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com