TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tipos De Memórias

Monografias: Tipos De Memórias. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/3/2015  •  2.707 Palavras (11 Páginas)  •  251 Visualizações

Página 1 de 11

UNIVERSIDADE DE UBERABA

Elzo Soares Pereira Filho – RA 5119646

Professora Ketty

TIPOS DE MEMÓRIA

SISTEMAS DIGITAIS E MICROCONTROLADORES II

UBERLÂNDIA – MG

FEVEREIRO / 2015

Sumário

1. Introdução 3

2. Tipos de Memória 4

2.1. Memória Secundária 4

2.2. Memória Principal 4

2.2.1. Memória RAM 4

2.2.2. Memória ROM 5

2.2.2.1. PROM 5

2.2.2.2. EPROM 6

2.2.2.3. EEPROMs e Memória Flash 7

2.3. Registradores 7

2.3.1. Registradores de Uso Geral 8

3. Hierarquia de Memória 9

3.1. Principais Memórias Organizadas em uma Hierarquia por Tempo de Acesso 9

4. Referências Bibliográficas 10

1. Introdução

Memória são todos os dispositivos que permitem a um computador guardar dados, temporariamente ou permanentemente. É um termo genérico para designar componentes de um sistema capazes de armazenar dados e programas. O conceito de computador digital binário com programa armazenado (arquitetura de Von Neumann e subsequentes) é sempre baseado no uso de memória, e não existiria sem a utilização destas. A unidade básica de memória é o digito binário, ou bit. Um bit pode conter 0 ou 1. É a unidade mais simples possível. Um sistema que armazenasse apenas um destes valores não poderia formar a base de um sistema de memória

É na memória que os dados são carregados e processados. A memória de um computador não está realmente concentrada num local, os dispositivos de armazenamento estão espalhados por toda a máquina.

Basicamente existem dois tipos de memórias: Internas dentro do processador, são memórias voláteis, isto é, perdem seus dados com ausência de energia, como a memória Cache, registradora. As memórias externas são memorias não voláteis, servem para guardar dados enquanto o computador está em uso.

2. Tipos de Memória

2.1. Memória Secundária

Conhecida como “memórias de armazenamento em massa”, para armazenamento permanente de dados. Não podem ser endereçadas diretamente, a informação precisa ser carregada em memória principal antes de poder ser tratada pelo processador. Não são estritamente necessárias para a operação do computador. São não-voláteis, permitindo guardar os dados permanentemente. Como memórias externas, de armazenamento em massa, podemos citar os discos rígidos como o meio mais utilizado, uma série de discos óticos como CDs, DVDs e Blu-Rays,disquetes e fitas magnéticas.

2.2. Memória Principal

Também chamadas de memória real, são memórias que o processador pode endereçar diretamente, sem as quais o computador não pode funcionar. Estas fornecem geralmente uma ponte para as secundárias, mas a sua função principal é a de conter a informação necessária para o processador num determinado momento; esta informação pode ser, por exemplo, os programas em execução.

Existem dois tipos de memória primária: uma é a memória de acesso aleatória RAM (Randon Access Memory), onde pode-se armazenar dados em qualquer momento e lê-los novamente quando quiser. Nesta memória são carregados e executados os programas. Outra é a memória de leitura ou ROM (Read Only Memory), onde os dados podem ser armazenados em EPROM na sua fabricação. O computador pode ler os dados, mas não pode alterá-los. A ROM é utilizada para reter certos dados constantes que o computador precisa para poder operar normalmente. Esses dois tipos de memória serão detalhados a seguir:

2.2.1. Memória RAM

A memória RAM (Random Access Memory) é a forma mais conhecida de memória de computador. A memória RAM é considerada de "acesso aleatório" porque é possível acessar diretamente qualquer célula da memória se você conhece a linha e a coluna que cruzam essa célula.

O oposto da memória RAM é a memória de acesso serial (SAM). A memória SAM armazena dados como uma série de células de memória que podem somente ser acessadas sequencialmente (como uma fita cassete). Se o dado não está na localização atual, cada célula da memória é verificada até que os dados necessários sejam encontrados. A memória SAM funciona muito bem para buffers de memória, onde os dados são normalmente armazenados na ordem em que serão usados (um bom exemplo é a memória buffer de textura em uma placa de vídeo). Os dados RAM, por outro lado, podem ser acessados em qualquer ordem.

2.2.2. Memória ROM

Memória apenas de leitura (ROM), também conhecida como firmware, é um circuito integrado (chip) programado com dados específicos, no momento de sua construção. Circuitos integrados de ROM não são usados somente em computadores, mas em muitos outros equipamentos eletrônicos.

Existem 5 tipos básicos de ROM:

 PROM

 EPROM

 EEPROM

 Memória Flash

Cada tipo possui características únicas, mas todos estes tipos de memória possuem duas coisas em comum:

1. Os dados armazenados nesse chip são não voláteis , ou seja, não são perdidos quando a energia elétrica é retirada;

2. os dados armazenados nesse chip são também imutáveis, ou requerem uma operação especial para serem alterados (diferentemente da memória RAM, que pode ser alterada tão facilmente como lida).

Desse modo, remover a energia elétrica desse circuito não causará a perda de nenhum dado.

Parecida

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.4 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com